O Grande Prêmio do Canadá entrou para o calendário da Fórmula 1 em 1967 e desde então a corrida já aconteceu em três autódromos diferentes, passando por Mosport Park na província de Ontario, no circuito de Mont-Tremblant em Quebec. Em 1978 foi transferido para Montreal, os motivos estavam ligados diretamente à segurança dos pilotos.
Nos primeiros anos de vida das competições de automobilismo no país, o autódromo de Mosport Park acabou servindo como teste para a Fórmula 1. O Canadian-American Challenge Cup foi inserido para servir de incentivo para que os pilotos da categoria fossem até o local testar os inúmeros desafios do traçado.
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✅ RaikkonenRunning in first place was cursed in Montreal in 2005… 👀#CanadianGP 🇨🇦 #F1 pic.twitter.com/DfQGRIEFaG
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lll Mosport Park e Mont-Tremblant
Na época em que a Fórmula 1 colocou o Canadá no calendário, as provas começaram a se alternar entre os dois circuitos, já que os layouts eram espetaculares. Além disso o traçado de Mont-Tremblant tinha algumas elevações e aumentava o desafio. A primeira vitória foi de Jack Brabham no Mosport Park, em agosto, entre os Grandes Prêmios da Alemanha e Itália, o pódio daquele primeiro evento ainda contou com Danny Hulme, companheiro de Brabham 1-2.
A alteração no autódromo aconteceu depois dos acidentes de 1977, a falta de segurança era muito grande e o asfalto áspero ligado a uma pista rápida deixou de ser o ”ideal” para a Fórmula 1 e já em 1978 tinha uma nova casa.
lll Montreal
O primeiro piloto a vencer no circuito de Montreal foi o canadense Gilles Villeneuve em 1978. Depois da morte trágica do piloto no circuito da Bélgica o autódromo acabou recebendo o seu nome, como formar de prestar uma homenagem.
A corrida no Canadá teve um aumento de público quando as provas nos Estados Unidos e México deixaram de ser realizadas. Em 2005 foi o terceiro evento mais assistido no mundo, ficando apenas atrás do Super Bowl e da final da UEFA Champions League.
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O layout da pista também sofreu algumas alterações, em 1979 ela foi modificada para se tornar mais rápida. Em 1996 a curva do Cassino foi removida, tornando a parte inferior do circuito mais reta e aumentar a aceleração. E para o evento de 2017 a direção de prova pediu para que a barreira de pneus fosse substituída por um muro de contenção de polietileno, preenchidas por plásticos, espumas e areia para oferecer uma dispersão de energia significativa, caso ocorresse alguma colisão.
Aliás, o muro localizado na reta que dá entrada para área dos boxes, recebeu esse nome depois de fazer vítimas como Damon Hill, Michael Schumacher e Jacques Villeneuve em 1999 depois de um acidente. Mas pilotos como Jenson Button, Sebastian Vettel, Nico Rosberg e pilotos campeões de outras categorias como Ricardo Zonta (FIA GT) e Carlos Sainz Jr (Fórmula Renault) também tiveram um encontro com o muro.
lll Pneus
Assim como Mônaco o Canadá não faz parte de uma corrida convencional da Fórmula 1, com o asfalto liso é possível usar repetir a goma dos compostos utilizados no traçado de rua monegasco, portanto vamos ver em ação novamente o pneu C3 (pneu macio – faixa branca), C4 (pneu médio – faixa amarela) e C5 (pneu duro – faixa vermelha).
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É umas das características do circuito iniciar o final de semana com o asfalto ”verde”, onde a aderência vai crescendo com a utilização da pista. O traçado é relacionado a frenagem, então manter o calor nos pneus dianteiros se torna o desafio. A chuva e as baixas temperaturas são o desafio a mais que as vezes acabada dando as caras em algum momento do final de semana.
A ocorrência do carro de segurança é razoavelmente comum, assim como o clima instável da região onde o autódromo é situado.
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Devemos ficar atentos ao número de ultrapassagens, além dos desafios que as equipes vão ter lidar, ligados a conservação dos compostos, em um pista rápida onde os pneus são altamente consumidos por conta das retas longas e frenagens intensas. Geralmente é escolhido a corrida voltada para apenas uma parada, mas elas acabam se variando ao longo do grid.
lll Corrida 2018
Sebastian Vettel cravou a pole do sábado, para vencer no dia seguinte de ponta a ponta, mas também foi um marco da temporada, onde nesta prova o alemão retornava a liderança do campeonato. Foi uma prova para ele que não chegou a ser ameaçado por Valtteri Bottas, terminando a 7s a frente do finlandês.
A disputa entre Lewis Hamilton e Vettel seguia equilibrada e na conclusão de um terço do Mundial era excelente.
Diferente desta temporada, a Mercedes no ano passado não era tão estável e apresentava dificuldades em alguns circuitos, problemas estes por conta dos compostos fornecidos pela Pirelli, como em Montreal, o inglês mesmo finalizou a prova na quinta posição.
Max Verstappen fechou na terceira posição, após disputar roda com roda com o finlandês da Mercedes que não estava disposto a entregar o segundo lugar facilmente. Daniel Ricciardo ficou com o quarto lugar, após realizar a ultrapassagem em Hamilton nos boxes, o inglês até se aproximou em alguns instantes, rodando a menos de um segundo, mas não chegou a investir na ultrapassagem.
Retornando a primeira volta, foi o momento que o Safety Car acabou partindo para a pista por conta da batida entre Lance Stroll e Brendon Hartley. O canadense fechou a porta para o neozelandês, já que havia perdido a traseira da sua Williams. Stroll dizia que aconteceu após um toque com uma McLaren (Vandoorne), mas nas imagens, parecia muito pouco para desestabilizar o carro. O fato é que o canadense pode ter ficado com o pneu furado o que levaria a traseira do seu carro ficar completamente solta e logo depois o belga necessitou entrar nos boxes e realizar a troca do bico do seu carro.
Sem maiores surpresas a prova seguiu, os pit-stops foram os mais aguardados, Grosjean foi o que mais permaneceu na pista com os ultramacios. Alonso abandonou a prova quando o seu carro apresentou perda de potência na volta 43, bem na corrida que ele completava o seu 300° Grande Prêmio.
O GP do Canadá acabou mais cedo na temporada anterior, na volta 68 a modelo Winnie Harlow deu a bandeirada.
Esse fim de semana tem GP do Canadá de Fórmula 1!
Como a prova ocorrerá na parte da tarde aqui no Brasil, a transmissão será do SporTV 2 e do https://t.co/VJX6MKRfdv, com pré-corrida a partir das 14h. A TV Globo transmite o VT após o Domingo Maior #F1 #CanadianGP 🇨🇦 pic.twitter.com/zwm7Pr1aSg
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