O GP do Catar de 2025 será pautado por um limite de voltas para cada jogo de pneus. A medida, adotada em conjunto com FIA e as equipes de Fórmula 1, surge após análises técnicas que mostraram níveis críticos de desgaste no evento do ano passado.
Cada um dos jogos de pneus fornecidos para a etapa em Lusail, pode ser usado por 25 voltas. Apesar de contar com a gama dura de pneus neste evento – C1 (duro – faixa branca), C2 (médio – faixa amarela) e C3 (macio – faixa vermelha), os compostos neste circuito lidam com muita energia, estresse término e apresenta desgaste acentuado.

As voltas serão contabilizadas cumulativamente de todas as sessões de pista, incluindo as voltas realizadas em Safety Car e Virtual Safety Car. Lembrando que este é um evento Sprint.
Por outro lado, não entram na contagem:
- voltas até o grid,
- voltas de formação,
- voltas pós-bandeirada em Sprint e GP.
O GP do Catar é disputado em 57 voltas, cada piloto precisará de duas paradas para concluir a corrida. Antes do início do evento, a Pirelli fornecerá aos times quantas voltas ainda restam para cada jogo de pneus usados.
A medida foi tomada levando em consideração o desgaste acentuado apresentado pelos pneus em 2024. No ano passado, vários pneus, principalmente o dianteiro esquerdo, atingiram o nível máximo de desgaste. Tais condições, combinadas com a alta energia lateral, aumentaram a fadiga estrutural.
Em vários eventos ao longo de 2025, as equipes fizeram o possível para não lidar com uma segunda troca de pneus – já que esse momento da corrida representa um momento de grande tensão, podendo ocasionar erros.
Com essa prática, algumas equipes preferem perder performance em pista, se limitando a uma queda de desempenho e assumem o risco de estender o stint, além da vida útil dos pneus.
Uma medida semelhante foi tomada em 2023, embora por questões diferentes. Naquele ano, a troca de pneus foi imposta, pois a passagem por algumas zebras do circuito, causou micro-cortes nas laterais dos pneus. Para 2024, as zebras em formato de pirâmide foram modificadas, para evitar os mesmos problemas passados, também foi providenciada uma adição de cascalho ao redor delas – para que os competidores não fossem muito além do traçado do circuito.
Por se tratar de um evento Sprint o número de pneus muda, cada competidor terá 2 jogos de pneus duros, 4 médios e 6 macios.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.