ColunistasDestaquesFórmula EPost

Preview – Fórmula E realiza estreia Índia em Hyderabad

A Fórmula E correrá pela primeira vez em Hyderabad na Índia, categoria elétrica se prepara para mais uma disputa emocionante

A Fórmula E visitará a Índia neste fim de semana, a 4ª etapa será disputada na cidade de Hyderabad, marcando a estreia da categoria elétrica no país.

As etapas noturnas em Diriyah foram bem intensas e extremamente disputadas. Após a rodada dupla o campeonato conta com Pascal Wehrlein na liderança, pois o piloto alemão venceu as duas corridas na Arábia Saudita e soma 68 pontos, contra 62 conquistados por Jake Dennis.

A quarta corrida da temporada será realizada no local que é considerado o primeiro circuito de rua da Índia, nas margens do lago Hussain Sagar e junto aos Jardins NTR. A prova marca o retorno do automobilismo ao país pela primeira vez em uma década, após a passagem da Fórmula 1 e a realização da última prova no país em 2013. A prova da Fórmula E surge como a primeira experiência indiana no automobilismo elétrico.

O ePrix da Índia é a oportunidade perfeita para a Mahindra correr em seu país, desta vez o time contará com Lucas di Grassi e Oliver Rowland para buscar um bom resultado para a equipe indiana. O brasileiro surpreendeu durante a primeira corrida da temporada ao terminar a prova no pódio, em sua primeira corrida com a Mahindra.

“É importante que tenhamos uma boa corrida na Índia – não só para os torcedores, mas também para o campeonato. É uma pista nova para nós, assim como para todos que estão no grid. Precisa ser um bom fim de semana para nós. Vamos nos esforçar muito e ir até o limite para tirar o melhor proveito do carro. Mal podemos esperar para ver todos os fãs indianos se mobilizarem para nos apoiar e queremos dar a eles um bom show”, afirmou Lucas di Grassi.

O brasileiro já tinha relado que a Mahindra ainda tinha um déficit para outras equipes, mas estavam trabalhando em conjunto para melhorar a performance ao longo da temporada. As provas na Arábia Saudita não foram boas para Di Grassi e Rowland, os pilotos encerram a etapa fora da zona de pontuação e Rowland não completou a última corrida.

“Indo para Hyderabad, sabemos onde precisamos melhorar após um fim de semana difícil em Diriyah. Ter os torcedores da casa atrás de nós aumentará a motivação que temos correndo na casa da equipe. Sabemos que eles nos apoiarão totalmente, o que nos dará um impulso extra para ter um bom desempenho”, afirmou Rowland.

Atualmente a Porsche e a Andretti estão mostrando a sua força no campeonato, uma disputa que tem se intensificado entre Pascal Wehrlein e Jake Dennis. E conforme a temporada vai avançando os outros times vão conhecendo o seus carros de uma melhor forma e por consequência o campeonato tem tudo para ficar ainda mais disputado, desta forma, esses dois competidores e suas equipes querem garantir o máximo de pontos neste início de Campeonato.

Dennis venceu a primeira prova, iniciando o novo Campeonato como líder, mas na Arábia Saudita o embate foi mais intenso, os dois pilotos precisaram realizar ultrapassagens para buscar os pódios, mas o piloto inglês não superou Wehrlein em pista para obter ao menos uma vitória em Diriyah.

Pascal Wehrlein, TAG Heuer Porsche Formula E Team, Porsche 99X Electric Gen3
, 1st position,

Em questão de boa performance nas classificações, podemos destacar Jake Hughes da McLaren, o piloto obteve a sua primeira pole na Fórmula E para a segunda etapa da Arábia Saudita. O estreante tem se destacado tanto nos treinos livres como nas classificações, mas o time ainda precisa melhorar a sua performance em corrida. René Rast obteve um pódio para a McLaren, tentando salvar um bom resultado para a equipe.

As disputas tem acontecido em pista, mas o Modo Ataque não tem se mostrado tão eficiente – quando o piloto deixa a sua posição para buscar o Modo Ataque, ele geralmente é ultrapassado, mas nem sempre consegue recuperar a posição usando a sua potência extra. Algumas ultrapassagens estão mais relacionadas a perda de posição, do que o ato de ganhar ela em uma disputa na pista. Porém, é algo que vamos observar nos outros circuitos.

A prova que será disputa na Índia tem gerado uma grande expectativa, principalmente por ser um circuito novo. Mesmo com os diversos testes que são realizados pré-etapa, os times estão atentos as altas temperaturas, a velocidade de adaptação dos seus pilotos e a forma como vão lidar com o clima dentro e fora das pistas.

O circuito é desafiador e os times e pilotos precisam encontrar rapidamente a melhor configuração para se trabalhar ao longo do fim de semana. Cada volta que será dada durante os treinos livres vão ajudar na performance e também a aumentar a confiança dos competidores no traçado.

Horários do ePrix de Hyderabad – Índia – Foto: Ale Ranieri / BP
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo