Diferente das duas últimas provas no Azerbaijão que foram realizadas em junho, o GP deste ano foi transferido para abril A corrida será a 4ª etapa do Campeonato de 2023 e será realizada depois de uma pausa de três semanas.
A Fórmula 1 tentou alterar a data do Azerbaijão, antecipando a prova depois do cancelamento do GP da China, mas os promotores do evento não aceitaram a mudança. Sem adicionar outra etapa para preencher a vaga deixada pela China, o Azerbaijão permaneceu no final do mês de abril e proporcionou uma pausa para as equipes.
Neste momento do Campeonato Red Bull venceu as três primeiras corridas do calendário, duas vitórias de Max Verstappen e uma de Sergio Pérez. Apenas na corrida caótica da Austrália a Red Bull não conseguiu colocar os seus dois pilotos no pódio, mas foi a oportunidade perfeita para a Mercedes faturar o segundo lugar com Lewis Hamilton.
A performance da Aston Martin chama a atenção, a equipe faturou três pódios com Fernando Alonso. A regularidade da equipe tem chamado a atenção e foi um motivo de surpresa para a equipe que não esperava estar entre os primeiros colocados em 2023.
O Circuito de Rua do Azerbaijão
O circuito de Baku, pode ser definido como uma pista extremamente desafiadora e veloz. Os ângulos de algumas curvas são bem complicados, desta forma é bem comum ver algumas batidas durante todo o fim de semana, com várias interrupções principalmente na classificação, quando os pilotos estão buscando o seu limite para estabelecer o melhor tempo.
O problema relacionado porpoising está mais controlado neste ano. As primeiras corridas do ano demonstram isso, e por mais que as equipes enfrentem as longas retas, é mais possível que esse ano a grande questão seja com os solavancos que a própria pista apresenta, ou o fato das equipes escolherem andar com o carro mais próximo do solo.
O GP do Azerbaijão desse ano será bem movimentado para as equipes e muitos esperavam não lidar com tantas interrupções ou ver um dos seus carros estampado no muro. O motivo: bom, as equipes aproveitaram essa grande pausa para preparar as atualizações dos seus carros, seguindo o que foi avaliado e obtido como dados no início do campeonato. O fim de semana promete ser bem produtivo, principalmente para aqueles que precisam verificar novas peças e fazer uma reavaliação do seu desempenho.
Foram seis provas disputadas no traçado e ela conta com seis vencedores diferentes. Em poles, apenas Charles Leclerc repetiu o feito na pista e obteve duas poles. O traçado conta com 6.003 km, perdendo apenas para a extensão de Spa-Francorchamps, Jeddah e a pista de Las Vegas. O traçado é definido por ser uma junção de Mônaco e Monza, ruas estreitas como a do Principado, mas com retas largas e longas que acabam esfriando os pneus e dificultam realizar a frenagem.
Assim como Mônaco, os pilotos trocam bastante de marcha, cerca de 68 vezes por volta, o mesmo número que é necessário em uma volta no Bahrein. Baku é uma pista de difícil configuração e um quebra cabeça para os engenheiros, por conta das curvas fechas e das longas retas, além dos pontos de frenagem, é necessário realizar algumas escolhas. Os times precisam encontrar um equilíbrio nas suas configurações para fazer o carro funcionar em Baku, já que as retas são longas e as curvas exigem uma boa resposta e controle do carro.
São duas zonas de ativação do DRS no circuito, que ficam bem próximas. O uso do DRS nesse traçado também entra para a estratégia e o piloto pode perder a posição se não souber trabalhar com esse elemento.
A primeira prova foi disputada em Baku em 2016, sendo apresentada ao público como GP da Europa, mas no ano seguinte ficou conhecida como GP do Azerbaijão. Na temporada passada, após um ano de ausência no calendário por conta da pandemia de Covid-19, a corrida voltou ao calendário. Foi um fim de semana caótico, marcado por várias batidas, inclusive o abandono de Max Verstappen e de Lance Stroll por estouros de pneu.
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Esta será a primeira vez que a Fórmula 1 vai realizar uma prova Sprint em Baku, com essa alteração o fim de semana da categoria também muda. A F1 vai realizar um TL1 na sexta-feira e a classificação que definirá o grid de largada do domingo. Uma segunda classificação acontece no sábado para estabelecer a ordem de largada da prova Sprint que será disputada no sábado.
A categoria aprovou a mudança na semana da primeira prova Sprint. Essa foi uma alternativa para tornar o evento mais dinâmico, além de não ter sentido manter o TL2 no sábado.
Pneus
Mesmo sendo uma corrida de rua, Baku conta com um asfalto pouco abrasivo, mas as temperaturas elevadas preocupam a Pirelli. Porém a fornecedora de pneus utilizará mais uma vez nesta prova a sua gama mais macia de pneus: C3 (duro – faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio – faixa vermelha).
A corrida da temporada passada foi definida com a estratégia de duas paradas, com Max Verstappen largando com os pneus médios e realizando dois Stints de pneus duros. A entrada do Safety Car pode definir as estratégias da corrida. Essa é uma prova que as equipes podem trabalhar com uma ou duas paradas, dependendo do tipo de duelo que os seus pilotos estão travando.
Charles Leclerc tinha conquistado a pole, mas a perdeu a ponta da corrida para Pérez. Com o Virtual Safety Car pintando na nona volta, o monegasco realizou a sua parada e o mexicano perdeu a troca de pneus, pois estava enfrentando problemas. Leclerc disparou na ponta, mas não concluiu a corrida, lidando com mais um problema no motor. Max Verstappen teve a chance de superar Pérez e venceu a corrida de 2022.
O traçado de rua é conhecido pela sua velocidade máxima, onde os carros podem chegar aos 322 km/h, sendo agora a segunda maior velocidade da temporada.
Com a realização da Sprint, os pilotos vão trabalhar com 12 jogos de pneus, diferente dos 13 compostos que disponibilizados em um fim de semana regular.
Fórmula 2
A Fórmula 2 vai acompanhar a F1 em mais um fim de semana, após correr pela primeira vez na Austrália, a categoria vai enfrentar o Circuito de Baku. Esse início do campeonato é bem movimentado para a categoria de base que dá acesso à F1.
As corridas realizadas na Austrália foram igualmente caóticas e bem movimentadas. No Albert Park a pole foi conquistada por Ayumu Iwasa, enquanto o piloto da Dams foi o único que venceu duas corridas nesta temporada. Iwasa deixou a Austrália liderando o campeonato ao obter 58 pontos, enquanto Théo Pourchaire é o vice-líder somando 50 pontos. Vesti ficou com a terceira posição terminando a etapa dono de 42 pontos.