ColunistasFórmula 1Post

Preview do GP de Portugal – Características de Portimão

O GP de Portugal será a terceira prova disputada do calendário de Fórmula 1 de 2021. Em 2020 por conta da pandemia, a categoria aproveitou para realizar uma corrida em Portugal, marcando o seu retorno após 24 anos.

O Autódromo Internacional do Algarve que também é conhecido por circuito de Portimão, está localizado a cerca de 16 km do centro de Portimão. É um circuito considerado completo, já que conta com um kartódromo, pista off-road, parque tecnológico e hotel cinco estrelas.

A pista também é uma das melhores, o traçado possuí 4.653 km, conta com 15 curvas, a pista é bem desafiadora, pois tem uma boa variação de angulações. As curvas cobram bastante dos pneus desta forma a Pirelli vai repetir a utilização dos pneus mais duros e resistentes da sua gama.

GP de Potugal – Foto: reprodução Alfa Romeo

A sua construção foi concluída em outubro de 2008 e recebeu a homologação da FIA de circuito do tipo Grau 1, podendo receber a Fórmula 1. O traçado era conhecido por outras categorias e a McLaren esteve no final de 2008 realizando testes no Algarve, antes da Fórmula 1 optar pela realização da prova em Portugal.

A complexidade da pista de Portugal

Portimão apresenta mudanças frequentes de elevação, um circuito com muitas subidas e descidas ao longo de toda a sua extensão, tal qual a movimentação de uma montanha russa. Pela TV o desafio técnico de uma pista nem sempre fica muito claro, mas é algo que acaba impactando diretamente nos carros e na condução dos pilotos.

Para pistas assim, a suspensão do carro não é a única parte que acaba sofrendo ajustes, na realidade o carro pode passar por ajustes na sua configuração, para realmente adequar às características da pista.

GP de Potugal – Foto: reprodução Alfa Romeo

Spa-Francorchamps, na Bélgica tem a maior diferença na variação de elevação (102 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo), mas as subidas e decidas em Portimão são mais frequentes. As ondulações influenciam no comportamento do carro e na forma como ele reage durante uma volta – não é possível configurar o carro para um ou outro ponto, pois está escolha acaba comprometendo muito o desempenho, então é necessário encontrar um meio termo para garantir que o carro consiga trabalhar o melhor possível por toda a sua extensão.

Como mencionado no Preview sobre os pneus, o impacto direto destas elevações é sentido nas curvas 8, 10, 11 e 13, os pilotos acabam enfrentando pontos cegos – os pilotos acabam encontrando dificuldade para encontrar pontos de referência para frear e acompanhar o traçado, direcionando o carro.  

A carga sob os pneus (a área de contato) reduz, isso acaba afetando a aderência que o piloto tem na saída das curvas, tornando o carro mais imprevisível – principalmente em uma pista que conta com este tipo de inclinação.

Falando sobre o corpo dos pilotos: ele também é bem afetado por conta das mudanças de elevação, mas Spa cobra mais dos pilotos que Portimão, pois no circuito português elas são consideradas como explosões, já as mudanças ocorrem rapidamente por ser uma pista veloz.

Para a classificação e corrida

Se torna um circuito desafiador justamente por conta dos seus pontos cegos, em uma classificação significa não ver um carro que está mais lendo ou se deparar com um adversário tendo problemas.

GP de Potugal – Foto: reprodução AlphaTauri

O circuito do Algarve tem ótimos pontos de ultrapassagem é até difícil evitá-la já que a pista é larga. O início da corrida é o ponto que pode causar mais caos, o mergulho para a primeira curva, ou a curva 8 dificultam visualizar o que vem pela frente.

Saiba mais sobre a história do circuito: GP de Portugal – História, estatísticas e o retorno

Portimão é considerada uma pista nova com características de circuitos antigos, mesmo a sua construção sendo tão nova, afinal o traçado mostra que foi bem pensado, sendo extremamente exigente com os carros e a atenção dos pilotos.

Clima esperado para a corrida

A expectativa para o fim de semana é de temperaturas na casa dos 20°C, com quase nenhuma chance de chuva. Algumas rajadas de vento podem acontecer durante o segundo treino livre, realizado na sexta-feira.

Portugal 2020

Como apenas uma corrida foi realizada em Portimão, Lewis Hamilton e a Mercedes são os vencedores da pista. O piloto inglês também foi aquele que registrou a pole no sábado e ficou com a melhor volta do domingo. No pódio, Valtteri Bottas e Max Verstappen acompanharam Hamilton.

Post referência: The Impact of Track Elevation in F1
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo