O piloto da McLaren, Oscar Piastri, superou seu companheiro de equipe Lando Norris nos momentos finais da classificação Sprint do GP de São Paulo, conquistando a pole position por 0,029s. A sessão que define o grid da corrida de Sprint, foi marcada por disputas acirradas, surpresas e eliminações de grandes nomes do grid.
Saiba como foi a Classificação Sprint em São Paulo
Após uma única sessão de treino livre para configuração do carro, as equipes precisavam fazer as suas escolhas para a primeira classificação do fim de semana.
A atividade foi marcada por condições mais frias do que o TL1, quando a luz verde marcou a abertura dos boxes e o começo da segunda sessão do dia.
SQ1
Na SQ1, todos utilizaram pneus médios obrigatórios como aponta a regra da sessão, com Leclerc liderando inicialmente o pelotão. O jovem Piastri se destacou e registrou 1m10.265s, à frente de Hulkenberg e Lawson. Conforme a pista foi evoluindo, próximo ao final da sessão, os pilotos queriam uma última tentativa de volta rápida no traçado curto de Interlagos.
A fase dinâmica, fez com que Alonso ficasse próximo da zona de eliminação e o piloto espanhol realmente não conseguiu avançar para a próxima fase.
No final, Norris assumiu provisoriamente a liderança com 1m09.477s, garantindo seu lugar na SQ2.
ELIMINADOS
16) Fernando Alonso (Aston Martin)
17) Esteban Ocon (Haas)
18) Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
19) Lance Stroll (Aston Martin)
20) Zhou Guanyu (Sauber)
SQ2
Ainda com a obrigatoriedade de buscar as voltas rápidas com os pneus médios, os pilotos avançaram para o circuito em uma sessão reduzida de apenas 10 minutos.
Norris marcando 1m09.063s, à frente de Sainz e Verstappen, que brilhou nos setores individuais, mas perdeu a primeira posição na classificação geral. Mais atrás, pilotos como Colapinto, Bottas, o novato Bearman, Hülkenberg e Lawson tentavam escapar da eliminação.
Também flertaram com a eliminação, Hamilton com a Mercedes e Segio Pérez com a Red Bull – em um fim de ano complicado para o mexicano. No final, os dois competidores de fato foram eliminados, com o heptacampeão até melhorando a sua marca, mas permanecendo em 11°, enquanto Pérez ficou sem tempo para buscar um novo giro e precisou se contentar com a 13ª posição.
ELIMINADOS
11) Lewis Hamilton (Mercedes)
12) Nico Hülkenberg (Haas)
13) Sergio Pérez (Red Bull)
14) Franco Colapinto (Williams)
15) Valtteri Bottas (Sauber)
SQ3
Na fase final, com pneus macios obrigatórios, Norris liderou inicialmente com 1m08.928s, mas foi Piastri quem brilhou nos minutos finais, registrando 1m08.899s e garantindo a pole. A McLaren não perdeu tempo para realizar a liberação dos seus competidores.
Com uma rápida sessão de 8 minutos, as coisas não demoraram para se definir.
O restante do top 10 ficou assim: Charles Leclerc em 3º, Max Verstappen em 4º, Carlos Sainz em 5º, George Russell em 6º, seguido por Pierre Gasly, Liam Lawson, Alex Albon e Ollie Bearman, que fechou a lista sem registrar tempo na última tentativa.
#F1SPRINT QUALIFYING CLASSIFICATION@McLarenF1 lock out the front row, Verstappen starts from fourth 👀#F1 #BrazilGP pic.twitter.com/TzDo798o7P
— Formula 1 (@F1) November 1, 2024
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.