AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula EPost

Preview do e-Prix de Londres – Rodada dupla marca o encerramento da 10ª temporada

A Fórmula E segue para Londres onde conhecerá o campeão da 10ª temporada. Antonio Felix da Costa participa do duelo do título

Neste fim de semana, o Campeonato Mundial da Fórmula E chega ao seu emocionante desfecho com as rodadas 15 e 16 correspondentes ao e-Prix de Londres, provas realizadas no ExCeL London, no Reino Unido. As corridas, que ocorrerão nos dias 20 e 21 de julho, prometem definir o campeão da 10ª temporada dos carros elétricos, com sete pilotos ainda na disputa pelo título.

A competição pela liderança está acirrada. Nick Cassidy, da Jaguar, lidera com 167 pontos, mas sua vantagem diminuiu nas últimas etapas. Mitch Evans, também da Jaguar, e Pascal Wehrlein, Porsche, ambos com 155 pontos, estão prontos para aproveitar qualquer deslize do líder. O português António Félix da Costa, com 134 pontos, vem de uma série impressionante de três vitórias consecutivas, enquanto Oliver Rowland (Nissan), Jean-Éric Vergne (DS Penske), e o atual campeão Jake Dennis (Andretti) ainda têm chances matemáticas de conquistar o título, embora seja mais complicado.

Cada uma das provas deste fim de semana pode render até 29 pontos ao vencedor, incluindo 25 pontos pela vitória, 3 pela pole position, e 1 pela volta mais rápida. Mesmo Dennis, com 122 pontos, pode sonhar com o bicampeonato se tiver um desempenho perfeito nas corridas finais. Algo que não tem sido tão fácil assim, afinal, o piloto da Andretti tem enfrentado certo problema nas classificações.

António Félix da Costa, fez os seus comentários sobre a temporada: “É uma pena como começamos o ano, porque realmente podíamos estar, mesmo com o início ruim, muito perto da liderança. Já tivemos 80 pontos atrás, agora estamos a 30 pontos do líder. Vamos tentar o nosso melhor. Acho que vai ser complicado ser campeão, até porque tenho meu colega de equipe lá na frente, mais perto do líder. Enquanto equipe, o objetivo vai ser ajudar o Pascal a ser vencedor.”

Além da disputa individual, o Campeonato das Equipes também está em jogo. A Jaguar lidera com 322 pontos, mas a Porsche está na cola com 289 pontos. Este embate também influencia o título inaugural dos Fabricantes, com a Porsche liderando com 407 pontos e a Jaguar logo atrás com 388 pontos.

A Pista do ExCel London

Se classificar bem é uma parte necessária nessa prova, principalmente para os postulantes ao título. Dennis foi um piloto forte também nos duelos das classificações e na etapa de Roma o piloto conquistou a sua segunda pole da 9ª temporada.

A Fórmula E utilizará mais uma vez o traçado formado no Centro de exposições ExCel, o circuito é planejado pelo arquiteto britânico Simon Gibbons, em colaboração com a FIA e a Motorsport UK.

Circuito usado durante o e-Prix de Londres – Foto: reprodução Fórmula E

A superfície é escorregadia, com menos aderência contando na parte interna do traçado. O que pode fornecer um drama adicional para a prova, é justamente se aparecer uma chuva e molhar o traçado externo. A pista conta com 20 curvas, as mudanças de elevação também dificultam o trabalho dos pilotos, além dessa combinação de prova acontecendo dentro e fora do pavilhão, mesclando a luminosidade.

Outro ponto de atenção nessa pista está relacionado a quantidade de acidentes e os detritos que ficaram na pista e em clima de decisão, os pilotos que estão disputando o Campeonato esperam fugir de confusão.

O gerenciamento da bateria é algo que está presente na categoria durante todas as provas e o piloto precisa se atentar ao seu ritmo.

Programação – Horários da Final da Fórmula E – e-Prix de Londres – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo