A W Series informou nesta segunda-feira (10) que não realizará as etapas dos Estados Unidos e México, desta forma a temporada 2022 será encerrada com antecedência. A categoria passa por problemas financeiros e agora busca recursos para viabilizar a temporada de 2022.
Neste mês a W Series acompanharia a Fórmula 1 em mais duas etapas, usando a América como um ponto de divulgação para a categoria feminina. A W Series contava com a realização da prova nos Estados Unidos para servir de vitrine e conquistar novos investidores. Mas para não prejudicar ainda mais o campeonato as contas, a W Series não realizará a etapa nos EUA e a rodada dupla no México.
LEIA MAIS: OPINIÃO – Mulheres e automobilismo: é preciso conquistar o seu espaço por mérito
O movimento já era esperado, principalmente após realizar a etapa em Singapura no dia 30 de setembro. Na ocasião a W Series contou com um número reduzido de funcionários e também obteve um auxílio do promotor do evento para viabilizar a prova.
A W Series entrou na temporada 2022 com problemas financeiros e ainda foi prejudicada por ter estabelecido um contrato com um investidor e não receber o pagamento, algo que afetou a temporada da categoria como um todo.
“Desde então foi tomada a decisão de se concentrar no processo de captação de recursos de longo prazo para permitir a longevidade e a saúde financeira da W Series em 2023 e além, e permitir a redução de custos com o cancelamento das corridas restantes em Austin e na Cidade do México”, informou a W Series através de comunicado.
“Em apenas nossa terceira temporada, estamos sempre trabalhando duro para garantir a regularidade do financiamento à medida que continuamos a expandir nossos negócios, mas devido a circunstâncias imprevistas recentes fora do controle da W Series, não recebemos os fundos contratados devidos a nós. Portanto, fomos forçados a tomar a infeliz decisão de não completar nosso calendário programado nesta temporada. Gostaríamos de agradecer ao Circuito das Américas e ao Grupo CIE do Autódromo Hermanos Rodríguez por seu apoio como promotores de nossos eventos em Austin e Cidade do México, respectivamente”, informou a CEO da W Series, Caterine Bond Muir.
“Trabalhamos duro para levantar o financiamento necessário para nos permitir terminar a temporada. Infelizmente, não foi possível fazer isso no curto espaço de tempo necessário após a não chegada dos fundos contratados e a crise econômica global. No entanto, embora todos estejamos incrivelmente desapontados por essa decisão ter que ser tomada no curto prazo, continuamos positivos sobre o futuro da W Series no longo prazo. Está bem documentado que os esportes femininos recebem muito menos financiamento do que os masculinos, e a W Series não é exceção. Somos incrivelmente gratos pela ajuda e apoio que recebemos nas últimas semanas após as notícias das dificuldades financeiras que enfrentamos, o que acelerou nosso processo de captação de recursos e nos deu grande otimismo ao olhar para 2023 e além”, seguiu.
A W Series deseja realizar a próxima temporada e realizar todos os processos que são necessários para garantir mais um ano do campeonato, promovendo as mulheres no automobilismo.
“Embora ainda não estejamos em posição de fazer um anúncio formal, há muitas conversas positivas em andamento e todas as partes compartilham nossa paixão e crença em nossa missão de fornecer ao nosso incrível campo de pilotas uma plataforma para mostrar seus talentos e performance na frente de fãs entusiasmados em todo o mundo. Estamos fazendo todo o possível para garantir a saúde financeira de longo prazo de nossos negócios e esperamos o crescimento e o sucesso contínuos da W Series.”
LEIA MAIS: OPINIÃO: W Series pode não concluir a temporada 2022 por conta de problemas financeiros
Com o fim prematuro da temporada 2022, Jamie Chadwick é declarada tricampeã mundial, contando com 50 pontos de vantagem para Beitske Visser, que ficou com a segunda posição. Jamie encerra a temporada com cinco vitórias e seis pódios, além de uma marca de 143 pontos.
A carreira da britânica na W Series conta com 11 vitórias, 10 poles e 18 pódios nas três temporadas que competiu com a categoria.
“Finalmente, quero parabenizar nossa tricampeã Jamie Chadwick. Ela dominou a W Series de 2022 e este campeonato é bem-merecido. Nós fomos e sempre seremos incrivelmente orgulhosos e apoiadores de sua carreira e desejamos a ela boa sorte em seu próximo capítulo emocionante. A todos os nossos pilotos da W Series, gostaria de expressar orgulho e sincera gratidão por seu profissionalismo e talento, proporcionando corridas divertidas e emocionantes durante toda a temporada, e por seu apoio inabalável enquanto navegamos nos próximos passos de nossa categoria. Sempre trabalharemos duro para fornecer às mulheres e pilotas as oportunidades de alcançar o sucesso e não vamos parar de lutar para continuar o trabalho que a W Series começou para apoiar as mulheres no automobilismo”.