A Porsche fez uma impressionante demonstração de poder no Qatar Airways 1.812 Km do Qatar, a etapa de abertura da temporada do Mundial de Endurance FIA WEC. No circuito de Losail, os carros alemães dominaram completamente, com o Porsche 963 #5 da Porsche Penske levando a vitória na classe Hypercar, enquanto o modelo 911 da MantheyPureracxing triunfou na categoria LMGT3.
A corrida começou com uma manobra espetacular do hypercar 499P #50 da Ferrari, conduzido por James Calado, que ultrapassou o pole position, o Porsche 963 #5 de Michael Christensen, pelo lado de fora da primeira curva. Na classe LMGT3, o Corvette Z06 #81 da TF Sport, pilotado por Tom Van Rompuy, manteve a liderança inicial, mas o brasileiro Nicolas Costa enfrentou problemas com o McLaren 720S #59 devido a um toque na roda traseira dianteira, precisando ir aos boxes logo no início da prova.
Após 30 minutos de corrida, Nico Müller, ao volante do Peugeot 9X8 #93, conseguiu ultrapassar o Ferrari, assumindo a liderança na classe Hypercar. Enquanto isso, na LMGT3, o Porsche 911 #92 da MantheyPurerxcing superou o carro da TF Sport. Nicolas Costa retornou à pista neste estágio, registrando voltas rápidas para recuperar o tempo perdido. O fim da primeira hora foi marcado pelas primeiras paradas nos boxes e trocas de pilotos.
Na segunda hora, houve disputas intensas entre os hypercars #93 da Peugeot e #6 da Porsche Penske. A equipe francesa liderou inicialmente, mas um incidente com um carro da classe LMGT3 permitiu que Lauren Vanthoors assumisse a primeira posição com o Porsche #6. Mais tarde, uma bandeira amarela foi acionada brevemente após a asa do #51 da Ferrari cair na pista, devido a um toque com um carro da LMGT3.
Ao longo da corrida, houve uma queda de desempenho em alguns competidores da classe LMGT3, como a Lamborghini Huracan #85 da Iron Dames e o #92 da MantheyPurerxcing, que perdeu a liderança para o Aston Martin Vantage #27 da Heart of Racing. O Corvette #81, que estava brigando na frente, enfrentou problemas e precisou ir aos boxes. Entre os brasileiros, o BMW M4 #31 do Team WRT, pilotado por Augusto Farfus, apresentava o melhor desempenho.
Durante as últimas horas de corrida, as estratégias se tornaram cruciais, com poucas ultrapassagens devido à queda da temperatura e à aderência melhorada da pista. Faltando duas horas para o fim, os favoritos começaram a se destacar. Alguns incidentes ocorreram, incluindo um hypercar da Alpine que escapou da pista ao escorregar na areia, mas sem danos significativos. Nas últimas voltas, as posições de liderança foram consolidadas, com os carros da Porsche Penske dominando na frente.
No final, o Porsche Penske #6 cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, seguido pelo #12 da Hertz Team JOTA e pelo #5 da Porsche Penske, completando o pódio. Na classe LMGT3, o Porsche 911 #92 da MantheyRacxing, pilotado por Klaus Bachler, garantiu a vitória, seguido por dois Aston Martin Vantage AMR. O brasileiro Augusto Farfus, com o BMW M4 do Team WRT, cruzou a linha de chegada em sexto lugar.
A próxima etapa do Mundial de Endurance FIA WEC está agendada para 21 de abril em Ímola, Itália, prometendo mais seis horas de ação emocionante nas pistas.
Resultado Top-10 Qatar Airways 1.812 Km do Qatar (Hypercars)
Posição | Pilotos | Carro | Equipe |
---|---|---|---|
1º | Kévin Estre (FRA) / Laurens Vanthoor (BEL) / André Lotterer (ALE) | Porsche 963 #6 | Porsche Penske Motorsport |
2º | Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) | Porsche 963 | Hertz Team Jota |
3º | Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frederic Makowiecki (FRA) | Porsche 963 #5 | Porsche Penske Motorsport |
4º | Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR) / Sebastien Bourdais (FRA) | Cadillac V-Series.R #2 | Cadillac Racing |
5º | Robert Kubica (POL) / Robert Shwartzman (ISR) / Yifei Ye (CHI) | Ferrari 499P #83 | AF Corse |
6º | Mike Conway (GBR) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) | Toyota GR010 Hybrid #7 | Toyota Gazoo Racing |
7º | Nico Muller (SUI) / Jean-Eric Vergne (FRA) / Mikkel Jensen (DIN) | Peugeot 9X8 #93 | PeygeotTotalEnergies |
8º | Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) | Ferrari 499P #50 | Ferrari AF Corse |
9º | Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) | Toyota GR010 Hybrid #8 | Toyota Gazoo Racing |
10º | Harry Tincknell (GBR) / Neel Jani (SUI) / Julien Andlauer (FRA) | Porsche 963 #99 | Proton Competition |
Resultado Top-10 Qatar Airways 1.812 Km do Qatar (LMGT3)
Posição | Pilotos | Carro | Equipe |
---|---|---|---|
1º | Aliaksandr Malykhin (KNA) / Joel Sturm (ALE) / Klaus Bachler (AUT) | Porsche 911 #92 | Heart of Racing |
2º | Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) | Aston Martin Vantage AMR GT3 #27 | Heart of Racing |
3º | Marco Sorsensen (DIN) / Clement Mateu (FRA) / Erwan Bastard (FRA) | Aston Martin Vantage AMR GT3 #777 | D’Station Racing |
4º | Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Marthy (OMA) / Maxime Martin (BEL) | BMW M4 GT3 #46 | Team WRT |
5º | Thomas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) / Davide Rigon (ITA) | Ferrari 296 GT3 #54 | Vista AF Corse |
6º | Augusto Farfus (BRA) / Darren Leung (GBR) / Sean Gelael (IDN) | BMW M4 GT3 #31 | Team WRT |
7º | Francois Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) / AlessioRovera (ITA) | Ferrari 296 GT3 #55 | Vista AF Corse |
8º | Michelle Gatting (DIN) / Sarah Bovy (BEL) / Doriane Pin (FRA) | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #85 | Iron Dames |
9º | Giorgio Roda (ITA) / Mikkel Pedersen (DIN) / Dennis Olsen (NOR) | Ford Mustang LMGT3 #88 | Proton Competition |
10º | Hiroshi Kolzumi (JAP) / Sébastien Baud (SUI) / Daniel Juncadella (ESP) | Corvette Z06 LMGT3.R #82 | TF Sport |
CALENDÁRIO 2024 DO MUNDIAL DE ENDURANCE FIA WEC
Data | Etapa | País |
---|---|---|
02/03 | Qatar Airways 1.812Km do Qatar | Qatar |
21/04 | 6 Horas de Ímola | Itália |
11/05 | TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps | Bélgica |
15/06 | 24 Horas de Le Mans | França |
14/07 | Rolex 6 Horas de São Paulo | Brasil |
01/09 | Lone Star Le Mans | Estados Unidos |
15/09 | 6 Horas de Fuji | Japão |
02/11 | BapcoEnergies 8 Horas do Bahrein | Bahrein |