O GP de Miami aparece 5ª corrida a ser disputada na temporada 2023, a prova acontece uma semana após a F1 ter passado pelo Azerbaijão.
O circuito entrou para o calendário para ser uma daquelas provas luxuosas. Miami tentou emular o GP de Mônaco, então o certame é mais uma das corridas extremamente caras e quase exclusivas do calendário. O público é importante? Sem dúvidas, mas o padrão para o acesso é mais elevado. Para os times é a oportunidade de começar novos negócios e atrair investidores para o restante da temporada.
Porém, nem tudo são flores, Miami foi motivo para várias piadas no ano passado, a Marina artificial foi um caos, com barcos ‘atracados’ em um palanque de madeira e para completar, também fizeram uma praia artificial para os espectadores. Em Miami é muito comum as casas terem as suas próprias marinas, portanto quiseram reproduzir isso na prova.
Por ser um grande evento, os promotores investiram em shows e outras áreas de lazer (que foram melhoradas para esse ano), para aumentar a experiência dos espectadores que vão frequentar os três dias de evento. É um circuito que algumas equipes realizam promoções com os pilotos, organizam eventos, os times aproveitam para lançar coleções exclusivas. O marketing é muito grande para o GP de Miami.
Algo que foi elogiado pelas equipes, foi a possibilidade de levar mais convidados para a corrida de Miami, aumentando os relacionamentos com patrocinadores ou futuros investidores. Mônaco era o momento do calendário que várias equipes levavam os patrocinadores e potenciais investidores para fazer negócio. O glamour de Mônaco sempre foi um ponto atrativo, porém, com a mudança do formato do fim de semana as coisas ficaram um pouco mais complicadas.
A corrida do ano passado em Miami não foi tão fantástica como o esperado, poucas ultrapassagens e disputas aconteceram, mas os pilotos foram um tanto conservadores. Max Verstappen recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição, conquistando a sua terceira vitória da temporada, acompanhado por Charles Leclerc e Carlos Sainz, em mais uma das disputas que sinalizou a batalha da Red Bull e Ferrari.
O traçado é um grande desafio, a pista é extremamente veloz, mas também conta com uma combinação de curvas de baixa e alta velocidade. Os três setores do traçado são bem diferentes, portanto, em cada uma dessas partes os carros têm comportamentos distintos, o melhor será aquele que obter o melhor equilíbrio. O circuito de Miami compartilha com Barcelona algumas características do traçado espanhol. As curvas de alta velocidade no início da volta, as longas retas que esfriam os pneus, a dificuldade para manter os compostos trabalhando em uma temperatura ideal.
Os engenheiros ainda falam que esse traçado é a combinação de outros tantos circuitos da F1, como as retas comparadas ao estilo de Baku, as curvas de alta de Silverstone e o setor três lembra a parte que os pilotos enfrentam no autódromo Hermano Rodriguez. Referências é o que não faltam. Neste fim de semana os pilotos vão completar 57 voltas.
O circuito tem a tendência de evoluir rapidamente ao longo do fim de semana. Conforme o traçado vai recebendo a borracha, os tempos de volta vão melhorando, os carros ganham mais aderência e os melhores tempos vão aparecer.
A chuva também é um fator a ser considerado e pode dar as caras neste fim de semana, portanto os times não descartam a utilização dos pneus de pista molhada. Três semanas antes da corrida ser realizada, uma imagem mostrou o traçado alagado por conta das fortes chuvas, essa é a preocupação da etapa, pois a chuva está prevista para aparecer em algum momento do evento.
Ainda sobre o Circuito
O DRS será liberado mais uma vez para ser usado em três partes da pista, tentando mais uma vez contribuir com as ultrapassagens.
Por ser um traçado de rua as equipes precisam ficar atentas as estratégias, pois o seu acionamento pode mudar a dinâmica da prova.
Baku e Miami são circuitos com maior sensibilidade ao arrasto. É necessário otimizar o carro para a reta de 1,28 km entre as curvas 16 e 17.
Após a primeira edição da prova, os pilotos deixaram o seu feedback sobre o traçado e algumas mudanças foram realizadas. O reposicionamento de algumas barreiras Tec-pro, além do recapeamento realizado por todo o circuito para melhorar a aderência – ponto que os pilotos reclamaram no ano passado. Mas o novo asfalto será um desafio para as equipes, por ser mais escuro, ele absorve mais calor e ao mesmo tempo prejudica os pilotos a manter os compostos em uma temperatura ideal.
Pneus
A Pirelli que apostou na zona de segurança no ano passado, manteve a sua escolha e mais uma vez fornecerá a gama intermediária de pneus: C2 (duro – faixa branca), C3 (médio – faixa amarela) e C4 (macio – faixa vermelha).
Os times agora contam com dados obtidos no ano passado. Para o início da corrida vários competidores começaram a corrida trabalhando com os pneus médios, buscando um pouco mais de aderência ao longo da corrida.
Durante a sexta-feira e sábado os carros foram construindo a aderência na pista, mas a chuva que lavou a pista na noite de sábado, prejudicou todo o trabalho que foi realizado, pois o emborrachamento foi levado com a chuva. Pouco antes da corrida ser iniciada a chuva voltou a cair no circuito, as temperaturas foram oscilando por conta da instabilidade climática.
A Pirelli acreditava em uma estratégia de duas paradas, mas poucas equipes realizaram uma segunda troca, o grande problema é que fazer uma parada significava retornar em alguns momentos no meio do pelotão enquanto uma disputa acontecia. A segunda parada só pode ser feita por aqueles pilotos que rapidamente agiram quando o Virtual Safety Car foi ativo depois da batida entre Lando Norris e Pierre Gasly.
Os pneus da largada consumiram de forma mais rápida, pois estavam cumprindo o papel de emborrachar a pista novamente. O traçado de Miami se mostrou muito traiçoeiro, principalmente quando os pilotos deixavam o trilho emborrachado, para pegar a parte mais verde da pista.
A chuva é novamente esperada para o fim de semana. A Pirelli manteve a escolha dos pneus do ano passado, pois os compostos intermediários trabalham melhor neste traçado. Porém, eles correm o risco de fazer uma prova equivalente ao Azerbaijão, com apenas uma parada e novamente uma abordagem conservadora das equipes.
Vários times prometeram atualizações para Miami, pois neste fim de semana eles contam com três treinos livres para verificar os carros e compreender o trabalho das alterações que foram realizadas em seus projetos.
Miami fez parte de uma rodada dupla, a primeira da temporada 2023. O ritmo do campeonato ficará mais frenético agora, com as corridas acontecendo em um curto espaço de tempo. A prova desse fim de semana é apenas a primeira corrida que será realizada nos Estados Unidos nesta temporada, a categoria ainda vai passar por Austin e Las Vegas.
O GP de Miami será disputado após o GP do Azerbaijão, a F1 realizará mais uma corrida de rua. A Red Bull segue dominando o campeonato, Sergio Pérez venceu a prova em Baku, enquanto Max Verstappen conquistou a segunda posição. Charles Leclerc obteve o seu primeiro pódio da temporada 2023, depois de fazer duas boas classificações durante o fim de semana com Sprint.
Se a chuva aparecer, podemos ter uma prova mais dinâmica. Outro fator que gera curiosidade para esse fim de semana tem relação com as atualizações que os times estão levando, com o intuito de melhorar o desempenho dos carros, a Ferrari talvez consiga uma performance melhor neste traçado, pois prometeu um pacote maior de modificações.
Neste traçado é importante se classificar bem, pois as ultrapassagens não foram tão efetivas durante a primeira edição. Mas o novo asfalto promete fornecer mais aderência, desta forma os competidores podem ter a chance de se arriscar mais.