AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Pirelli e equipes completam último teste de pneus de 2026 em Abu Dhabi

As equipes avaliaram os pneus definitivos de 2026 e jovens pilotos ganharam pista no último dia de atividades do ano

Nesta terça-feira (09) a Fórmula 1 retornou para a pista, marcando o último contato com a pista antes das férias de fim de ano. O circuito de Abu Dhabi foi palco para os testes de pneus de 2026, assim como o tradicional teste de novatos.

A partir das 9h, horário local, os carros foram liberados para a pista, com a Pirelli aproveitando este momento para apresentar os próximos gráficos da temporada 2026.

As equipes tentaram colaborar ainda mais com a fornecedora de pneus, neste que é o último teste com os pneus do próximo ano. Alguns times como Mercedes e Ferrari já contavam com o novo “straight line mode” (SLM), para simular a aerodinâmica ativa do próximo, esses carros então puderam rodar sem limite de velocidade, respeitando as zonas de ativação definidas pela FIA para delimitar o traçado.

Para os testes com os carros-mula, as equipes tiveram à disposição um jogo de pneus C2, três jogos de C3, C4 e C5, além de um jogo de intermediários. As equipes não receberam um programa específico para seguir, por isso fizeram as suas voltas e utilizaram os pneus da forma que queriam. O melhor tempo de volta ficou com Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) que anotou 1m25s170 com a Mercedes. A segunda colocação foi de Oscar Piastri (McLaren) com 1m26s099) e a terceira posição de Lewis Hamilton (Ferrari) 1m26s138 – todos obtidos com os pneus C5.

Pirelli – teste de pneus de 2026 com os pilotos oficiais – Foto: divulgação Pirelli

Os jovens pilotos escalados para a sessão, pilotaram os carros de 2025, para os seus carros a Pirelli forneceu dois jogos de C3 e C5 e quatro de C4 – além dos pneus intermediários e de chuva extrema. O mais rápido da sessão foi Jak Crawford (Aston Martin) 1m23s766 com os pneus macios C5.

Ao longo das nove horas de atividade em pista, concluídas às 18h, os 20 carros somaram 2.648 voltas — o equivalente a 13.984 quilômetros percorridos. Entre os pilotos, quem mais acumulou quilometragem foram Kimi Antonelli, com 157 voltas, seguido por Frederik Vesti, com 145, e Pierre Gasly, com 144 giros completados.

Teste de jovens pilotos em Abu Dhabi – Foto: divulgação Pirelli

“Este dia de testes foi uma oportunidade excelente para todas as equipes experimentarem os pneus definitivos de 2026, cujos compostos serão oficialmente confirmados na segunda-feira. Ao longo dos testes de desenvolvimento realizados pela Pirelli nesta temporada, as equipes rodaram individualmente com diferentes versões de protótipos, em várias fases, desde apenas a nova construção até diversas opções para um mesmo composto. Hoje foi a primeira vez em que elas tiveram toda a gama completa disponível na pista, o que permitiu compreender mais profundamente as características dos novos pneus”, falou Mario Isola, diretor de Motorsport da Pirelli.

“Utilizando os mesmos carros-mula dos testes de desenvolvimento, e com os mesmos limites de velocidade, as equipes puderam comparar facilmente os dados coletados em Yas Marina com os dos testes anteriores. Para nossos engenheiros, este teste foi fundamental para confirmar os espaçamentos de performance entre os compostos e os níveis de degradação, que foram o foco do trabalho ao longo do ano. Analisar os novos pneus, que têm uma área de contato menor com o asfalto, também nos permitiu avaliar sua susceptibilidade a granulação e superaquecimento, dois efeitos que podem aumentar devido à superfície reduzida. Agora, precisamos esperar até o fim de janeiro para ver esses pneus em ação nos testes de Barcelona, nos carros da nova geração.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading