O GP da Bélgica foi disputado neste domingo (27) e contou com uma vitória sólida de Oscar Piastri, sendo a sexta do ano e a oitava da carreira. A corrida foi decidida no momento que os pilotos abandonam os pneus de pista molhada, pelos compostos de pista seca. A McLaren chamou o australiano primeiramente aos boxes, fazendo a parada ser efetiva, contra o companheiro de equipe.
Quando Lando Norris fez a sua troca de pneus, o piloto que já tinha perdido a ponta para o companheiro de equipe, entrou em uma estratégia alternativa para tentar recuperar a primeira posição. A ideia da McLaren foi instalar os pneus duros, para ir com eles até o final da corrida, com o intuído de dar uma condição melhor de compostos com a aproximação do final da corrida, para Norris buscar o companheiro de equipe.
No entanto, embora a distância entre eles tenha diminuído de 9 para 4 segundos no final da corrida, mas não foi suficiente para permitir um duelo entre eles.
Charles Leclerc cruzou a linha de chegada na terceira posição. O monegasco precisou brigar pela posição com Max Verstappen, no começo da prova, mas o monegasco resistiu todas as investidas feitas pelo adversário.
O neerlandês, após vencer a sprint no sábado, ficou com o quarto lugar na corrida principal – sendo a sua posição de largada. O piloto da Red Bull, fez o seu trabalho, para garantir pontos importantes para a equipe em primeiro evento sem Christian Horner no comando.
George Russell ficou com a quinta posição representando a Mercedes, seguido por Alexander Albon na sexta posição, em uma corrida segura com a Williams, onde mesmo ameaçado por Lewis Hamilton, conseguiu resistir aos ataques.
O heptacampeão mundial fez uma corrida de recuperação, algo que não era esperado, por conta da performance no início do fim de semana. A Ferrari acertou no momento de realizar a parada do competidor, fazendo com que ele avançasse no pelotão, quando os rivais fizeram suas paradas. Ocupando a sétima posição, ele administrou os próximos giros, para não perder mais.
Liam Lawson foi o oitavo colocado com a Racing Bulls, seguido por Gabriel Bortoleto, que conseguiu mais dois pontos para a Sauber. Pierre Gasly completou o top-1-, depois que a Sauber resolveu fazer uma segunda troca de pneus com Nico Hülkenberg.
A Fórmula 1 retorna na próxima semana, para disputa do GP da Hungria, sendo a última prova antes das férias da Fórmula 1.
Saiba como foi o GP da Bélgica
No sábado, Lando Norris conquistou o direito de largar da posição de honra, por superar Oscar Piastri. Charles Leclerc superou Max Verstappen, conseguindo ocupar a terceira posição para o início da prova.
Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Andrea Kimi Antonelli e Fernando Alonso iniciaram a prova dos boxes, por conta de alterações nos carros. Os competidores receberam novas peças para os motores, como não tiveram uma classificação satisfatória, as equipes aproveitaram para promover as mudanças.
Primeiramente os pilotos fizeram uma volta de reconhecimento atrás do Safety Car, mas o início da prova foi suspenso, esperando um melhor momento para o início da corrida. Cerca de 1h20 depois desta tentativa, o tempo abriu, permitindo que o início do procedimento de largada fosse realizado.
A direção de prova não tinha disparado o cronômetro para marcar as 3 horas de evento, algo que só aconteceu quando a corrida tinha chance de iniciar. Os pilotos foram comboiados pelo Safety Car, por conta do spray que levantava com a passagem dos carros pelo traçado – neste primeiro momento.
Após quatro voltas atrás do Safety Car, optaram pela largada lançada, para liberar a pista em bandeira verde. Lando Norris perdeu a liderança para Oscar Piastri, metros depois da largada, na reta Kemmel depois da Eau Rouge, o piloto australiano fez a ultrapassagem no companheiro de equipe. No entanto, as outras posições foram mantidas.
LAP 5/44
Piastri immediately makes his move and seizes P1 up the Kemmel Straight 💪#F1 #BelgianGP pic.twitter.com/D5UtMuTb13
— Formula 1 (@F1) July 27, 2025
Na volta seguinte, Alexander Albon foi superado por George Russell, que faturou a quinta posição. Na sequência, Charles Leclerc era pressionado por Max Verstappen, em um duelo que colocava em jogo a terceira posição.
Lewis Hamilton encontrou um espaço na pista para fazer as ultrapassagens em Carlos Sainz e Franco Colapinto, avançando para o 14° lugar. Com essa manobra, Andrea Kimi Antonelli espalhou na pista, mas conseguiu ocupar a 18ª posição.
Aos poucos o heptacampeão mundial buscava os adversários, tentando outras ultrapassagens – como aquela realizada em Pierre Gasly, para ocupar a 13ª posição. Completando dez voltas, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Leclerc, Verstappen, Russell, Albon, Tsunoda, Hadjar, Lawson e Bortoleto.
Verstappen continuava pressionando o monegasco, enquanto o piloto da Ferrari mencionava a falta de aderência. No outro extremo da tabela, a Ferrari parou Lewis Hamilton e foram aos boxes junto com o heptacampeão mundial, Hülkenberg, Gasly e Alonso instalaram os pneus médios (C3).
Entre os líderes, a McLaren optou por realizar a parada de Oscar Piastri, mergulharam com o australiano para os pits, Leclerc, Verstappen, Russell, Albon, Lawson, Bortoleto, Bearman, Colapinto, Sainz, Antonelli e Stroll. Por outro lado, a McLaren permaneceu com Norris em pista, Tsunoda, Hadjar e Ocon foram outros pilotos que precisaram aguardar em pista o momento para suas paradas.
Então Norris foi recebido pela equipe na volta 14, com o britânico sendo devolvido para o traçado atrás do companheiro de equipe, mas usando os pneus duros, enquanto o restante do pelotão apostava em pneus médios, assim como Piastri. Hamilton continuava realizando a sua corrida de recuperação e já surgia na sétima posição.
LAP 14/44
Norris follows Piastri into the pits on the following lap – he’s opted for the hard tyres while every other driver is on the mediums #F1 #BelgianGP pic.twitter.com/ioDrBvqRgU
— Formula 1 (@F1) July 27, 2025
Iniciando o 13° giro, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Leclerc, Verstappen, Russell, Albon, Hamilton, Lawson, Hülkenberg e Bortoleto. O brasileiro fazia o possível para se manter na zona de pontuação, logo atrás do companheiro de equipe – que também tinha progredido no grid com o momento que a sua parada foi realizada. Por outro lado, as corridas de Isack Hadjar (16°) e Esteban Ocon (20°) ficaram prejudicadas por conta do momento que as trocas de pneus aconteceram.
Na volta 17, Bearman conseguiu se livrar de Alonso, para ocupar a 13ª posição. O piloto da Haas então partiu para o ataque em Tsunoda, pois o representante da Red Bull não contava com o auxílio do DRS, por estar separado por 2 segundos para Pierre Gasly.
Hadjar foi perdendo performance e despencando no grid. Na Sauber, a equipe optou por dar uma ordem interna, solicitando a inversão de posição de Hülkenberg, com Bortoleto, para liberar o brasileiro do tráfego e viabilizar o duelo pela oitava posição.
Os pilotos discutiam com as equipes, a possibilidade de uma segunda parada, pois a degradação dos pneus médios da prova deste ano estava muito acentuada.
Com 26 voltas, Piastri liderava a corrida com 9 segundos de vantagem para Norris, após um erro do britânico; essa era quase a mesma distância que Leclerc tinha para o piloto da McLaren. Fora do top-10, os duelos eram mais intensos, com os pilotos separados por menos de um segundo.
No giro seguinte, Carlos Sainz se mandou para os boxes, para instalar um jogo de pneus duros novos. Na pista, Fernando Alonso foi superado por Antonelli, que conseguiu obter o 14° lugar.
Para melhorar a performance de Colapinto, a Alpine apostou na instalação de um jogo novo de pneus médios. A mesma tática aconteceu com Alonso na Aston Martin.
Chegando na 30ª volta, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Leclerc, Verstappen, Russell, Albon, Hamilton, Lawson, Bortoleto e Hülkenberg. Antonelli também se lançou para mais uma troca de pneus nos boxes.
Quando a Sauber de Hülkenberg perdeu performance, a equipe optou por realizar uma parada adicional, mas o competidor retornou na 15ª posição, abandonando a zona de pontuação. Por contar com pneus mais frescos, o alemão conseguiu a ultrapassagem em Ocon, para recuperar a posição perdida. O piloto da Haas também foi superado Antonelli.
As últimas voltas foram sem ação, com os pilotos tomando o maior cuidado apenas para levar os carros para casa.
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