Oscar Piastri abre o fim de semana de Sprint na Bélgica na liderança. O australiano conseguiu atingir a marca de 1m40s510, para superar Max Verstappen (1m40s987) e Lando Norris (1m41s128).
No único treino livre do fim de semana, Piastri tinha se estabelecido como o líder e conseguiu manter uma boa performance para iniciar a prova Sprint da posição de honra. O duelo promete ser apertado entre a dupla da McLaren e o neerlandês.
Charles Leclerc representou a Ferrari na quarta posição, depois que Lewis Hamilton foi eliminado no SQ1. Um erro no final da volta do heptacampeão mundial, prejudicou a sua continuidade na sessão. Hamilton já tinha reclamado desde o treino livre que a traseira do carro estava difícil de controlar e com isso ele estava lidando com alguns travamentos.
Com Hamilton fora e a dupla da Aston Martin, além dos pilotos da Mercedes que ficaram no SQ1 (Andrea Kimi Antonelli) e SQ2 (George Russell), pilotos da Haas, Williams e Sauber tiveram a chance de avançar na classificação. Esteban Ocon faturou o quinto lugar para a Haas, com Carlos Sainz em sexto, enquanto Oliver Bearman conseguiu reagir e foi o sétimo colocado.
Pierre Gasly obteve a oitava posição, seguido por Isack Hadjar e Gabriel Bortoleto. O brasileiro merece novamente o destaque na sessão realizada, pois Nico Hülkenberg mais uma vez foi apenas o décimo sétimo colocado, enquanto Bortoleto conseguiu avançar até o final da classificação.
O sábado começa com a corrida Sprint, a prova será disputada às 7h pelo horário de Brasília.
Saiba como foi a Classificação Sprint da Bélgica
Quando os pilotos partiram para definir o grid da prova Sprint, a temperatura na pista estava na casa dos 38 °C. Ela tinha subido um pouco, pois o traçado estava ensolarado, diferente das condições enfrentadas no TL1, por conta do tempo nublado.
Para a classificação neste formato reduzido, os pilotos precisam de forma obrigatória usar os pneus médios no SQ1 e SQ2, enquanto o SQ3 obriga os competidores que avançarem, a instalação dos pneus macios.
Oscar Piastri liderou o treino livre com sobra, depois de guiar com os pneus macios no final da sessão. No entanto, nem todos os competidores usaram os pneus macios próximo ao término da sessão, enquanto alguns pilotos fizeram apenas uma volta rápida.
SQ1
Contando com apenas 12 minutos de sessão, os pilotos não perderam tempo e foram logo para a pista. Esse é um circuito que podem ocorrer bandeiras vermelhas, enquanto a pista mesmo muda um pouco com o decorrer da sessão. Além disso, por ser um circuito muito longo, cometer um erro custa caro.
Rapidamente Isack Hadjar anotou o tempo de 1m42s711, se tornando a marca momentaneamente que precisava ser batida. Andrea Kimi Antonelli cometeu um erro na curva 14 e foi avistado rodando, mas o piloto permaneceu na pista em busca de uma primeira volta rápida.
Adentrando nos últimos 4 minutos de sessão, Antonelli, Stroll, Alonso e Bearman ainda não tinham uma volta rápida na tabela. O piloto da Haas retornou aos boxes, depois que a sua volta rápida foi deletada.
Oscar Piastri assumiu a liderança com a marca de 1m41s769, separado por 0s274 de Verstappen. Norris, por sua vez, era o terceiro colocado, com a marca de 1m42s068. Alonso pegou o elevador e saltou para o quarto lugar com 1m42s427. Estavam na zona de eliminação: Hamilton, Gasly, Colapinto, Antonelli e Bearman. O piloto da Ferrari chegou nessa situação, pois contava com marca de 1m43s408, buscando uma volta rápida com o pneu médio do início do SQ1.
Chegando no final do traçado para completar a volta rápida, Hamilton cometeu um erro, perdendo o controle do carro quando a traseira do SF-25 travou. Como não existia mais tempo para abrir uma nova volta rápida, o heptacampeão mundial foi eliminado.
Here’s the moment Lewis went spinning out of SQ1#F1Sprint #BelgianGP pic.twitter.com/CCoDXenZAu
— Formula 1 (@F1) July 25, 2025
ELIMINADOS SQ1 🇧🇪
16) Alexander Albon – 1m43s212
17) Nico Hülkenberg – 1m43s217
18) Lewis Hamilton – 1m43s408 📸
19) Franco Colapinto – 1m43s587
20) Andrea Kimi Antonelli – 1m45s394#BelgianGP #F1 #Formula1 pic.twitter.com/0C8SnzetPJ— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) July 25, 2025
SQ2
O início da segunda fase da classificação foi atrasado, para limpeza da pista, depois que Andrea Kimi Antonelli levou brita para o asfalto ao rodar com a sua Mercedes.
Nesta segunda fase da classificação novamente os competidores retornaram para o asfalto usando um conjunto de pneus médios novos. A McLaren não perdeu tempo e logo liberou Oscar Piastri e Lando Norris, desta forma, o britânico assumiu a ponta com a marca de 1m42s182, pois a volta do australiano foi deletada.
A maior parte do grid só foi liberada nos últimos 4 minutos de sessão, aumentando o tráfego intensamente. Max Verstappen roubou a liderança, com a marca de 1m41s593, enquanto Leclerc surpreendeu ao obter o segundo lugar com o tempo de 1m41s786.
Norris ficou perto da eliminação, mas conseguiu se recuperar e saltou para a liderança com o tempo de 1m41s412, superando Verstappen.
❌❌ELIMINADOS SQ2 – BÉLGICA 🇧🇪❌❌
11) Liam Lawson – 1m42s128 📸
12) Yuki Tsunoda – 1m42s184
13) George Russell – 1m42s330
14) Fernando Alonso – 1m42s453
15) Lance Stroll – 1m42s832#F1noBP #BelgianGP #Formula1 pic.twitter.com/Ipc8thBAqn— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) July 25, 2025
SQ3
O destaque da classificação até o momento ficou por conta de Gabriel Bortoleto, da Sauber, com o brasileiro ocupando a quinta posição ao avançar para a última parte da sessão. Bortoleto mais uma vez superou Nico Hülkenberg, que precisou se contentar com o décimo sétimo lugar para o início da Sprint.
Carlos Sainz também impressionou ao conseguir uma vaga no SQ3, assim como Pierre Gasly, mas no caso do espanhol, foi importante após os problemas que ele enfrentou no treino livre desta sexta-feira.
Com apenas 8 minutos de sessão, os times escolherem buscar apenas uma volta rápida com os pneus macios novos.
Norris foi o primeiro piloto em condições de brigar pela pole que completou o gir, cravando 1m41s128, mas o britânico foi superado por Verstappen, por conta da marca na casa de 1m40s987. No entanto, Piastri conseguiu ser ainda mais brilhante para registrar a pole em seu nome com 1m40s510.
Leclerc conseguiu encaixar o carro da Ferrari na quarta posição, com Esteban Ocon salvando a quinta posição para a Haas. Bortoleto completou o top-10, com o décimo lugar, em um giro mais próximo de Hadjar (nono colocado), mas com uma diferença de mais de um segundo para Piastri.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
This is my first time pay a quick visit at here and i am really happy to read everthing at one place
This is really interesting, You’re a very skilled blogger. I’ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post. Also, I’ve shared your site in my social networks!
very informative articles or reviews at this time.