Neste fim de semana foi disputada as 6 Horas de Fuji, prova que correspondeu a penúltima etapa do campeonato. A corrida aconteceu na pista da Toyota, um traçado curto e fluído, que proporcionou etapa bem movimentada. A Porsche Penske #6 guiada por Laurens Vanthoor, André Lotterer e Kévin Estre começou a corrida ocupando a 5ª posição, mas obteve a segunda vitória do ano, além do quinto pódio na competição.
Nos momentos iniciais da prova, o Porsche já desafiava os Toyotas, além do BMW que iniciou a corrida na segunda posição. Na primeira rodada de pit-stops para os hypercars, o Porsche conseguiu ultrapassar o BMW e o Cadillac – que tinha liderado as 42 primeiras voltas desde a conquista da pole.
A prova também foi marcada por vários períodos de Safety Car, o que mexeu na corrida e abriu uma possibilidade estratégica para as equipes. A Porsche foi se colocando na corrida como uma forte candidata a obter a sua segunda vitória no ano, mas para isso, ainda precisaram duelar com o Ferrari #50 guiado por Nicolas Nielsen e o Toyota de Ryo Hirakawa.
A Porsche que já estava fazendo uma forte campanha ao longo de 2024, conseguiu ampliar anda mais a sua margem na classificação com o quinto pódio conquistado pelo trio. Com uma mão na taça, eles seguem para o encerramento da temporada no Bahrein, precisando apenas de um 8º lugar, para obter o título.
Foi um fim de semana peculiar em Fuji, a Cadillac faturou a pole na disputa da Hyperpole, com Alex Lynn conseguindo o feito. O carro #2 também é guiado por Earl Bamber. No entanto, a Cadillac se quer completou a prova, vítima de uma série de erros e protagonizando uma batida quando era guiado pelo piloto neozelandês.
Os adversários conseguiram facilitar a vida da Porsche, o Ferrari #50 de Nielsen, Antonio Fuoco e Miguel Molina saltou apenas um 9° lugar quando a prova foi encerrada. A posição e a conquista de pontos, ainda permite que a Ferrari lute principalmente pelo título de fabricantes.
Nos primeiros dez minutos da prova, o Ferrari #51 conduzido por Antonio Giovinazzi, esteve envolvido em uma batida com o AF Corse #83 guiado por Robert Kubica. Em um período que os carros ainda estavam bem próximos, o polonês perdeu o ponto de freada e foi travando os pneus dianteiros, provocando um boliche que desencadeou uma batida em série. O #51 ficou com a asa traseira e a dianteira danificados, a Ferrari chamou o carro aos boxes para substituir as peças, retornando no final do pelotão, junto com Kubica. Infelizmente por problemas gerados pela batida, o Ferrari #51 não completou a corrida, sendo a segunda prova consecutiva que eles abandonam.
O trio formado por Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye concluíram a etapa, mas ocupando a 12ª posição, logo depois de obter uma vitória em Austin.
Embora a Toyota não tenha vencido a corrida as 6 Horas em Austin, eles apresentaram um desempenho muito forte. O BoP (balanço de performance) acabou afetando o time, deixando o carro bem mais pesado para a prova que a equipe protagonizaria em casa.
Em alguns momentos da prova, a Toyota fez uma passagem segura, principalmente quando guiado por Nyck de Vries. No entanto, #07 quando guiado por Kamui Kobayashi se envolveu em um incidente com o Porsche #5 de Matt Campbell, e com 163 voltas de corrida, os competidores finalizaram as suas participações por conta de uma batida.
O #8 da Toyota de Sébastien Buemi, Brandon Hartley e Ryo Hirakawa, até protagonizou um duelo pelo pódio, mas uma penalidade de drive-through no final, depois de um duelo mais acirrado entre Hirakawa e Estre, provocou a queda do carro na tabela, desta forma eles completaram a corrida apenas na 10ª posição. A Toyota ficou fora do pódio correndo em casa, pela primeira vez desde 2015.
O segundo lugar do pódio ficou com a BMW de Raffaele Marciello, Dries Vanthoor e Marco Wittmann, enquanto o terceiro lugar foi faturado pela Alpine de Nicolas Lapierre, Mick Schumacher e Matthieu Vaxivière.
A próxima batalha para todos os competidores do WEC acontece nas 8 Horas do Bahrein, entre os dias 31 e 2 de novembro.
LMGT3
Nesta etapa foi definido o título para a Manthey PureRxcing, carro guiado por Klaus Bachler, Alex Malykhin e Joel Sturm. A equipe faturou o sexto pódio do ano, somando duas vitórias ao longo da trajetória. O time participou do pódio, faturando o segundo lugar.
A vitória na classe ficou com a Ferrari da AF Corse dos pilotos Francesco Castellacci, David Rigon e Thomas Flohr. Foi Rigon que realizou a manobra decisiva, ultrapassando Bachler e Saucy, quando a prova estava na última meia hora, consolidando a primeira vitória da Ferrari 296 LMGT3 e a primeira da Vista AF Corse na temporada 2024.
Bachler fez o possível para manter o 2º lugar, suficiente para garantir o campeonato. Saucy por sua vez lutou com o desgaste dos pneus, desta forma Maxime Martin subiu ao pódio, com o BMW da Team WRT BMW #46, que ele compartilha com Ahmad Al Harthy e Valentino Rossi.
As Iron Dames conseguiram um 5º lugar e mais alguns pontos.
Depois de uma sequência faturando o 4° lugar e os pilotos da United Autosport mirando o pódio em Fuji, o trio formado por Nicholas Costa, James Cottigham e Saucy precisou se contentar com o 8° lugar. O carro dos competidores figurou no 2° lugar na fase inicial da prova, mas o desgaste dos pneus contou para a prova.
Augusto Farfus, Sean Gelael e Darren Leung completaram a prova ocupando o décimo lugar.
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