A Fórmula 1 está na Bélgica nessa semana para a realização de mais uma corrida, a última etapa antes das férias da categoria. A chuva marcou esse início de sexta-feira (28) e é esperado mais água para o restante do fim de semana.
Os pilotos não conseguiram realizar muitas verificações do cronograma durante essa única atividade destinada para a preparação dos carro e avaliação do traçado. Os pilotos completaram poucas voltas, tentando evitar problemas, já que a classificação que define o grid de largada para o domingo acontece nessa tarde. Os pilotos fizeram algumas voltas de reconhecimento de pista e intalação.
Carlos Sainz terminou a sessão na liderança ao anotar 2m03s207, o piloto completou cerca de três voltas com os pneus de chuva extrema e intermediários. O piloto da Ferrari foi seguido de perto pela dupla da McLaren, com Oscar Piastri na segunda posição, seguido por Lando Norris.
Apenas 15 pilotos completaram ao menos uma volta cronômetrada pelo traçado. Logan Sargeant, Lance Stroll, Pierre Gasly, Esteban Ocon e Max Verstappen não tinham tempos na tabela. O piloto da Williams estampou o muro de contenção depois que perdeu o controle do carro, provocando a única bandeira vermelha da sessão.
A direção de prova segue com a programação do fim de semana, mas pode promover mudanças se a chuva continuar intensa, impedindo os pilotos de realizar a classificação. A Fórmula 1 retorna ao meio-dia (pelo horário de Brasília).
Saiba como foi o TL1 na Bélgica
A sexta-feira começou molhada na Bélgica, quando a pista foi liberada, chovia pelo traçado. A temperatura na pista estava na casa dos 23°C, com 18°C no ambiente.
Por ser um final de semana com Sprint, os pilotos só teriam uma sessão para verificação do carro, já que nessa sexta-feira quando eles retornarem ao traçado, será para definir o grid de largada da corrida principal (domingo).
Alexander Albon abriu a tabela de tempos ao anotar 2m08s394, enquanto os outros competidores que estavam pelo traçado, focaram em voltas de verificação. Lewis Hamilton foi alertado sobre a chuva ter piorado na reta dos boxes, o inglês usava os pneus de chuva extrema (faixa azul) e anotou 2m10s299. Na sequência foi a vez de Yuki Tsunoda anotar 2m10s108.
O Spray e a baixa visibilidade faziam parte dessa sessão. Por conta da quantidade de chuva pelo traçado, tanto George Russell como Alexander Albon lidaram com a aquaplanagem, o piloto da Williams era o único no traçado com pneus intermediários (faixa verde).
A direção de prova não tinha certeza de como realizaria a classificação se a situação de pista piorar. Eles vão verificar a melhor forma de lidar com o fim de semana, buscando outro momento para realizar a classificação. Esse TL1 será usado apenas para a verificação dos carros e compreensão da situação de pista, não valendo para estabelecer o grid de largada da corrida.
It's properly wet out there! 🌧️#BelgianGP #F1 pic.twitter.com/yrdOyN1Dv3
— Formula 1 (@F1) July 28, 2023
Nove das dez equipes do grid levaram atualizações para a Bélgica. A Mercedes era a equipe com mais mudanças no carro, fazendo alterações no sidepode, tampa do motor, asa e assoalho. Mesmo o fim de semana Sprint não intimidou o time alemão de realizar algumas alterações no seu carro. As outras equipes apostaram nas mudaças de asa, tentando priorizar as melhores partes do seu projeto, para ter mais eficiência nesse circuito que é de difícil configuração.
Max Verstappen deve passar por uma troca de câmbio nesse fim de semana e por utilizar uma quinta peça, das quatro permitidas na temporada, o piloto holandês perderá 5 posições no grid de largada da corrida principal.
🚨 Max Verstappen recebe uma punição com a perda de 5 posições no grid de largada da corrida principal (domingo), por conta de uma troca de câmbio.
Será instalado em seu carro a quinta peça por conta da falha apresentada em Jeddah.#F1noBP #F1 #Formula1 pic.twitter.com/Qmve5oJg7o
— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) July 28, 2023
Após 20 minutos de atividade, Carlos Sainz foi para o traçado, dando uma agitada depois de um breve périodo de pista vázia, Sainz ocupou a segunda posição depois de anotar 2m09s081 com os pneus de chuva extrema. Apenas sete pilotos tinham completado alguma volta, os sete primeiros eram: Albon, Sainz, Tsunoda, Hamilton, Russell, Zhou e Ricciardo.
Conforme a sessão foi avançando, mas pilotos seguiram para o traçado. Alguns competidores estavam dando a oportunidade para os pneus intermediários, deixando um pouco os pneus de chuva extrema de lado. No entanto, Nico Hülkenberg era alertado do aumento da chuva na curva 8.
LEIA MAIS: Laurent Mekies deixa oficialmente a Ferrari, enquanto Ioverno assume cargo de diretor esportivo
Sainz melhorou a sua marca para 2m03s207, acompanhado por Oscar Piastri que registrou 2m03s792, seguido por Lando Norris que estabeleceu 2m04s484 em sua primeira volta cronometrada no traçado. Zhou Guanyu extravasou os limites de pista, tocando a barriera de proteção. Alexander Albon mais uma vez perdeu o controle do carro.
Logan Sargeant trouxe a bandeira vermelha após 30 minutos de atividade, depois que o seu carro escapou no traçado com o aumento da chuva. Com o carro danificado, o piloto ficou parado na pista. Os fiscais de pista entraram no traçado para realizar a remoção do carro da Williams.
🚩 RED FLAG 🚩
Logan Sargeant runs straight on at Les Combes
"I couldn't turn" he tells his Williams team #BelgianGP #F1 pic.twitter.com/vcULxmcfIz
— Formula 1 (@F1) July 28, 2023
No momento que os pilotos retornaram aos boxes, 15 pilotos tinham registrado algum tempo no traçado. Os dez primeiros eram: Sainz, Piastri, Norris, Leclerc, Pérez, Albon, Tsunoda, Magnussen, Ricciardo e Hülkenberg.
While we wait for the session to resume…
A look at the FP1 standings after 30 mins 👀#BelgianGP #F1 pic.twitter.com/8RtX7j5UJU
— Formula 1 (@F1) July 28, 2023
Restando 20 minutos para o final da sessão, a pista foi liberada outra vez, mas a chuva tinha piorado, aumentando a neblida e a quantidade de água pelo traçado.
A dupla da Red Bull retornou para o traçado quando restavam pouco mais de dez minutos para o término da sessão, mas apenas para uma volta de verificação.
Antes do fechamento dos boxes, alguns pilotos foram liberados para a pista para realizar o teste de largada.
Vamos ver quantas voltas está punição atrapalha o Max!