AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Presidente da FIA condena comentários negativos de pilotos e defende comissários

Após alguns comentários de pilotos e chefes de equipe sobre decisões dos comissários, regras são endurecidas para evitar ataques online as autoridades

Nesta quarta-feira (14) o presidente da FIA Mohammed Ben Sulayem, usou a sua conta do Instagram para se posicionar contra comentários negativos realizados por pilotos, direcionados aos comissários das corridas.

Após uma investigação, Ben Sulayem afirma que “comentários negativos dos pilotos e membros de equipes”, tem “aumentado o ódio direcionado as autoridades [do esporte] nas redes sociais.”

Nos últimos meses na Fórmula 1 é observado que alguns pilotos estão insatisfeitos com decisões tomadas pela FIA ao longo das provas. Os comissários são constantemente cobrados pelas inconsistências nas tomadas de decisão e o quanto algumas ‘escolhas’ acabam influenciando diretamente nas provas.

Em resposta ao comportamento observado, o Conselho Mundial do Esporte a Motor aprovou uma mudança no Código Esportivo Internacional (ISC) para amparar os comissários. A ideia é garantir apoio aos oficiais e voluntários da FIA nos eventos.

Durante o GP de Abu Dhabi de 2023, Sergio Pérez teceu comentários sobre os comissários, após ser punido por um toque com Lando Norris: “Os comissários são uma piada. Não consigo acreditar. Eles foram muito ruins este ano, mas isso é uma piada.”

Em outro momento, o ex-chefe de equipe da Haas, Günther Steiner se referiu aos comissários como ‘leigos’, quando Nico Hülkenberg recebeu uma penalidade por uma colisão na primeira volta da corrida.

Fernando Alonso mostrou desconforto com algumas punições aplicadas para a Aston Martin ao longo do campeonato. Em Miami Alonso teve uma disputa intensa com Lewis Hamilton e cominou no envolvimento de Lance Stroll e Lando Norris, o piloto da Aston Martin se irritou com o fato do piloto da Mercedes ter escapado de uma punição e falou “não é espanhol”.

Críticas fazem parte, já que nenhum avanço seria feito no esporte se todos aceitarem como as coisas são tratadas, tudo é uma questão de bom senso.

Ainda irritado com o fato, o piloto disse: “Eu sinto que a nacionalidade importa. E eu irei falar com Mohammed, com a FIA, tanto faz. Quero ter certeza que não tem nada de errado com a minha nacionalidade ou algo que possa influenciar qualquer decisão. Não só para mim, mas para o futuro da geração”

Em seu Instagram Bem Sulayem disse: “Como parte de nossa luta contínua contra o abuso online, investigações recentes mostraram que há uma ligação direta entre comentários negativos de pilotos e membros de equipe e o aumento do ódio direcionado as autoridades nas redes sociais.”

“No último Conselho Mundial de Automobilismo, os membros aprovaram uma mudança na definição de má conduta dentro do ISC após incidentes em que membros importantes do nosso esporte fizeram declarações a autoridades que incitaram abusos.”

“Essa mudança garantirá mais apoio aos oficiais e voluntários da FIA que dedicam seu tempo para melhorar nosso esporte, mantendo-o seguro e justo.”

“Nossos comissários devem estar preparados para mostrar força ao combater essa forma de abuso, e eles têm meu total apoio e apoio do nosso Código Esportivo Internacional ao tomar suas decisões.”

“Peço que mostrem que a FIA não permitirá abuso de nenhum tipo em nosso esporte.”


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo