A Porsche Penske Motorsport está determinada a defender sua liderança no Campeonato Mundial de Endurance da FIA na quinta rodada da temporada. Pela primeira vez em dez anos, o campeonato retorna ao Brasil para competir de 12 a 14 de julho. O Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, sediará a corrida de seis horas. A equipe oficial competirá com dois carros de corrida Porsche 963 de 512 kW (696 PS). Além disso, as equipes clientes da Porsche, Hertz Team Jota e Proton Competition, alinharão mais três protótipos híbridos de Weissach na categoria Hypercar. Na classe LMGT3, a equipe vencedora de Le Mans, Manthey, inscreve dois Porsche 911 GT3 R.
Memórias Vitoriosas e Expectativas Altas
A Porsche retorna ao Brasil com grandes lembranças: na última corrida do WEC em Interlagos, há uma década, a equipe conquistou sua primeira vitória com o 919 Hybrid. Agora, a Porsche Penske Motorsport cogita alcançar um resultado semelhante neste fim de semana. A equipe enfrenta a corrida como líder do campeonato mundial de fabricantes, com a equipe cliente Hertz Team Jota e os pilotos oficiais Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor no topo da tabela de pontos de equipes e pilotos.
Thomas Laudenbach, Vice-Presidente da Porsche Motorsport, destaca a importância histórica do circuito de Interlagos para a Porsche:
O circuito de Fórmula 1 em Interlagos tem um capítulo especial nos livros de história do automobilismo da Porsche: foi lá que a sequência inesquecível de vitórias do Porsche 919 Hybrid realmente começou
Desafios e Preparação Intensa
A preparação para a corrida em São Paulo foi intensa, especialmente após a decepção em Le Mans. Jonathan Diuguid, Diretor Administrativo da Porsche Penske Motorsport, destaca o trabalho árduo da equipe em Mannheim:
A equipe fez um trabalho fantástico ao desmontar e reconstruir nossos dois Porsche 963. Nosso objetivo no Brasil é ampliar nossa liderança no campeonato mundial
Urs Kuratle, Diretor de Motorsport de Fábrica LMDh, ressalta a importância de aprender rapidamente nas sessões de treinos livres:
Todas as equipes e fabricantes do FIA WEC estão entrando em território desconhecido com seus veículos. Não podemos nos basear em dados atuais sobre o desgaste dos pneus, então é importante aprender o máximo possível nas sessões de treinos livres e rapidamente transferir esses insights para a configuração do carro
Expectativas dos Pilotos
Os pilotos estão ansiosos para competir em Interlagos. Michael Christensen (Porsche 963 #5) está empolgado com seu primeiro evento em São Paulo:
Algumas equipes competiram lá há dez anos – mas não com os carros atuais e a última geração de pneus. Então, temos muitas coisas novas para descobrir. Isso é bom
André Lotterer (Porsche 963 #6), que já venceu em São Paulo, destaca a cultura de automobilismo do Brasil:
Os fãs estão sempre animados. É muito divertido. Eu gostaria de vencer lá novamente – de preferência no próximo fim de semana com meus companheiros de equipe Kévin Estre e Laurens Vanthoor e a equipe
Jenson Button (Porsche 963 #38), que tem muitas lembranças felizes de Interlagos, está ansioso para voltar:
Os fãs brasileiros são fantásticos e tão apaixonados – eles amam seu automobilismo. Como pilotos, realmente gostamos da pista, ela é fluida e rápida
Corrida em Interlagos
O Autódromo José Carlos Pace sediará a corrida de seis horas, e os fãs brasileiros de automobilismo poderão acompanhar a ação ao vivo. Os treinos de sábado e a corrida no domingo serão transmitidos pelo grupo Bandeirantes através do canal Band Sports, Esporte na Band (YouTube), app BandPlay e site band.com.br. A corrida promete ser emocionante, com muitas ultrapassagens e desafios para as equipes e pilotos.
Com grandes expectativas e uma preparação intensa, a Porsche Penske Motorsport está pronta para enfrentar mais um desafio no Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Os fãs brasileiros podem esperar uma corrida repleta de ação e emoção em Interlagos.