A Fórmula 1 segue para o circuito de Monza, para disputar a última corrida de uma rodada tripla que começou no GP da Bélgica. A prova desta vez é na casa da Ferrari, mas o time italiano não está animado com a sua performance neste traçado e acredita em mais um passeio da Red Bull.
A Pirelli definiu os pneus intermediários da sua gama para a prova deste fim de semana, desta forma os pilotos vão trabalhar com o C2 (duro – faixa branca), C3 (médio – faixa amarela) e C4 (macio – faixa vermelha). A escolha destes últimos três anos não mudou, são os pneus que melhor operam nesta pista, porém, em 2022 a categoria usa os compostos de 18 polegadas, que também passaram por uma reformulação da sua composição.
No ano passado a categoria testou o formato Sprint em Monza, desta forma a distribuição dos pneus tinha mudado, mas neste ano tudo volta ao que as equipes estão acostumadas. A próxima Sprint de 2022 será disputada em Interlagos.
A Pirelli busca tentar amenizar a saída de traseira que os carros apresentam normalmente nas curvas lentas de Monza. Os times também acabam mudando a asa traseira para essa prova, buscando eficiência nas retas, mas um equilíbrio para as curvas. As configurações de baixo downforce, com um pacote específico de baixo arrasto, significam que o foco fica destinado a aderência mecânica dos pneus.
Após a etapa em Monza, a Red Bull permanecerá com a Pirelli no circuito para que a equipe austríaca possa avaliar os protótipos de pneus do próximo ano.
“É um grande evento para nós, pois aproveitamos nosso aniversário de 150 anos em casa, além disso Monza comemora seu primeiro século! Portanto, estamos ansiosos por um grande festival de motorsport na Itália, do qual podemos nos sentir muito orgulhosos, pois equipamos os carros mais sofisticados e eficientes da história da Fórmula 1 com pneus de 18 polegadas. Monza é bem conhecida por suas altas velocidades e algumas curvas rápidas onde é importante ter um carro com equilíbrio perfeito. Os pneus deste ano devem levar a um menor superaquecimento na traseira em uma pista onde os carros correm com baixo downforce e muitas vezes usam o vácuo para fazer ultrapassagens. Sem a corrida Sprint de classificação em Monza este ano, as equipes irão para o GP com um pouco menos de informação do que da última vez, o que significa que a abordagem estratégica será um pouco diferente”, disse Mario Isola.
As Categorias de Base
O campeonato da Fórmula 2 pode ser decidido neste fim de semana, Felipe Drugovich é o atual líder e só precisa de 9 pontos para definir o título na Itália.
A Pirelli que também é fornecedora dos pneus usados pela F2 e F3, definiu a entrega de três pneus médios e dois macios para os competidores. A prova Sprint terá duração de 21 voltas e acontece no sábado, enquanto a prova principal será disputada no domingo com duração de 30 voltas.
A Fórmula 3 disputará a sua última corrida da temporada em Monza, os pilotos recebem três conjuntos novos de pneus macios, além de um jogo de médios para ser usado no treino livre. A corrida Sprint será disputada em 18 voltas, enquanto a corrida principal tem duração de 22 voltas.