Com o decorrer da temporada 2022 algumas mudanças estão sendo planejadas para o próximo ano, a Pirelli entra nesta conta e está planejando introduzir pneus dianteiros mais reforçados, a ideia da fornecedora de compostos é tentar reduzir as ‘saídas de frente’ que estão sendo constantes nesses novos carros.
Essa nova geração de carros conta com o efeito solo e marcou uma grande mudança na categoria, principalmente por conta dos conceitos aerodinâmicos. Essa mudança drástica aumentou o peso dos carros, para torná-los ainda mais seguros, mas em contrapartida eles estão propensos a sair mais de frente, sobretudo quando os carros estão em baixa velocidade.
Para a temporada atual a Pirelli também trouxe uma alteração para os carros, passando a fornecer os compostos de 18 polegadas, substituindo os pneus de 13 polegadas.
Essas ‘saídas de frente’ não são nada agradáveis para alguns pilotos, pois acaba modificando o seu estilo de condução e nota-se uma insatisfação por parte de alguns competidores. Ao longo do fim de semana é possível notar Max Verstappen se comunicando várias vezes com a equipe, pedindo para que eles encontrem uma configuração que evitem essas saídas, pois ele tem preferência por guiar um carro que tenha a frente mais presa.
A mudança que a Pirelli busca para o próximo ano pode colaborar com esses pilotos. Como única fornecedora da categoria, eles acabam coletando os pedidos das equipes e usam esses dados para tentar melhorar os seus compostos, principalmente para adequá-los aos novos modelos de carro.
“Já temos algumas melhorias em mente para o próximo ano. Na temporada anterior não tivemos a oportunidade de testar os novos pneus nos carros atuais, mas com os carros adaptados o comportamento era um pouco diferente”, afirmou Mario Isola, da Pirelli ao site Motorsport.com.
“Agora temos uma ideia melhor do que fazer com os pneus para o próximo ano. Queremos melhorar os pneus dianteiros, principalmente porque temos um pneu traseiro muito resistente, mas que gera algumas saídas de frente em baixa velocidade”, seguiu Isola.
A temporada 2022 serviu também como um campo de pesquisas para a Pirelli, algo que foi idealizado, mas que neste ano ficou mais fácil de compreender o seu funcionado. Para o desenvolvimento desses pneus foram usados os carros mula, equipamentos modificados para simular a ação dos carros desse ano, mas apenas agora com a realização das provas é possível identificar os pontos que precisam de mais atenção e desenvolvimento.
“O que sabemos agora é que os carros atuais geram muito mais downforce em alta velocidade e menos em baixa velocidade. E o equilíbrio é um pouco diferente. Os carros mula do ano passado tinham o mesmo peso dos carros atuais, porque pedimos às equipes que adicionassem um pouco de lastro para ficar com o mesmo peso e o mesmo equilíbrio de peso, mas o pacote aerodinâmico era simplesmente diferente dos carros atuais. Essa é a principal diferença em comparação aos carros atuais”, disse Isola.
“A maior parte dessa saída de frente se deve ao pacote aerodinâmico, mas podemos reagir projetando um pneu dianteiro ligeiramente diferente para o próximo ano, para equilibrar o carro e estamos testando agora nos carros atuais”, conclui Isola.
Os pneus do próximo ano estão sendo avaliados pelos times em testes organizados pela Pirelli e assim é possível contar com esse desenvolvimento.
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