ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Pirelli aposta pelo terceiro ano consecutivo em gama intermediária de pneus para o GP de Miami

Mesmo com uma prova Sprint, a aposta da Pirelli é na utilização dos pneus intermediários ao longo da 6ª etapa

Neste fim de semana a Fórmula 1 segue para Miami, com a realização da 6ª prova do calendário. A corrida representa a primeira disputa de três programadas para acontecer nos Estados Unidos na temporada 2024.

O Autódromo Internacional de Miami recebeu a Fórmula 1 pela primeira vez em 2022. O traçado de 5,412 km conta com 19 curvas e 3 retas, proporcionando aos competidores a possibilidade de ativar o DRS em três trechos diferentes do circuito. A área de detecção fica em três pontos distintos para possibilitar uma batalha ao longo das voltas. Agora a liberação do DRS acontece mais cedo, algo que pode ser bem interessante para a prova de Miami deste ano.

Em termos de pneus, nada muda para a prova de 2024, a Pirelli mais uma vez fornecerá a gama intermediária de compostos, formado pelo: C2 (duro – faixa branca), C3 (médio – faixa amarela) e C4 (macio – faixa vermelha). A seleção é a mesma escolhida para a prova disputada em 2022, assim como a corrida de 2023.

Pneus escolhidos para a disputa do GP de Miami – Foto: reprodução Pirelli

Os pneus da gama intermediária foram usados pela primeira vez neste ano durante o GP da Arábia Saudita, depois a escolha foi trabalhada ao longo do GP da China e retorna para a prova em Miami. A sequência formada pelo GP da Emilia-Romagna, Mônaco e Canadá foi definido o uso da gama mais macia de pneus.

Os pneus médios e duros são os compostos mais usados ao longo da corrida, mas nestes dois anos de prova, alguns competidores experimentaram os pneus macios para fazer ao menos um trecho da corrida.

Está é uma pista que os três setores são bem distintos, proporcionando um giro que o competidor se depara com um pouco de tudo.

  • A primeira parte é formada por uma série com oito curvas de alta velocidade;
  • O segundo setor tem uma longa reta e algumas curvas de baixa velocidade;
  • A parte final do traçado até a linha de chegada consiste em uma reta e três curvas fluídas;

Max Verstappen trabalhou com estratégias diferentes ao longo destas duas provas realizadas no circuito. No primeiro evento o piloto começou a prova com os pneus médios e realizou a troca na volta 26, passando a trabalhar com os pneus duros. Em 2023 o trabalho foi inverso, Verstappen largou com o jogo de pneus duros e foi instalar os compostos médios apenas no giro 45.

Estratégia adotada no GP de Miami de 2023 – Foto: reprodução Pirelli

Em termos de estratégia, é uma pista que é possível concluir a corrida com apenas uma parada, mas no meio do pelotão podemos ter algumas apostas ousadas, principalmente no final da prova, para buscar uma ultrapassagem.

No ano passado, a pista passou por um recapeamento antes da prova de 2023 ser disputada. O asfalto tem uma superfície bem lisa e com baixa aderência. A Fórmula 1 não estará sozinha desta vez, pois a F1 Academy retorna para disputar a segunda prova da temporada 2024. É notada uma evolução rápida ao longo das sessões e os pilotos conseguem ganhar um pouco mais de confiança guiando os seus carros.

LEIA MAIS: Com estratégia diferenciada, Verstappen supera Pérez e vence GP de Miami

Este é mais um fim de semana com corrida Sprint, desta forma os competidores vão trabalhar com apenas 12 jogos de pneus, diferente dos 13 compostos entregues em um fim de semana regular de corrida.

Os competidores e suas equipes terão apenas um treino livre para preparar os carros, antes da primeira classificação do fim de semana. Com o grid de largada definido para a primeira prova, o sábado começa com a prova Sprint, uma corrida de apenas 100 km.

O dia termina com uma nova classificação, para definir o grid de largada da corrida principal que será disputada no domingo. Neste intervalo entre Sprint e a segunda classificação do fim de semana, é possível realizar mudanças no acerto dos carros.

Obs:. A classificação Sprint, que tem uma duração reduzia, obriga a utilização dos pneus médios novos no Q1 e Q2, enquanto o Q3 precisa ser disputado com os pneus macios. A única exceção é se a pista for declarada molhada, desta forma os competidores podem partir para os pneus de chuva.

Com o clima tropical, Miami pode enfrentar altas temperaturas, mas também lidar com alguma chuva ao longo do fim de semana. Em um circuito como este, que já é bem desafiador, os pilotos ainda precisam ficar atentos a mudança dos ventos.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo