O GP da Austrália neste ano será disputado como terceira prova do calendário. Melbourne é uma pista muito conhecida pelos pilotos, apesar das suas recentes alterações.
A FIA realizou uma avaliação de alguns circuitos, reduzindo ou aumentando as zonas de ativação do DRS. Para o Albert Park nesta temporada, a FIA confirmou uma quarta zona de DRS para contribuir com o aumento das ultrapassagens. É esperado que ocorra um aumento nas velocidades máximas podendo chegar em 340 km/h.
Para a temporada 2022 o Circuito do Albert Park foi recapeado, o asfalto ficou mais liso, melhorando a aderência dos pneus. Porém, para se ter a aderência desejada, é importante que os carros consigam rodar por mais tempo no traçado, desta forma, a evolução é sentida ao longo das sessões. O circuito também passou por algumas alterações, sendo revisado antes da prova de 2022 para tornar a pista mais rápida e fluída, além da busca para aumentar as ultrapassagens.
Desta vez a Fórmula 1 não estará sozinha, a Fórmula 2 e a Fórmula 3 também vão visitar a Austrália e com mais ação na pista, o traçado pode ganhar aderência mais rapidamente.
A Pirelli fornecerá a gama intermediária de pneus, composta pelos pneus: C2 (faixa branca – duro), C3 (faixa amarela – médio) e C4 (faixa vermelha – macio). O nível de exigência dos pneus é o médio para esse circuito. A Pirelli optou por não usar o pneu C5 como no ano passando, oferecendo a opção das equipes trabalharem com os pneus macios ao longo da corrida, já que no último ano eles foram usados apenas na classificação.
A corrida do ano passado foi definida em uma estratégia de apenas uma parada, onde Charles Leclerc conquistou a vitória. O monegasco realizou a sua parada na volta 22 para substituir os pneus médios e instalar os compostos duros. Grande parte dos competidores também optou por usar os pneus médios na largada, antes de instalar os compostos duros.
A prova foi marcada pelo Safety Car provocado por Sebastian Vettel, mas como o alemão abandonou a corrida na volta 24, grande parte do pelotão já tinha realizado as suas paradas obrigatórias e não viu a necessidade de fazer uma nova substituição dos pneus.
“Fizemos a mesma escolha de pneus que fizemos em 2019 para o Grande Prêmio da Austrália. Após uma ausência de dois anos do calendário devido à pandemia de Covid, optamos por uma lacuna nos compostos indicados no ano passado selecionando o C2, C3 e depois o C5 mais macio. Essa corrida foi vencida por uma parada para Charles Leclerc, da Ferrari, com todas as equipes usando o pneu duro e o médio, enquanto o macio foi usado apenas para a classificação”, disse Mario Isola da Pirelli.
Os pneus não degradaram tanto como era o esperado, o recapeamento da pista contribuiu para que os pneus tivessem uma maior durabilidade e a estratégia de apenas uma parada fosse a executada.
Max Verstappen não concluiu a corrida e Leclerc dividiu o pódio com Sergio Pérez e George Russell.
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O GP da Austrália era referência por ser o circuito usado na abertura do campeonato, mas após o Covid-19 e o cancelamento das corridas de 2020 e 2021, o GP do Bahrein e o início da temporada no Oriente Médio provocou tal alteração.
“Neste fim de semana, as equipes vão têm o C2, C3 e C4 à sua disposição, o que significa que têm mais opções para a corrida em termos de estratégia: pelo menos no papel. Esperamos um alto grau de evolução da pista ao longo do fim de semana, como normalmente é o caso em Melbourne, enquanto as demandas de energia nos pneus estão dentro da média para a temporada uma pista fluida com curvas mais rápidas após as modificações do ano passado, que beneficiam as ultrapassagens e também o espetáculo geral”, afirmou Isola.
Fórmula 2
Após o GP da Arábia Saudita, Ralph Boschung da equipe Campos chega a Melbourne como líder do campeonato, mas o piloto suíço é seguido de perto por Théo Pourchaire da ART Grand Prix e pelo vencedor da prova sprint em Jeddah, Ayumu Iwasa da DAMS. Na última etapa era esperado um desempenho melhor de Théo Pourchaire, mas o piloto mais uma vez fez uma etapa bem ruim na Arábia Saudita.
A Pirelli indicou o pneu de faixa amarela e o composto macio para a Fórmula 2 na Austrália. Tanto a Fórmula 2 quanto a Fórmula 3 estão correndo na Austrália pela primeira vez.