Na segunda-feira (18) a Pirelli encerrou o teste de pneus de 18 polegadas, a última avaliação foi realizada em Paul Ricard, na França, onde a Alpine com Daniil Kvyat andaram mais uma vez com os pneus de chuva.
A próxima temporada da Fórmula 1 terá várias novidades, incluindo o carro e o novo regulamento, mas a categoria também deixará de utilizar os pneus de 13 polegadas, para competir com os de 18 polegadas.
Os novos pneus serão um desafio para os engenheiros, a relação de consumo, balanceamento entre outros fatores são alterados com um pneu de perfil diferente. A Fórmula 2 que já está trabalhando com esses compostos, informa que a adaptação foi rápida, mas o gerenciamento dos pneus acaba mudando, portanto, é um ponto que demanda mais atenção.
.@AlpineF1Team driver @kvyatofficial concludes Pirelli’s #Fit4F1 18-inch 2022 test campaign after completing 167 laps on next year’s Cinturato Green intermediate tyres at @PaulRicardTrack in France. Vital info for Pirelli to finalise the definitive specification for next year. pic.twitter.com/2FHBNMFpIz
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) October 18, 2021
A avaliação dos pneus de 18 polegadas teve início neste ano em fevereiro, mas o desenvolvimento começou em 2019, pois a meta era trocar os pneus em 2021, junto com o novo carro. No entanto, a pandemia de Covid-19 mudou os planos da categoria, enquanto as equipes tiveram que trabalhar por mais um tempo com os pneus de especificações antigas.
“Com este último teste em pista molhada, finalmente encerramos nosso cronograma de desenvolvimento para os novos pneus de 18 polegadas”, disse o chefe da Pirelli na Fórmula 1, Mario Isola. “No ano passado, a pandemia COVID-19 significou que tivemos que revisar nosso programa de teste totalmente, cancelando os testes em andamento para nos concentrar na simulação, bem como no desenvolvimento e modelagem virtuais.
A Pirelli chegou aos 36 dias de teste, sendo 28 em pista, somado ao tempo que já tiveram de avaliação no final de 2019 e início de 2020. A fornecedora de pneus informa que foram mais de 10 mil horas de testes internos, mas de 5 mil horas em simulação, assim como mais de 70 protótipos desenvolvidos virtualmente. Tudo isso resultou em 30 especificações físicas que foram enviadas para a pista para que os times fizessem as avaliações.
As equipes contribuíram para os testes, fornecendo os seus carros e pilotos, além disso a Pirelli pode contar com o feedback necessário para dar um direcionamento para os pneus da próxima temporada, avaliando o que os pilotos desejam para o próximo ano.
Em 2022, os times ainda vão lidar com cinco tipos de pneus, assim como operaram nesta temporada.
“Este sistema de simulação virtual nos ajudou a otimizar o número de protótipos físicos produzidos e retornar aos testes em andamento por 28 dias ao longo de 2021. Iniciamos o processo de desenvolvimento com o perfil, antes de passar para a construção da base e, finalmente, voltar para os cinco compostos que iremos homologar para o próximo ano”, seguiu Isola.
Para a avaliação que ocorreu em 2021, os times forneceram carros ‘mula’, modificados, recebendo peças para se encaixar nas especificações que os carros vão ter no próximo ano. É uma forma de avaliar os pneus, tentando simular as forças o comportamento do carro neles, mas no próximo ano a Pirelli ainda terá um tempo para fazer outros testes e talvez realizar alguma modificação necessária.
“No próximo ano, ainda teremos alguns dias de teste à nossa disposição, o que nos permitirá ajustar o pneu 2022 com os novos carros, se necessário. Assim que a especificação for validada pela FIA, os pilotos terão a chance de experimente os pneus definitivos de 18 polegadas no teste após o Grande Prêmio de Abu Dhabi, embora tenhamos que esperar pelos testes de pré-temporada do próximo ano para ver esses pneus em ação nos carros de 2022 pela primeira vez.”
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!