ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Novo formato de fim de semana Sprint deixa dúvida e força as equipes a definir suas prioridades

Mudança do formato do fim de semana Sprint é acompanhado por alteração nas regras de utilização dos pneus

A Fórmula 1 optou por alterar o formato da Sprint, não apenas com a realização de duas classificações, mas também modificaram a regra dos pneus. Ao que tudo indica, Lando Norris e Yuki Tsunoda ficaram sem um jogo de pneus macios novos e se os pilotos avançarem para o Q3, não poderão participar da sessão.

A classificação Sprint Shootout que será realizada na manhã de sábado para definir o grid de largada da prova de 100 km. A nova regra exige que os pilotos façam o Q1 e Q2 com pneus médios novos, enquanto no Q3 os competidores precisam usar um jogo de pneus macios novos. Os pneus que foram usados nas outras sessões não podem ser trabalhados na classificação Sprint.

Pneus escolhidos pela Pirelli para o GP do Azerbaijão – Foto: Ale Ranieri / BP

A sessão desse sábado tem tempo reduzido, no Q3, os competidores têm praticamente a chance de realizar apenas uma volta rápida, por conta do tempo de aquecimento dos pneus, volta rápida e a necessidade de recarregar as baterias. Com uma atividade mais curta os competidores não terão tempo de passar pelos boxes para instalar um novo jogo de pneus, dessa forma optaram por adicionar mais uma regra na classificação shootout, para favorecer a dinâmica da atividade.

No Q1 e Q2 que o tempo é um pouco maior, acredita-se que ao piloto entrar na pista, ele permanecerá no traçado tentando extrair o melhor do composto. Os times estão com dúvida sobre a regra atual, principalmente após uma bandeira vermelha ou passagem pelos boxes, pois depois que o pneu é instalado e o competidor vai para a pista, ao retornar para os boxes, aquele composto não é mais considerado novo. Como vão proceder se uma interrupção acontecer? O competidor não poderá mais retornar ao traçado por não ter um jogo novo de pneus? A FIA informou que seguirá uma “abordagem pragmática” para permitir que um único conjunto seja usado para o Q1, Q2 e Q3 completo, mesmo nessa abordagem.

Quando a Sprint é realizada, doze jogos de pneus são disponibilizados para cada piloto, dos compostos de pneus duros, quatro médios e seis macios.

A McLaren com Lando Norris e a AlphaTauri com Yuki Tsunoda optaram por priorizar a sexta-feira e a classificação da corrida principal. Os dois pilotos participaram do Q3 nesta primeira classificação do fim de semana, as equipes tinham o intuito de ter posições melhores na corrida principal e buscar pontos nessa atividade, sacrificando parte da classificação do sábado. Norris vai começar a corrida principal do 7º lugar, enquanto Tsunoda larga da 8ª posição.

Se o piloto avançar para o Q3, sem ter um jogo de pneus macios novos, a equipe manterá o piloto nos boxes. No caso de Lando Norris e Yuki Tsunoda, se eles avançarem ao Q3, podem começar a corrida do 9º e 10º lugar. Mas primeiro de tudo, os seus carros precisam operar bem com os pneus médios, antes que os competidores consigam uma vaga no Q3.

Discutiram com as equipes e FIA para que a mesma regra fosse aplicada para a classificação da corrida principal, onde cada um dos pilotos deveria conservar um pneu macio novo para o Q3, mas não recebeu apoio das equipes para uma alteração imediata. Uma nova alteração pode ser realizada para eventos Sprints futuros.

Como a corrida do domingo oferece mais pontos, ela ainda será uma atividade que vai receber mais atenção das equipes. Dessa forma, ao longo da temporada nas próximas Sprints, novamente outras equipes talvez abram mão do Q3 na Sprint, para ter uma posição melhor para a largada do domingo.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo