AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula EPost

Preview – Fórmula E retorna à Jacarta em corrida única na reta final da temporada

Em meio a calor, umidade e ondulações do traçado, a briga pelo título da Fórmula E esquenta na Indonésia

A Fórmula E se aproxima da reta final da 11ª temporada e, neste fim de semana, a categoria elétrica desembarca na Indonésia para o ePrix de Jacarta. Após uma sequência de rodadas duplas, esta etapa será disputada em corrida única, marcando a 12ª prova do campeonato.

No entanto, a rodada em Berlim e Londres, será formada por mais duas corridas, cada. A final está programada para acontecer no dia 27 de julho, no centro de exposição ExCel.

Após a ausência no calendário do ano passado, Jacarta está de volta. O primeiro evento foi realizado na 8ª temporada, desde a sua estreia, foram disputadas três provas na Indonésia.

Com 2,37 km de extensão, o Circuito Internacional de Jacarta foi inspirado no “Kuda Lumping” — uma dança tradicional javanesa que envolve cavaleiros em transe montando cavalos de bambu decorados com tecidos coloridos. A simbologia do movimento, que exige força e resistência dos dançarinos, também se reflete no desafio físico e técnico que os pilotos enfrentarão neste traçado único da Fórmula E.

Circuito de rua de Jacarta – Foto: divulgação Fórmula E

O traçado com características de um circuito de rua chama bastante atenção, ele conta com 18 curvas, mas uma grande reta principal. A pista está localizada no complexo litorâneo de Ancol, no maior parque do sudeste asiático. A pista é muito ondulada, típico de um traçado de rua, além das mudanças de elevação. Os setores da pista são bem variados, mas que contam com um bom nível técnico, mas será um grande desafio por conta da alta velocidade e possivelmente a dificuldade para realizar a regeneração de energia.

Mitch Evans, Pascal Wehrlein e Max Günther são pilotos que já venceram neste circuito. No evento de 2023 foram realizadas duas provas no traçado, com poles reivindicadas pelo piloto alemão.

Rowland segue firme na liderança

Mesmo sem subir ao pódio nas duas provas em Xangai, Oliver Rowland, da Nissan, mantém a liderança do Campeonato Mundial de Pilotos da Fórmula E. Com 171 pontos somados e cinco corridas restantes na temporada, o britânico sustenta uma campanha consistente e segue como o principal favorito ao título.

O britânico deve ser coroado campeão antes do previsto. Pascal Wehrlein é o vice-líder, somando 103 pontos, contra 88 de Antonio Felix da Costa e 86 de Taylor Barnard. Jean-Éric Vergne vai para Jacarta como o quinto colocado, somando 74 pontos.

Além da briga por posições, os pilotos também terão que encarar o forte calor e a umidade intensa de Jacarta, sendo um desafio físico para os carros e competidores. O calor deve impactar no desempenho e eficiência do powertrain, sendo comum a redução da potência se o equipamento estiver em estresse.

Para vários pilotos da Fórmula E, eles não tiveram descanso, no último fim de semana vários competidores enfrentaram a icônica 24 Horas de Le Mans.

Programação do e-Prix de Jacarta – Horários da Fórmula E – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo