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Preview do e-Prix de São Paulo – A abertura do campeonato ocorre no Sambódromo do Anhembi

Em uma nova oportunidade de disputas, a Fórmula E dá início ao campeonato em São Paulo

A Fórmula E está de volta! Neste fim de semana a categoria disputará o e-Prix de São Paulo, a prova no Sambódromo do Anhembi marca a abertura da 11ª temporada.

Esta é a segunda vez no ano que a categoria elétrica desembarca no país, em meados de março, foi disputada a 4ª etapa da 10ª temporada, prova que contou com a vitória de Sam Bird com a McLaren.

A categoria elétrica esteve pela primeira vez no Brasil em 2023, sendo uma prova que entrou no gosto dos pilotos rapidamente, por conta das longas retas que possibilitam explorar o máximo dos carros.

Com essa prova em dezembro, a Fórmula E volta a realizar o seu campeonato entre dois anos. Era dessa forma que a categoria elétrica se organizava no começo da competição e pode retomar a prática em 2024, já que não existia a possibilidade de viabilizar o e-Prix de São Paulo no início do próximo ano, por conta do Carnaval.

O GEN3 Evo realizará a sua estreia em São Paulo, o novo equipamento usado pela competição é um marco na tecnologia das corridas elétricas, combinando desempenho, sustentabilidade e eficiência.

O novo carro, que será conduzido por um pelotão de 22 pilotos e 11 equipes, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,82 segundos. Para o duelo deste ano, os pneus Hankook foram atualizados, desta forma os competidores vão contar com pneus um pouco mais macios que os anteriores, mas que serão capazes de oferecer mais aderência.

Essa é a primeira vez, que a tração nas quatro rodas estará disponível durante alguns momentos do fim de semana, proporcionando aos pilotos um melhor controle da aceleração, em situações cruciais.

Após os testes realizados em Madrid no último mês, a expectativa é que novamente a categoria oferecerá uma temporada bem disputada. As equipes passaram o outono e o inverno lutando para extrair o máximo dos seus carros, mas será apenas no Brasil que as equipes vão comprovar tudo aquilo que prepararam nos últimos meses.

Todo o grid teve a oportunidade de realizar os seus testes na Espanha, Mitch Evans se destacou como o piloto mais rápido, das 4.731 voltas completadas ao longo dos testes – o neozelandês registrou o tempo de 1m27s461s com a Jaguar, no circuito de Jarama.

No grid, Zane Maloney realiza a sua estreia na Fórmula E, sendo o único estreante do grid. O piloto da Lola Yamaha ABT está ingressando na categoria ao lado do experiente Lucas di Grassi.

Mudanças no mercado de pilotos da Fórmula E

A pré-temporada tem sido movimentada desde o encerramento da temporada em Londres, com importantes mudanças no grid que darão um novo formato à 11ª temporada.

Maximilian Günther trocou a Maserati pela DS Penske, onde formará dupla com o bicampeão da Fórmula E, Jean-Éric Vergne. Mesmo utilizando o trem de força Stellantis em ambas as equipes, a mudança representa uma nova fase na carreira de Günther, presente no campeonato desde a 5ª temporada.

Stoffel Vandoorne, por sua vez, deixou a DS Penske para integrar a Maserati, onde dividirá o time com Jake Hughes. O britânico, que correu pela NEOM McLaren, embarca em sua primeira temporada com a era GEN3 Evo.

Estabilidade em algumas equipes
Enquanto algumas equipes apostam em novos talentos, outras mantêm a continuidade. A Envision seguirá com Robin Frijns e o veterano Sébastien Buemi, campeão da 2ª temporada. Já a Porsche confia novamente em Pascal Wehrlein, atual campeão mundial, e António Félix da Costa para a nova temporada.

Mahindra Racing também manterá sua dupla com Edoardo Mortara e Nyck de Vries, enquanto a Jaguar TCS Racing retorna com Mitch Evans e Nick Cassidy, responsáveis por conquistar o Campeonato Mundial de Equipes na última temporada.

A Andretti apresentou uma grande reformulação para a 11ª temporada. O campeão da 9ª temporada, Jake Dennis, agora terá como companheiro Nico Müller, que também foi nomeado piloto de fábrica da Porsche durante a pausa. Já Norman Nato retorna à Nissan, unindo forças com Oliver Rowland após um ano na Andretti.

A NEOM McLaren recebe novamente Taylor Barnard, que participou de algumas provas na temporada anterior e agora embarca em sua primeira campanha completa. Ele formará dupla com o experiente Sam Bird, veterano que competiu em todas as temporadas da Fórmula E.

Por fim, a recém-renomeada Kiro Race Co foi a última equipe a anunciar sua dupla: Dan Ticktum e David Beckmann representarão a equipe nesta temporada.

O grid reformulado promete uma temporada de disputas emocionantes e histórias marcantes!

A Pista!

O palco da corrida da Fórmula E em São Paulo é o Circuito do Sambódromo do Anhembi, uma pista única e desafiadora que combina três longas retas, chicanes técnicas e algumas curvas fechadas. A pista é formada por 11 curvas ao longo de 2,933 km, o traçado testa a habilidade dos pilotos. Os competidores precisam saber lidar com o gerenciamento das baterias, para não comprometer o trecho fina da prova.

Mapa do Circuito do e-Prix de São Paulo – Foto: Fórmula E – ABB Formula E

A corrida começa na reta principal, tradicionalmente reservada para carros alegóricos durante o Carnaval, mas que agora verá os carros elétricos em alta velocidade. Uma sequência de curvas fechadas logo aparece, exigindo precisão antes de lançar os competidores em uma longa reta.

Essa reta é interrompida por chicanes complicadas, seguidas de uma série direita-esquerda-direita que conduz à penúltima reta. No setor final, grandes oportunidades de ultrapassagem aguardam os pilotos, prometendo momentos emocionantes até a linha de chegada.

Horários do e-Prix de São Paulo – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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