A Fórmula E retorna em Jacarta para realizar uma rodada dupla que corresponde a 10ª e 11ª etapas do Campeonato. O ritmo de final de temporada começa a tomar conta da categoria, mas os times estão se esforçando para oferecer tudo o que podem.
A prova em Jacarta marca a segunda passagem da Fórmula E na Indonésia. No ano passado a corrida era uma novidade no calendário e surpresa para os 22 pilotos do grid. Mitch Evans surpreendeu Jean-Éric Vergne e Edoardo Mortara para faturar mais uma vitória na 8ª temporada. Com a corrida se aproximando do final, o piloto da Jaguar fez uma investida para assumir a liderança da prova.
A categoria retorna à Jacarta e as expectativas estão elevadas. Nick Cassidy emplacou duas vitórias seguidas, enquanto domina a liderança do Campeonato depois de somar 121 pontos. A corrida em Mônaco foi movimentada e Cassidy ficou atento com Mitch Evans, para não perder a ponta. O piloto da Jaguar atualmente é quarto colocado do Campeonato, somando 94 pontos.
LEIA MAIS: Programação do Automobilismo – F1, F2, F3, Fórmula E e IndyCar
Cassidy está na ponta da tabela com 21 pontos à frente de Pascal Wehrlein. O piloto da Porsche emplacou um bom início de temporada, com três pódios, mas desde a segunda rodada na Arábia Saudita, não esteve mais entre os primeiros colocados. Wehrlein foi fazendo o possível para terminar as corridas dentro da zona de pontuação.
Chegou o momento do Campeonato que tanto Jaguar como Envision estão chamando a atenção. A luta dos outros times é na tentativa de arrancar alguns pontos desses times, tornando a luta pelo título da 9ª temporada ainda mais emocionante.
A Porsche acreditava desde o início da temporada que precisava capitalizar o máximo de pontos no início do Campeonato, pois a tendência era o grid ficar mais competitivo. O Porsche 99X Electric ainda tem desempenho interno, mas obtê-lo de forma consistente ao longo de uma volta e na classificação é um problema que tem atormentado a equipe.
Vergne fez uma prova impressionante no Principado, mesmo começando a prova do final do pelotão, o piloto escalou o grid realizando ultrapassagens precisas para obter o 5º lugar.
Entre as equipes, a Envision que vinha rumando para ocupar a liderança, assumiu a ponta em Mônaco, com 14 pontos à frente da Porsche, enquanto a Jaguar é a terceira colocada. Sem dúvidas a Envision é o time a ser batido. Nesse quase um mês de pausa desde a etapa em Mônaco, os times estudaram o traçado, se preparando para a próxima prova.
O traçado
O traçado com características de um circuito de rua chama bastante atenção, ele conta com 18 curvas, mas uma grande reta principal. A pista está localizada no complexo litorâneo de Ancol, no maior parque do sudeste asiático. O traçado de 2.37 KM conta com várias ondulações, típicas de um traçado de rua, além das mudanças de elevação. Os setores da pista são bem variados, mas que contam com um bom nível técnico, mas será um grande desafio por conta da alta velocidade e possivelmente a dificuldade para realizar a regeneração de energia.
The Gulavit #JakartaEPrix track map 😍
Who's ready to hit the streets of Indonesia!? 🇮🇩 pic.twitter.com/HxtzTjBs9T
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) May 31, 2023
O traçado conta com espaço para as batalhas, mas após a largada a curva 1 pode ser um espaço bem interessante para ganhar algumas posições. A cidade turística foi escolhida para abrigar uma corrida, justamente para atrair o público e movimentar a economia depois da pandemia de Covid-19.
“Vamos agora para um circuito técnico, mas que traz boas oportunidades de ultrapassagem. Temos bastante espaço na curva 1 e algumas curvas de alta velocidade até a parte final da pista, onde temos curvas mais fechadas e travadas, como as curvas 13 e 16, que certamente serão locais onde teremos muita ação”, comentou Lucas Di Grassi sobre o traçado.