Diferente de alguns anos que a Pirelli definia a escolha de pneus para toda a temporada, a fornecedora de compostos tem realizado os seus anúncios por conjunto de etapas. A Pirelli realizou a indicação de quais compostos serão usados em Mônaco e Barcelona.
Para a prova que acontece no Principado ao final de maio, a Pirelli definiu a sua fama de pneus mais macia, enquanto a indicação para Barcelona é de uma das gamas mais dura de pneus.
Monte Carlo é uma pista de rua, com voltas lentas, um asfalto pouco abrasivo e que precisa de compostos que responsam as exigências do circuito. Desta forma a indicação é a utilização dos pneus C3 (faixa branca – duro), C4 (faixa amarela – médio) e C5 (faixa vermelha – macio). Para contar com mais aderência, além de em algumas provas lideram com temperaturas baixas, essa nomeação faz mais sentido para a etapa. Os times também precisam levar em consideração os altos níveis de downforce.
A prova realizada em Barcelona ocorre em um circuito já muito conhecido da categoria e dos seus pilotos. O circuito foi palco de várias pré-temporadas e é o momento da temporada que as equipes mais realizam mudanças em seus carros, usando Barcelona como um traçado para testes e avaliação dos seus equipamentos.
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O trecho final da pista passou por alterações para a prova de 2023, ocorrendo a remoção da chicane que não agradava muito os competidores. A alteração fez o setor final da pista ficar menor e menos exigente para os pneus, mas agora eles sofrem com mais estresse lateral durante as curvas rápidas finais (curvas 14 e 15).
A temperatura no circuito de Barcelona é o que dita o ritmo e o comportamento dos pneus, podendo influenciar diretamente da degradação dos compostos. Para essa corrida o mais indicado são os pneus C1 (faixa branca – duro), C2 (faixa amarela – médio) e C3 (faixa vermelha – macio). Embora a Pirelli utilize a mesma seleção de pneus para a prova em Barcelona, o pneu C1 deste ano é diferente do C1 do ano passado.
A categoria utilizará o novo C1, composto que foi moldado pela Pirelli para reduzir o gap de desempenho que existia entre o C1 e C2. O pneu que foi usado como C1 no ano passado, é o C0 desse ano, sendo o pneu mais duro disponível na gama. O C1 de 2023 foi usado na corrida de estreia no Bahrein, operando como o esperado.