ColunistasFórmula 4 BrasilPost

Pedro Clerot e Ricardo Gracia marcam o sábado com vitórias na Fórmula 4

Neste fim de semana a Fórmula 4 Brasil realizou a sua estreia. O fim de semana no Velocittà foi bem movimentado para a categoria de base, na quinta-feira os pilotos realizaram mais alguns testes e na sexta-feira partiram para a classificação depois de dois treinos livres.

No sábado, os pilotos disputaram duas provas em Mogi Guaçu, vimos uma festa pela vitória de Pedro Clerot na Corrida 1, o piloto dividiu o pódio com Nicholas Monteiro e Nicolas Giaffone. A segunda prova contou com vitória de Ricardo Gracia, acompanhado por Felipe Barrichello Bartz e Fernando Barrichello.

Nas duas provas os pilotos largaram com o Safety Car em pista, para evitar a largada parada. Depois de comboiar os pilotos por uma volta, entrou nos boxes e a largada foi dada. Os pilotos ainda estão aprendendo a lidar com esses carros, portanto a direção de prova achou mais seguro proceder dessa forma.

O primeiro pódio do BRB Fórmula 4 Brasil
(Duda Bairros/Vicar)

Pedro Clerot foi o pole da primeira prova e conservou a liderança do começo ao fim, pelas 17 voltas que foram completadas, aos 15 anos, o brasiliense representou a Full Time Sports na primeira vitória da F4 Brasileira.

“É uma sensação incrível. Dominamos essa corrida. Quero agradecer à Full Time, que trabalhou muito duro nesse fim de semana. É muito bom começar o fim de semana com uma vitória e já como líder do campeonato”, declarou o primeiro vencedor da categoria.

Tivemos uma grande disputa pelo top-5, que contou com Nicholas Monteiro, Nicolas Giaffone, além de Fefo Barrichello e Victor Backes. No início da prova tivemos um incidente entre Lucas Staico e Ricardo Gracia que tinham começado a prova do segundo e terceiro lugar. Staico se recuperou e ainda conseguiu terminar a prova na sétima posição. Com Felipe Barrichello Bartz obtendo a oitava posição.

Na largada ainda foi possível ver Nelson Neto que danificou a sua suspensão dianteira e abandonou a prova. Aurélia Nobels, também enfrentou problemas com o seu carro e foi forçada a abandonar a corrida 1. A primeira prova foi marcada por alguns incidentes, mesmo com poucas voltas. Quando restavam cerca de seis minutos para o final, Zucchini tentou ultrapassar Gracia e acabou com o pneu traseiro esquerdo furado e rodou.

Corrida 2

Ricardo Gracia recebe prêmio das mãos de Giovanni Guerra, presidente da CBA
(Duda Bairros/Vicar)

Na Corrida 2, os carros que foram danificados na prova 1 ou tiveram algum problema foram reparados. Os chefes de equipe orientaram os jovens pilotos que eles poderiam correr no limite, o plano era atacar os adversários e usar ao máximo seu equipamento, porque até a prova do domingo eles tinham tempo de recuperar os equipamentos se fosse necessário.

Com a inversão do grid da corrida dois, Felipe Barrichello Bartz largou da primeira posição, pois terminou a Corrida 1 do oitavo lugar. Com a liberação da pista depois da saída do Safety Car, Gracia colocou o carro de lado na segunda volta e ultrapassou Felipe Bartz. O piloto da Full Time abriu vantagem e sobrou na ponta, para vencer a segunda prova.

Bartz foi segurando os adversários e uma fila se formou na traseira do seu carro. Enquanto Fernando Barrichello partiu para a disputa com Victor Backes terceiro lugar. Para Bartz foi necessário resistir a pressão dos concorrentes para conquistar o segundo lugar, com Fernando Barrichello completando o pódio.

Clerot que venceu a primeira prova, obteve a quarta posição e está sendo um destaque nesse início, principalmente pela performance que apresentou durante os treinos e classificação. Lucas Staico ficou com a quinta posição, à frente de Luan Lopes e Nicolas Giaffone. Backes tentou atacar Bartz na última volta, mas ficou com o carro avaliado e caiu para o oitavo lugar.

“Estou me sentindo muito bem, muito feliz. Trabalhamos muito por isso. Nessa corrida, graças a Deus, larguei de segundo, subi para primeiro e mantive até a vitória. Amanhã tem mais”, comemorou Gracia.

BRB Fórmula 4 Brasil, Corrida 1, Velocitta, resultado final:
1º – Pedro Clerot (Full Time Sports) – 16 voltas
2º – Nicholas Monteiro (TMG Racing) – a 7s904
3º – Nicolas Giaffone (Cavaleiro Sports) – a 11s961
4º – Fernando Barrichello (Full Time Sports) – a 13s458
5º – Richard Annunziata (KTF Sports) – a 26s207
6º – Victor Backes (KTF Sports) – a 28s034
7º – Ricardo Gracia (Full Time Sports) – a 28s690
8º – Felipe Bartz (Cavaleiro Sports) – a 28s992
9º – João Tesser (Cavaleiro Sports) – a 29s718
10º – Luan Lopes (KTF Sports) – a 29s963
11º – Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports) – a 39s130
12º – Lucca Zucchini (TMG Racing) – a 1 volta

Não completaram
Nelson Neto (Full Time Sports) – a 13 voltas
Aurélia Nobels (TMG Racing) – a 13 voltas
Lucas Staico (TMG Racing) – a 15 voltas

Corrida 2, resultado final:
1º – Ricardo Gracia (Full Time Sports) – 12 voltas
2º – Felipe Bartz (Cavaleiro Sports) – a 11s886
3º – Fernando Barrichello (Full Time Sports) – a 12s290
4º – Pedro Clerot (Full Time Sports) – a 13s848
5º – Lucas Staico (TMG Racing) – a 14s217
6º – Luan Lopes (KTF Sports) – a 15s138
7º – Nicolas Giaffone (Cavaleiro Sports) – a 17s473
8º – Victor Backes (KTF Sports) – a 18s911
9º – Nicholas Monteiro (TMG Racing) –  a 19s139
10º – João Tesser (Cavaleiro Sports) – a 19s226
11º – Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports) – a 19s514
12º – Lucca Zucchini (TMG Racing) – a 22s103
13º – Nelson Neto (Full Time Sports) – a 22s470
14º – Richard Annunziata (KTF Sports) – a 28s289

Não completou
Aurélia Nobels (TMG Racing) – a 3 voltas

Classificação do campeonato após 2 corridas
1º – Pedro Clerot, 36 pontos
2º – Ricardo Gracia, 22
3º – Fernando Barrichello, 22
4º – Nicholas Monteiro, 18
5º – Nicolas Giaffone, 17
6º – Felipe Bartz, 16
7º – Victor Backes, 11
8º – Richard Annunziata, 8
9º – Lucas Staico, 6
10º – Luan Lopes, 5
11º – João Tesser, 2
12º – Vinícius Tessaro, 0
13º – Lucca Zucchini, 0
14º – Nelson Neto, 0
15º – Aurélia Nobels, 0
16º – Álvaro Cho, 0

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Adblock detectado

O BP É UM PORTAL INDEPENDENTE E OS ANÚNCIOS AJUDAM NA NOSSA MANUTENÇÃO, SE POSSÍVEL DESABILITE O SEU BLOQUEADOR DE ANÚNCIOS!!!