A Fórmula 1 fecha o seu primeiro dia de atividades no Catar, com pole de Oscar Piastri para a prova Sprint de 2025. O australiano cravou 1m20s055, em sua última tentativa de volta rápida no circuito de Lusail.
Piastri retorna para ponta, depois de uma sequência de classificações longa da pole e corridas fora do pódio. Apesar de ser apenas uma Sprint, o piloto está em duelo direto com o seu companheiro de equipe e Max Verstappen pelo título da temporada 2025.
George Russell destruiu a primeira fila da McLaren, com o tempo de 1m20s087 com a Mercedes. Lando Norris ficou com a terceira colocação, separado por 0s230 do tempo estabelecido por Piastri. Fernando Alonso conseguiu o direito de iniciar a corrida da quarta colocação, enquanto Yuki Tsunoda foi melhor que Max Verstappen, faturando o quinto lugar, contra a sexta posição obtida pelo neerlandês.
A última fase da classificação Sprint foi a pior para Verstappen, com o piloto reclamando da movimentação vertical do seu carro.
Andrea Kimi Antonelli aproveitou a oportunidade de participar do SQ3 após eliminação de Isack Hadjar no SQ2 para obter a sétima colocação com a Mercedes. Carlos Sainz foi o oitavo colocado com a Williams, seguido por Charles Leclerc que foi apenas o nono colocado, com Alexander Albon em décimo.
A Fórmula 1 retorna às 11h (pelo horário de Brasília) para disputa da prova Sprint no Catar.
Saiba como foi a Classificação Sprint no Catar
A dupla da McLaren fechou o único treino livre deste fim de semana na liderança, com Oscar Piastri comandando a sessão depois de superar Lando Norris. A surpresa da sessão ficou por conta de Fernando Alonso e Carlos Sainz ocupando o terceiro e quarto lugar, respectivamente.
Neste retorno para pista, a temperatura no asfalto estava na casa dos 26 °C, com 22 °C no ambiente. A noite no Circuito de Lusail já tinha caído, mas as temperaturas continuavam altas como era o esperado.
Nesta classificação mais curta, os pilotos precisam fazer o Q1 e Q2 com pneus médios, enquanto o Q3 depende do uso dos pneus macios; todos os novos de pneus novos. Não existe muito tempo para pensar ou se recuperar dos erros, dessa forma essa sessão é bem mais direta.
SQ1
Com 12 minutos de sessão pela frente, os pilotos partiram para o traçado, Max Verstappen foi o primeiro piloto que abriu a volta rápida, cravando 1m22s258, com uma diferença expressiva de 0s435 para Yuki Tsunoda, enquanto Charles Leclerc abriu o primeiro giro cronometrado com 1m22s353.
Quando todos os pilotos contavam com ao menos uma volta registrada na tabela, com exceção da dupla da Mercedes, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Piastri, Alonso, Tsunoda, Albon, Sainz, Hadjar, Leclerc e Ocon. Verstappen contava com 1m21s494, mas se deparou com a dupla da McLaren superar o neerlandês ao estabelecer 1m21s286, contra 1m21s398 de Norris.
Após a dupla da Mercedes fechar os seus tempos, George Russell surgiu na sexta colocação, mas Andrea Kimi Antonelli era apenas o décimo sexto – na linha de corte, após aquecerem os pneus médios por duas voltas. Bortoleto, por sua vez, era o quinto colocado com a Sauber, surpreendendo ao obter 1m21s623. Alonso também roubou a cena ao comandar a sessão momentaneamente com 1m21s172.
Lutavam para fugir da zona de corte, a dupla da Haas, Alpine e Antonelli. Com o cronômetro já zerado, Hamilton foi empurrado para o décimo oitavo lugar, com o heptacampeão mundial reclamando que o carro não tinha como ir mais rápido.
A dupla da Haas conseguiu levar o carro para a próxima fase, depois que Stroll, Lawson e Hamilton foram eliminados. Vale mencionar que a direção de prova tinha notado um incidente entre as McLarens com Max Verstappen.
ELIMINADOS SQ1 🏁
16) Lance Stroll – 1m21s807
17) Liam Lawson – 1m21s851
18) Lewis Hamilton – 1m22s043
19) Pierre Gasly – 1m22s112
20) Franco Colapinto – 1m22s364#F1noBP #F1 #F1Sprint #QatarGP pic.twitter.com/BED8GARaD3— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) November 28, 2025
SQ2
O Q2 tinha 10 minutos, com os pilotos retornando ao traçado com os pneus médios novos. Em uma batalha se desenhando entre McLaren e a Red Bull, Norris entrou na casa de 1m20s956, seguido por Piastri (0s049), Russell (0s310) e Verstappen (0s339). Após a primeira rodada de voltas rápidas, estavam na zona de eliminação: Ocon, Albon, Bortoleto, Alonso e Antonelli.
Antes do cronômetro zerar, Antonelli conseguiu um respiro e subiu para sétima colocação, mas alguns pilotos ainda estavam completando as suas voltas rápidas.
Hadjar e Hülkenberg foram atingidos por voltas deletadas, dessa forma Antonelli trocou de posição com o piloto da Racing Bulls e ganhou a oportunidade de participar do SQ3.
ELIMINADOS SQ2 🏁
11) Isack Hadjar – 1m21s433
12) Oliver Bearman – 1m21s494
13) Gabriel Bortoleto – 1m21s567
14) Nico Hülkenberg – 1m21s631
15) Esteban Ocon – 1m21s666#F1noBP #F1 #F1Sprint #CatarGP pic.twitter.com/wO3InnQppQ— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) November 28, 2025
Q3
A Mercedes não perdeu tempo e liberou sua dupla de pilotos logo para o traçado. George Russell atingiu a marca de 1m20s241. Assim que a primeira volta rápida foi anotada, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Russell, Leclerc, Albon, Sainz, Alonso, Antonelli, Tsunoda e Verstappen.
Piastri comandava a sessão com 1m20s241, em uma diferença de 0s044 para Norris. Russell foi empurrado para a quarta colocação. Verstappen aparecia em último, depois de reclamar do bouncing, além de extravasar os limites de pista e cair na parte suja do traçado.
Na finalização da última volta rápida, Russell entrou na disputa pela pole, com 1m20s087, mas Piastri tirou um pouco mais do carro, com 1m20s055. Norris não conseguiu bater o seu tempo, por conta de um erro na última curva do circuito e precisou se contentar com a terceira colocação.
#F1SPRINT QUALIFYING CLASSIFICATION
Piastri P1, Norris P3, Verstappen P6 #F1 #QatarGP pic.twitter.com/Rv777QKDDB
— Formula 1 (@F1) November 28, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.