A Pirelli começou as pesquisas para os pneus que serão usados na Fórmula 1 a partir de 2026. Uma sessão de testes privado foi encaminhada no Circuito de Barcelona-Catalunha nesta última terça-feira (18), com Felipe Drugovich conduzindo o Aston Martin de 2023.
Um ajuste será realizado nos pneus que vão para pista em 2026, embora a FIA tenha mantido o diâmetro do aro 18, usado pelos carros atuais, a largura dos pneus e o diâmetro externo deles serão ligeiramente menores, tanto para o eixo traseiro como o dianteiro. Atualmente o perfil é de 720 mm passando para 705-710 mm.
Após passar pelos primeiros estágios de preparação, como design, simulação e o trabalho realizado na bancada de testes, foram iniciadas as primeiras avaliações em pista. O processo se assemelha ao que a Pirelli realizou quando foi implementado o regulamento de 2022.
Embora os regulamentos de 2026 ainda não estejam finalizados, implicando em não ter ainda a carga aerodinâmica definitiva, a Pirelli está tentando não perder tempo e iniciou a sua preparação com as informações que foram passadas.
Os testes de pista são essenciais para simular situações que serão encontradas em 2026. São implementados carros-mula totalmente adaptados com especificações que buscam se assemelhar ao comportamento dos equipamentos do próximo regulamento. Desta vez foi a Aston Martin que contribuiu com a coleta de dados, usando o carro de 2023 com as alterações.
Avaliar os pneus e sentir o que está por vir, é valioso para as equipes, pois todo o trabalho aerodinâmico realizado no carro, precisa funcionar com os pneus. Se ocorre muita degradação, a equipe perde performance. É uma grande cadeia e os times estão ansiosos para coletar dados, conforme também realizam as suas pesquisas e apostas para o que será da Fórmula 1 em 2026.
A Aston Martin com todo o trabalho e alterações realizadas na fábrica, visando ser mais competitiva, foi a premiada. Mike Krack, chefe de equipe da Aston Martin revelou que a presença nesta avaliação ocorreu por meio de sorteio.
“Houve um processo seletivo – ou um processo sorteio – porque havia uma série de equipes que queriam fazer parte deste programa de teste. Fomos sorteados primeiro, então somos os primeiros a fazer isso”, disse ele.
O brasileiro Felipe Drugovich, piloto de testes e reserva da Aston Martin foi convocado para testar os designs de pneus de 2026, o piloto participou da sessão em Barcelona, completando 670 km com o equipamento.
A FIA não quer que as equipes tirem vantagem nestes testes, mas para ter o melhor pneu para 2026, é necessário serem definidos os níveis de downforce, para se aproximar da situação que será enfrentada e ter os pneus adequados para equipar os próximos carros.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.