Oscar Piastri venceu o GP da Holanda disputado neste domingo (31), o piloto australiano não foi ameaçado ao longo da prova, o competidor que busca conquistar o seu primeiro título na Fórmula 1, manteve o controle nas relargadas e conseguiu administrar a diferença para Lando Norris e depois para Max Verstappen no final da corrida.
A prova em Zandvoort era uma icôgnita, pois Piastri não foi tão bem no ano passado, mas neste evento, o piloto australiano conseguiu superar o companheiro de equipe desde o duelo pela pole. A McLaren encerra o evento com um excelente resultado para um dos seus pilotos, mas com um gosto amargo pelo abandono de Norris, em decorrência de um problema no motor.
Isack Hadjar aproveitou o abandono de Norris para conquistar o seu primeiro pódio da carreira na Fórmula 1. O piloto da Racing Bulls que tinha fama na base de ser inconsistente e cometer alguns erros, foi preciso na Holanda. Além de conquistar o quarto lugar para a largada, conseguiu resistir as investidas de Leclerc e mais tardar de Russell, para aproveitar qualquer oportunidade que surgisse pelo caminho. Dessa forma, com o abandono do piloto da McLaren, Hadjar conquistou a 3ª posição.
George Russell representou a Mercedes na 4ª posição, seguido por Alexander Albon em uma corrida muito movimentada, em várias incidências de Safety Car e Virtual Safety Car. Oliver Bearman foi o 6° colocado com a Haas, enquanto Lance Stroll – após iniciar do final do grid, salvou um 7° lugar para a Aston Martin, com Fernando Alonso em 8°. O espanhol da Aston Martin também viveu uma prova de altos e baixos, mas com a estratégia de planejar um undercut, se beneficiou na pnúltima neutralização da corrida, para avançar no grid.
Yuki Tsunoda conseguiu terminar na nona posição, aproveitando as punições que foram aplicadas para Andrea Kimi Antonelli no final da corrida. Esteban Ocon também ficou no top-10 pelo mesmo motivo, conseguindo um ponto para a Haas.
Se um fim de semana duro já era apresentado para os pilotos da Ferrari, por conta da sua performance no circuito, ele se tornou ainda pior com o abandono duplo dos seus pilotos.
No próximo fim de semana a corrida é na casa da Ferrari, onde o time luta por uma recuperação.
Saiba como foi o GP da Holanda
Após a resolução da classificação, Oscar Piastri faturou a pole. O australiano superou o piloto favorito do evento, depois de Lando Norris liderar todos os treinos livres do fim de semana. O duelo na McLaren segue acirrado, com uma diferença mínima de performance entre os companheiros de equipe.
Logo atrás, Max Verstappen conseguiu encaixar o carro da Red Bull, com Isack Hadjar surpreendendo a todos ao faturar o 4° lugar para a largada.
Here’s how the drivers line-up for Sunday’s race 👀#F1 #DutchGP pic.twitter.com/bfopyrP5KA
— Formula 1 (@F1) August 30, 2025
A Ferrari, como era esperado pelo ritmo do fim de semana, não conseguiram começar a corrida um pouco mais na frente. A classificação já foi um grande desafio para a equipe italiana, que fez um ajuste na configuração em busca de ter um melhor desempenho na prova.
Para a largada, grande parte do grid deu preferência pelos pneus médios. No entanto, largaram com os compostos macios, Max Verstappen, Yuki Tsunoda, Franco Colapinto e Nico Hülkenberg, com os pneus duros foram Esteban Ocon e Oliver Bearman – o último iniciando a prova dos boxes por conta de uma mudança que a Haas realizou em seu carro.
Quando as luzes vermelhas se apagaram, Piastri saltou na ponta, com Verstappen brigando com Norris pela 2ª posição na primeira curva do circuito. Mesmo depois de um erro, o dono da casa conseguiu se manter logo atrás de Piastri, deixando o britânico da McLaren brigar com o piloto da Red Bull. Hadjar conseguiu conservar o 4° lugar, com Leclerc logo atrás do piloto da Racing Bulls. Bortoleto também perdeu posições e caiu para o último lugar, pois o carro saiu lentamente do grid.
You’re onboard with Max at the start 🎥#F1 #DutchGP pic.twitter.com/ForcuDnUoJ
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O piloto brasileiro se envolveu em um incidente com Lance Stroll, com o canadense quebrando o direcional da asa dianteira em uma ultrapassagem.
Alonso também foi um dos pilotos que mais perdeu posições, foram três depois da largada, com o espanhol precisando se contentar com o 13° lugar.
A expectativa era de chuva depois de oito minutos, dessa forma os pilotos tentavam aproveitar a pista seca, pois a chuva mesmo que fosse leve, poderia atrapalhar os competidores. Com cinco giros, os dez primeiros eram: Piastri, Verstappen, Norris, Hadjar, Leclerc, Russell, Hamilton, Lawson, Sainz e Albon.
A corrida seguiu com os competidores lutando dentro de um trenzinho de DRS, então as ultrapassagens – como já era esperado – não aconteciam pelas configurações do circuito.
Ao adentrar na nona volta, Norris aproveitou para atacar o neerlandês e por fora na curva 1, concluiu a ultrapassagem para recuperar o 2° lugar. Rapidamente a distância entre eles aumentou para dois segundos, com Verstappen apresentando sinais de desgaste.
Ainda neste início de corrida, Stroll substituiu os pneus da largada por um jogo de pneus duros, sendo o 20° colocado em pista.
Tsunoda era pressionado por Andrea Kimi Antonelli durante a volta 14, enquanto o piloto italiano também era atacado por Alonso. Um pouco mais adiante do grid, Leclerc não conseguia a ultrapassagem em Hadjar, no duelo pela 4ª posição.
Alonso abandonou o duelo travado com Antonelli, pois o italiano não se resolvia na pista e aproveitou para fazer a sua subtituição de pneus e tentar algum resultado na pista. Adentrando na vigésima volta, Norris busca a aproximação em Piastri, com a distância entre eles em torno de 3s3 segundos. Respondendo o pit-stop de Alonso, Tsunoda, foi aos boxes, mas o piloto foi devolvido logo atrás do espanhol. Colapinto e Hülkenberg também fizeram as suas trocas de pneus.
A chuva caia na área de boxes, mas bem fraca e sem poder de afetar os pilotos no giro 21.
Enquanto Hamilton alertava sobre a necessidade de tentar um undercut, para conseguir ganhar algumas posições, mas a Ferrari chamou Charles Leclerc aos boxes na volta 23. Instantes depois Hamilton foi visto estampando o muro na curva 3 e com isso provocou a entrada do Safety Car.
As equipes aproveitaram o momento para fazer uma parada grátis, com exceção de Esteban Ocon e Bearman que permaneciam com os pneus duros da largada. Na volta 25 os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Hadjar, Russell, Leclerc, Lawson, Sainz, Ocon e Albon.
O Safety Car deixou a pista no início da volta 27, com Piastri administrando a largada para não perder a ponta. Russell conseguiu superar Leclerc nos boxes, para ser o 5° colocado, deixando a vida da Ferrari mais complicada. Na relargada, Sainz e Lawson se tocaram, pois o competidor da Racing Bulls não deixou espaço na pista – dessa forma os dois competidores precisaram mais uma vez recorrer aos boxes para tentar permanecer na corrida.
Com investigação do incidente, os comissários declararam que Sainz era o culpado, punindo o competidor com dez segundos.
Na volta 31, o Virtual Safety Car entrou em ação para que a equipe de pista removesse uma peça que ficou pelo traçado depois do embate entre Lawson e Sainz. A situação se resolver rapidamente, com o ritmo da prova sendo retomado. Dessa forma, Leclerc aproveitou o momento para fazer um mergulho e mesmo tocando com o piloto da Mercedes, o monegasco concluiu a ultrapassagem.
LAP 32/72
Full commitment from Charles! 😵
Leclerc banging wheels with Russell in the battle for P5! #F1 #DutchGP pic.twitter.com/fEjfutxW5j
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A manobra de Leclerc para cima de Russell era contestada, já que o piloto da Ferrari ganhou a posição depois de uma saída de pista.
Com 40 voltas, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Hadjar, Leclerc, Antonelli, Russell, Albon, Stroll e Ocon. Alonso se lançou aos boxes, enquanto a Mercedes fez a inversão das posições de Antonelli e Russell, para dar passagem ao piloto italiano, por conta dos danos identificados no carro do piloto britânico.
Após mais dez voltas, Alonso tentava recuperar algumas posições por conta da sua parada extra. O piloto da Aston Martin então se livrou de Hülkenberg para ocupar o 16° lugar.
Por fim, na volta 52, Antonelli instalou um jogo de pneus macios, para ir até o final da corrida, tentando se prevenir da estratégia traçada para o piloto italiano. Como o piloto da Ferrari retornou em cima do competidor da Mercedes, eles se chocaram e Leclerc abandonou a prova.
O Safety Car retornou para a pista e os pilotos novamente aproveitaram o momento para mais uma troca de pneus. A parada de Norris novamente não foi tão boa, mas ele conseguiu conservar o segundo lugar. Permaneceram na pista, Gasly, Alonso e Bortoleto.
Neste momento, com 55 voltas, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Hadjar, Russell, Albon, Antonelli, Gasly, Alonso e Bortoleto. Para resolver a situação, Antonelli recebeu 10 segundos de punição, por conta do incidente com Leclerc, onde o italiano deixou pouco espaço na pista e tirou o adversário da pista. Para piorar a situação, o piloto da Mercedes era investigado por ultrapassar o limite de velocidade no pit.
A relargada aconteceu na volta 58, promovendo uma mini Sprint no final da corrida. Bortoleto que estava com os pneus muito usados, comparado aos rivais, caiu para a 12ª posição.
Depois de perder muitas posições, o engenheiro de Bortoleto promover mais uma parada nos boxes para o piloto brasileiro – que retornou na última posição do grid. Outros embates aconteciam pela pista, como Colapinto sendo ultrapassado por Ocon, com o argentino caindo para o 14° lugar.
O Safety Car retomou a ação, com Norris abandonando a corrida por conta de problemas no motor, em decorrência de um vazamento de óleo. Com esse abandono, Hadjar era promovido ao pódio.
Total heartbreak for Lando 💔#F1 #DutchGP pic.twitter.com/DaTj11YeuT
— Formula 1 (@F1) August 31, 2025
Na volta 69, Piastri fez mais uma relargada, conseguindo se manter na ponta, enquanto Verstappen não queria perder o contato com o piloto da McLaren. Hadjar não teve a mesma reação dos pilotos que estavam à sua frente, dessa forma o francês precisava se concentrar na aproximação de Russell, que estava fazendo uso do DRS quando ele foi liberado na volta seguinte.
O australiano fez o possível para ampliar a distância contra o rival, para fazer os últimos giros sem ser incomodado.
Piastri recebeu a bandeirada na ponta, seguido por Verstappen. Hadjar conseguiu conservar a terceira posição, faturando o seu primeiro pódio na Fórmula 1 com a Racing Bulls. Com a punição de quinze segundos aplicada para Antonelli, o italiano despencou para a 16ª posição, enquanto, Tsunoda e Ocon conseguiram pontuar.
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