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Piastri domina classificação e garante segunda pole do fim de semana no Catar

Australiano lidera dobradinha da McLaren, aumenta pressão na disputa pelo título e larga à frente de Norris e Verstappen

Oscar Piastri conquistou sua segunda pole do fim de semana no Catar, entregando mais uma performance dominante neste sábado (29). Com 1m19s387 usando pneus macios novos, o australiano superou Lando Norris e garantiu sua sexta pole position na temporada.

A McLaren monopoliza a primeira fila, elevando ainda mais a tensão na disputa pelo título de 2025 entre seus dois pilotos. Max Verstappen assegurou o terceiro lugar, superando George Russell, mas ainda assim dividirá a segunda fila com o britânico da Mercedes.

Andrea Kimi Antonelli marcou o quinto melhor tempo, seguido por Isack Hadjar, que novamente levou a Racing Bulls ao Q3. Carlos Sainz colocou a Williams na sétima posição, logo à frente de Fernando Alonso. Pierre Gasly garantiu o nono lugar com a Alpine, deixando Charles Leclerc apenas em décimo — mais uma classificação frustrante para a Ferrari.

A Fórmula 1 volta à pista neste domingo, às 13h (horário de Brasília), para o GP do Catar.

Saiba como foi a Classificação do GP do Catar

Logo após o encerramento da prova Sprint que contou com vitória de Oscar Piastri, os pilotos retornam ao circuito de Lusail para definir o grid de largada da corrida deste domingo.

A prova Sprint foi extremamente parada e pouco competitiva, mas foi a chance do australiano da McLaren vencer, depois de uma sequência de classificações e corridas ruins.

Gabriel Bortoleto recebeu uma nova asa traseira, em busca de melhorar o seu desempenho, lembrando que o brasileiro perderá cinco posições no grid de largada, por conta do acidente com Lance Stroll em Las Vegas. Na Red Bull, a equipe realizava alguns ajustes no carro de Max Verstappen, após o neerlandês reclamar muito do RB21, tanto na classificação como na Sprint.

Na Ferrari a alternativa foi buscar mais downforce, instalando a asa de Monza nos dois carros, depois dos problemas enfrentados não apenas por Lewis Hamilton, mas por Charles Leclerc.

Q1

Nesta sessão não existe a obrigatoriedade de trabalhar com os pneus médios, assim como aconteceu na classificação Sprint. A temperatura na pista estava na casa dos 26 °C, com 21 °C no ambiente.

No pit-lane o trânsito se formava, com as equipes disputando espaço para conseguir pista livre e completar as suas voltas rápidas. A primeira parte da sessão tem 18 minutos.

Enquanto Albon e Colapinto ainda buscavam registrar uma volta válida – ao extravasar os limites de pista, os dez primeiros eram: Piastri, Russell, Alonso, Verstappen, Bearman, Tsunoda, Antonelli, Bortoleto, Hadjar e Norris. Na ponta Piastri contava com a marca de 1m20s739, em uma diferença de 0s245 para o neerlandês. Em sua segunda tentativa de volta rápida, Fernando Alonso saltou para o segundo lugar, com 1m20s894.

Do lado da Ferrari as coisas não estavam boas, Leclerc e Hamilton lutavam para deixar a zona de eliminação, a primeira tentativa da equipe italiana se deu por pneus macios usados. Ao receber o conjunto de pneus macios novos, Leclerc assumiu o quinto lugar com 1m21s018, mas Hamilton conseguiu superar o seu companheiro de equipe com 1m20s918.

Quando restavam cerca de 4 minutos para o final, Lawson, Tsunoda, Ocon, Stroll e Colapinto apareciam na zona de eliminação. Leclerc já tinha perdido muito terreno e flertava com uma possível eliminação, mas a dupla da Ferrari conseguiu tempo hábil para instalar um jogo novo de pneus macios e partir para mais um giro rápido, tentando aproveitar um melhor momento da pista.

Com o cronômetro zerado, se confirmou a eliminação de Hamilton, com 1m20s907. Embora 19 pilotos estivessem dentro do mesmo segundo, a mínima diferença determina a eliminação. Os erros de Colapinto por extravasar os limites de pista, também determinaram o seu desempenho.

George Russell ficou com a primeira posição, com a marca de 1m20s074, com a Mercedes, seguido por Norris (0s083) e Piastri (0s160).

Q2

Como o asfalto não estava tão quente, Russell conseguiu se desenvolver melhor no Q1.

O início do Q2 foi atrasado em alguns minutos, para limpeza da pista, antes de dar continuidade a classificação. Com 12 minutos, alguns pilotos foram ao traçado com os pneus macios usados, antes de receber um jogo novo. Oliver Bearman surgiu ao traçado com o tempo de 1m20s438, mas foi rapidamente superado por Verstappen em 1m20s142.

Demorou, mas Oscar Piastri conseguiu uma marca em 1m19s650. Lando Norris caiu para a zona de eliminação por conta de uma volta deletada na curva 10. Com 7 minutos para o final, os dez primeiros eram: Piastri, Verstappen, Sainz, Hadjar, Alonso, Bearman, Gasly, Antonelli, Lawson e Albon. Na zona de eliminação era possível ver Leclerc, Hülkenberg, Bortoleto, Russell e Norris.

Com três minutos para o final, Norris contava com um novo pneu macio, para fugir da eliminação. O britânico pegou o elevador e se tornou o segundo colocado com 1m19s861, separado por 0s211 do companheiro de equipe.

Isack Hadjar encontrou um espacinho para seguir ao Q3. Uma das surpresas foi Gasly, avançando com a Alpine para a última fase da classificação.

Q3

Para a última fase da classificação, tanto a dupla da McLaren, como Verstappen, Russell e Hadjar contavam com pneus macios novos logo de cara. Na primeira rodada de voltas rápidas, Norris assumiu a ponta com 1m19s495, com Piastri logo atrás, separado por 0s035.

Na terceira colocação, Russell anotou 1m19s842, acompanhado por Verstappen que era apenas o quarto colocado (0s454). Hadjar, Antonelli, Alonso, Sainz, Gasly e Leclerc completavam a sequência. O monegasco rodou na sua tentativa de volta rápida e precisou retornar aos boxes.

Sainz trouxe o regime de bandeira vermelha, por conta de uma fita que agarrou no pneu do competidor e se soltou na pista, depois de muita dificuldade. A questão era analisada pela direção de prova, pois eles consideraram uma liberação insegura por parte da equipe.

Restando cinco minutos para o final, a pista foi liberada novamente, para se desenvolver o duelo da pole. Norris abortou o seu giro rápido, se contentando com a segunda colocação. Piastri atingiu a marca de 1m19s387, para se sagrar como o pole do Catar.

Verstappen conseguiu avançar ao terceiro lugar, com Russell em quarto. Antonelli está próximo do companheiro de equipe, com o quinto lugar com a Mercedes.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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