Estamos na contagem regressiva para a Corrida do Milhão e a volta da Stock Car. A etapa acontece em Goiânia neste domingo autódromo internacional Ayrton Senna. Está é a 10ª edição da prova que chama a atenção até de nomes internacionais que vão fazer parte desta grande corrida, na busca por se tornar o mais novo milionário.
Na década de 60 a ideia do autódromo ser construindo acabou surgindo por conta da necessidade dos goianos que gostavam de automobilismo e motociclismo terem um espaço para promoverem as suas competições, já que realizar as disputas na rua passou a ser ariscado para todos que participavam do espetáculo. Além disso algumas corridas comemorativas já eram realizadas no centro da cidade em comemoração ao aniversário da mesma.
Para concretizar o sonho, as opções foram levantadas e a área da Fazenda Gameleira era a mais adequada, por conta da topografia do terreno e também a facilidade de acesso ao público. Emerson Fittipaldi, bicampeão da Fórmula 1 fora chamado para ajudar no conselho técnico e planejar as abrangentes áreas de escape, dando prioridade para a segurança tanto dos competidores quanto do público.
As obras começaram em 1972, levando dois anos para serem concluídas. A pista conta com uma boa visibilidade do traçado. A pista tem três tipos de configuração e para está prova da Stock Car o circuito de 2.696 m fora escolhido para contemplar a corrida do milhão.
A dificuldade desta vez é realizar uma prova onde as curvas vão ser todas feitas para o lado direito, já que a categoria não utilizara o circuito misto, além disso as voltas devem ser completadas bem abaixo de minuto.
“Sem dúvida, é uma corrida especial, por conta das atenções. Andar no anel externo, vai ser uma novidade para todo mundo. Isso muda o equilíbrio do carro, o acerto e a pista vai ficar muito mais veloz, as freadas mais fortes, já que só teremos curvas para a direita, o que faz dela uma outra pista, totalmente diferente do traçado misto, que estamos acostumados”, comentou Suzuki, para o site da Stock Car. O piloto paulista anunciou a sua renovação com a equipe para a temporada de 2019.
A prova tem duração de 40 minutos.
E conta com o grid estrelado por Felipe Massa o português Antônio Feliz da Costa e o argentino Agustín Canapino.
lll PROGRAMAÇÃO:
Sexta-feira, 3 de agosto
09h20 – 09h50: 1º Treino Livre – Stock Light
10h05 – 10h35: 1º Treino Livre – Brasileiro de Marcas
10h50 – 11h25: 1º Treino Livre – Stock Car (Grupo 1)
11h35 – 12h10: 1º Treino Livre – Stock Car (Grupo 2)
12h25 – 12h55: 2º Treino Livre – Stock Light
13h10 – 13h40: 2º Treino Livre – Brasileiro de Marcas
13h55 – 14h30: 2º Treino Livre – Stock Car (Grupo 1)
14h40 – 15h15: 2º Treino Livre – Stock Car (Grupo 2)
17h00 – 17h35 – Treino Extra Rookies – Stock Car
Sábado, 4 de agosto
08h30 – 09h05: 3º Treino Livre – Stock Car (Grupo 1)
09h15 – 09h50: 3º Treino Livre – Stock Car (Grupo 2)
10h25 – 10h35: Classificação – Stock Light
11h10 – 11h20: Classificação – Brasileiro de Marcas
12h00 – 13h00: Classificação – Stock Car
13h30: Largada Corrida 1 – Stock Light
14h35: Largada Corrida 1 – Brasileiro de Marcas
Domingo, 5 de agosto
09h00: Largada Corrida 2 – Brasileiro de Marcas
09h45 – 10h45: VISITAÇÃO AOS BOXES
11h30: Largada Corrida do Milhão – Stock Car
12h50: Largada Corrida 2 – Stock Light