Neste fim de semana o e-Prix de Mônaco será encarado como a 8ª etapa da temporada 2024. A corrida acontece em um circuito icônico no mundo do automobilismo, independente da categoria que corra neste local.
Tem muito prestígio correr neste local e vencer uma prova nas ruas do Principado.
Desde que os carros da categoria possibilitaram usar toda a extensão do traçado, ficou ainda mais interessante acompanhar a Fórmula E em Mônaco. As corridas da categoria no local costumam ter uma ótima dinâmica, com muita disputa e ultrapassagens.
Os carros usados pela Fórmula E não são tão grandes como os equipamentos usados pela Fórmula 1, desta forma é possível travar batalhas e ser ousado em algumas curvas e arriscar uma ultrapassagem.
O e-Prix de Mônaco é a última etapa que contará com apenas uma corrida no fim de semana, Berlim, China, Portland e Londres serão palcos de rodadas duplas, deixando a disputa do campeonato ainda mais intensa.
Sempre que a Fórmula E segue para Mônaco, a vitória de Antonio Felix da Costa na 6ª temporada é relembrada, pois se tornou sem dúvidas uma das corridas mais emocionantes da categoria, sendo uma prova extremamente agitada. A prova contou com 28 ultrapassagens, focada apenas entre os seis primeiros colocados da prova, a liderança da prova também passou por seis mudanças.
A manobra de Mitch Evans sobre Da Costa na Beau Rivage chamou a atenção, mas no último giro o português conseguiu dar o troco para faturar a vitória.
No ano passado foi Nick Cassidy que comemorou a vitória com a Envision, a corrida teve cerca de 116 ultrapassagens. Jean-Eric Vergne fez uma impressionante corrida de escalada do pelotão, depois de uma punição começou a prova ocupando o 22º lugar, até faturar o 7° lugar.
São esses números, as últimas provas nas ruas de Mônaco que acabam gerando tanta euforia quando a Fórmula E realiza o seu retorno.
“Mônaco é Mônaco, é simplesmente mágico”, diz o francês Vergne (DS PENSKE). Vergne é um dos quatro pilotos no grid a receber a bandeira quadriculada em primeiro lugar na Fórmula E.
O Circuito
A pista conta com 19 curvas e 3.337 km, o traçado é bem sinuoso e com várias ondulações. Por mais que a categoria agora conte com carros que possuem baterias mais eficientes, gerenciar a energia é um ponto chave nesta prova. O circuito é um desafio para a unidade de potência do Gen3 que vai precisar trabalhar bastante ao longo do e-Prix.
O traçado é aquele que já conhecemos, que tem os seus desafios, que cobra dos pilotos qualquer erro. Por mais que os competidores estejam acostumados a correr em traçados de rua, Mônaco exige muito da atenção e concentração dos competidores.
“Mônaco é minha segunda corrida em casa, logo atrás de São Paulo. É um fim de semana especial com a família, amigos e parceiros presentes. É uma sensação curiosa pilotar nas ruas em que eu normalmente dirijo com a minha família, com meus filhos no banco de trás. De qualquer forma, estou confiante, nossa meta é conquistar pontos em todas as rodadas daqui para frente”, disse Di Grassi, piloto da ABT.
“Estou feliz de voltar à Mônaco num momento de crescimento na temporada. Estamos animados com as melhorias que conquistamos nas últimas etapas e nosso foco será a confiabilidade do nosso conjunto também para a corrida, já que nas classificações conseguimos evoluir bastante”, disse o piloto da ERT Sergio Sette Câmara.
Who’s ready to go racing around this ICONIC circuit?! 🤩#MonacoEPrix pic.twitter.com/qnGsfeBGJK
— Formula E (@FIAFormulaE) April 23, 2024
O Campeonato
É bem curioso que ao chegar em Mônaco ano passado, Pascal Wehrlein também estava na liderança do campeonato, mas a segunda metade da temporada foi bem difícil para o piloto alemão.
Agora, após sete rodadas disputadas, Pascal Wehrlein é o único piloto a faturar duas vitórias nesta primeira metade do campeonato. No ano passado, Mitch Evans e Wehrlein chegaram em Mônaco com duas vitórias cada, mas estes não foram os pilotos que faturaram o título da temporada.
O alemão da Porsche chega para o oitavo confronto do ano com 89 pontos, os mesmos conquistados por Jake Dennis da Andretti. O que também é bem curiosa, é a performance de Dennis até aqui, o piloto obteve uma vitória e três pódios na sequência, um pódio a menos com relação ao ano passado, mas Mônaco na 9° temporada da Fórmula E foi disputada como 9° etapa.
Depois de Misano, além de uma boa performance de Dennis nas duas corridas, Oliver Rowland faturou uma vitória com a Nissan, enquanto faz um ótimo campeonato com o time e entra para a lista de postulantes ao título, pois ocupa a terceira posição do campeonato com 80 pontos.
Nick Cassidy é atualmente o quarto colocado da tabela de pontos, com 76, seguido por Max Günther com 63 pontos, e Jean-Eric Vergne com 53 pontos, um a mais que Mitch Evans.
A etapa é transmitida em sua totalidade no Band.com.br e Grande Prêmio. As provas podem ser acompanhadas pelo BandSports.