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Preview GP da Áustria de 2018 da Fórmula 1 – Aquele traçado que você respeita!

O primeiro GP da Áustria ocorreu em 1964 no circuito de Zeltweg Airfield, porém a pista foi considerada muito perigosa pela FIA e foi imediatamente retirada do calendário até que uma nova pista fosse construída.

Circuito de Zeltweg Fonte: StatsF1.com

De 1970 a 1987 uma nova pista entrou para a grade de competições da Fórmula 1, era circuito de Österreichring, porém em 1987 ela ficou fora dos padrões exigidos pela FIA e novamente a corrida deixou de ser executada.

Circuito de Osterreichring Fonte: StatsF1.com

Em 1995 e 1996 a pista passou por vários processos de adequação e grande parte dela teve que ser modernizada para que, só em 1997, um novo Grande Prêmio fosse disputado, a pista também foi rebatizada e passou a se chamar A1-Ring. Foi também palco de uma grande polêmica e às vezes esse incidente acaba voltando, em 2002 Rubens Barrichello acabou recendo uma ordem por rádio da Ferrari para realizar uma troca de posição com Michael Schumacher, Barrichello acabou acatando e na última volta poucos metros da linha de chegada o alemão recebeu a posição do brasileiro.

Circuito de Spielberg Fonte: StatsF1.com

A atitude acabou causando uma má repercussão e a FIA acabou banindo esse tipo de prática, mas as equipes desenvolveram outros modos para continuar fazendo essa “sutileza” na pista. Depois do incidente, 2003 foi a última corrida em solo austríaco e novamente mais um longo período de tempo passou até que a corrida voltasse a acontecer.

Em 2004, um ano após da saída do calendário, iniciou-se um projeto de reforma de todas as dependências do circuito, no entanto os proprietários acabaram mudando de ideia e acabaram destruindo toda a área de boxes, boa parte das arquibancadas e parte da pista e acabaram abandonando a reconstrução do mesmo. Somente em 2011 a Red Bull resolveu retomar o projeto de reconstrução da pista e em 2013, em um acordo com Bernie Ecclestone, foi firmado para a volta da corrida no calendário e em dezembro do mesmo ano era confirmada a volta do GP da Áustria.

lll Pneus

Os pneus usados nessa prova são as especificações da temporada passada determinada pela Pirelli, macio (faixa amarela), supermacio (faixa vermelha) e ultramacio (faixa roxa), o conjunto oferece aquecimento ideal, performance e durabilidade para se encaixar perfeitamente às mudanças presentes no circuito, que conta com um primeiro setor veloz e fluído e um último setor mais técnico, a pista ainda conta com algumas elevações e algumas frenagens mais complicadas. Os desgastes dos freios e do combustível também são elevados nessa corrida.

lll Corrida 2017

O Grande Prêmio da Áustria foi a nona corrida a ser disputada na temporada passada. Valtteri Bottas venceu a prova de ponta a ponta, o finlandês se via completamente livre para buscar o primeiro lugar já que o companheiro de equipe fora punido com a perda de cinco posições no grid, por trocar o câmbio da sua Mercedes.

Sebastian Vettel e Lewis Hamilton chegavam a essa disputa separados apenas por catorze pontos, com o alemão liderando. Algo muito semelhante ao que acontece neste campeonato, mas dessa vez é o inglês que lidera com essa mesma vantagem.

Bottas largou bem no circuito de Spielberg. Tão bem que acharam que o finlandês havia queimado a largada, mas foi aquelas apenas aquelas milimetricamente calculadas estilo video game. A sua atitude não pode ser considerada o que definiu o resultado da prova, mas a performance inicial muitas vezes gera a confiança para os passos seguintes.

Ainda na primeira volta, Max Verstappen ficava lento na pista e fora perdendo várias posições, participando de um enrosco com Fernando Alonso que havia rodado, por conta de Daniil Kvyat que vinha fazendo um Strike na pista após perder o controle do seu carro. O russo fura punido imediatamente com um drive-trough e os beneficiados com isso foram Massa e Stroll que de décimo sétimo e décimo oitavo passaram a ser décimo e décimo primeiro.

Os problemas com os pneus apareceram e as equipes queriam manter o plano de apenas uma parada nos boxes, mas os testes realizados no final de semana não foram satisfatórios dada a presença da chuva nos primeiros treinos livres.

A Áustria não reservou muitas surpresas, no fim a estratégia de apenas uma parada fora mantida, mas Hamilton foi o que mais sofreu com essa escolha, pois após realizar a sua troca na volta 32, se viu dez voltas depois já enfrentando problema de bolhas nos pneus. A Mercedes ainda estudou chamar o inglês para mais uma parada, mas era preferível garantir a quarta posição do inglês, conquistada ainda nos boxes quando ele realizava a troca de pneus.

As voltas finais ainda foram marcadas por um Hamilton caçando Ricciardo e buscando a ultrapassagem para entrar no pódio. Assim como Sebastian Vettel que cruzou a linha de chegada a menos de um segundo atrás de Bottas.

Dos 14 pontos que separavam Vettel e Hamilton a diferença foi ampliada para 20, 171 contra 151 do inglês.

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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