Demoraram sete etapas para a 10ª temporada da Fórmula E repetir um vencedor. Pascal Wehrlein faturou a vitória com a Porsche no Circuito de Misano no último domingo (14).
Jake Hughes começou a corrida da pole, a prova foi marcada por diversas trocas de posição e liderança, pois os competidores estavam buscando formas para poupar o equipamento.
Oliver Rowland que herdou a vitória da corrida no sábado, estava disposto a batalhar pela vitória no domingo, mas com o carro da Nissan enfrentou um problema técnico no final. O equipamento teve uma informação falsa sobre a distância da corrida, quando a prova seria concluída. O problema surgiu no início da prova e fez com que Rowland perdesse uma volta, por isso o seu ritmo foi reduzido antes mesmo dos competidores receberem a bandeirada no giro seguinte. O piloto acabou sem energia e Wehrelin abraçou a oportunidade.
Pascal acompanhou o desempenho de Rowland de camarote, o que levou o piloto alemão a não estar certo sobre os dados que eram passados pela equipe, pois em pista ele estava acompanhando um ritmo muito seguro de Rowland. O competidor da Porsche até ficou em dúvida de se era ideal atacar o adversário ou concluir a prova e faturar o máximo de pontos possível.
O abandono de Rowland rendeu a segunda vitória de Pascal na temporada 2024.
“Muito feliz pela corrida de hoje. Foi bastante caótico o início até o meio da prova. No final, eu não tinha certeza se deveria continuar na liderança ou deixar Rowland passar. O ritmo que dele parecia um pouco estranho e rápido demais para tentar defender. Não o defendi, fiquei um pouco surpreso com a sua energia. Não tinha certeza se a equipe tinha as informações corretas ou não, mas no final provou ser a coisa certa a se fazer. No final foi tudo gerenciado, a energia, a bateria, os pneus, simplesmente tudo”, comentou Wehrlein ao encerramento da prova.
O resultado também coloca a Porsche com as vitórias na temporada, sendo a primeira entre as sete equipes que faturaram vitórias neste ano.
Pascal completou a rodada como líder do campeonato, faturando 26 pontos, com os pontos da vitória, mais o ponto adicional da volta rápida.
LEIA MAIS: Após “irregularidade” Da Costa é desclassificado e perde vitória em Misano
A Porsche poderia ter acumulado duas vitórias nesta rodada, mas Antonio Felix da Costa foi desclassificado da corrida do sábado por conta de uma peça que não estava em conformidade com o regulamento.
O pódio ainda contou com participação de Jake Dennis da Andretti e Nick Cassidy da Jaguar, já que Nico Müller perdeu o pódio por conta da bateria.
Misano, it's been a pleasure 🇮🇹
Here's how our drivers, teams and manufacturers' standings look after Rounds 6 and 7 of the ABB @FIA Formula E World Championship ⚡️
— Formula E (@FIAFormulaE) April 14, 2024