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Parceria técnica entre Haas e Toyota é anunciada e impulsionará a equipe na Fórmula 1

Com a Toyota a Haas terá a oportunidade de preencher algumas lacunas e por consequência, explorar de uma melhor forma o seu desenvolvimento

Nesta última sexta-feira (11) a Toyota anunciou o seu retorno à Fórmula 1, por meio de uma parceria técnica firmada com a Haas. O acordo foi comunicado no Fuji Internacional Speedway, de propriedade da Toyota. O pacto estabelecido começa imediatamente.

A fabricante japonesa esteve na F1 pela primeira vez em 2002, atuando por oito temporadas na categoria, como uma equipe fabricante e fornecedora de motores. Foram conquistados 13 pódios, enquanto o melhor lugar obtido no Mundial de Construtores foi a 4ª posição, na temporada de 2005.

Por conta de um acordo de múltiplos anos, firmado entre Haas e Toyota, eles informam que vão “compartilhar experiência e conhecimento, bem como recursos”. O acordo será celebrado com a Ferrari, já que a empresa italiana é fornecedora de motores do time norte-americano e já renovaram o seu acordo.

A Toyota Gazoo Racing (TGR) fornecerá serviços de design, técnicos e de fabricação para a Haas, enquanto a equipe americana dará em troca o seu conhecimento e os benefícios comerciais por estar na F1.

Os carros produzidos pela Haas nesta próxima geração, contará com o apoio da empresa japonseda e da Ferrari. A Toyota com sua base na Alemanha, estará com a Haas que tem sede no Reino Unido, enquanto a Ferrari atua de Maranello, além da construtora de chassis da Haas – a Dallara – na Itália. Sendo uma junção de diversas partes para formar esse time. Com essas parcerias, a Haas tem como objetivo melhorar o seu desenvolvimento e se tornar mais competitiva no esporte.

Toyota e Haas firmam acordo para uma parceria técnica – Foto: reprodução Haas

“Estou muito animado que a Haas e a Toyota Gazoo Racing se uniram para firmar esta parceria técnica. Ter um líder mundial no setor automotivo apoiando e trabalhando ao lado de nossa organização, enquanto busca desenvolver e acelerar a sua próxima expertise técnica e de engenharia, é simplesmente uma parceria com benefícios óbvios para ambos os lados”, comentou Ayao Komatsu, chefe de equipe da Haas.

“A capacidade de aproveitar os recursos e a base de conhecimento disponível na Toyota, ao mesmo tempo, em que nos beneficiamos de seus processos técnicos e de fabricação, será fundamental para nosso próximo desenvolvimento e nosso claro desejo de ampliar a nossa competitividade na Fórmula 1” seguiu.

“Em troca, oferecemos uma plataforma para a Toyota Gazoo Racing utilizar totalmente e, posteriormente, aprimorar suas capacidades de engenharia interna. Estou naturalmente satisfeito por termos tido o apoio de empresas como a Fórmula 1 e nossa parceira de longa data, a Ferrari – com quem anunciamos nossa continuação no início da temporada, na formação desta nova parceria técnica – projetada para alcançar sucesso contínuo em nossos esforços na Fórmula 1.”

A Toyota deve colaborar nas áreas que a Haas hoje ainda tem muita dificuldade para manter, como pessoal, instalações técnicas, combinado ao dinheiro que vai movimentar vários milhões de dólares. Com essa parceria é possível melhorar várias áreas em déficit do time, além de realizar programas de simulação e testes privados. Sendo uma das menores equipes do grid, a Haas carece de vários recursos. Porém, desde a saída de Günther Steiner dá para notar que a equipe tem se esforçado para melhorar algumas áreas.

“Junto com Gene Haas, gostaria de agradecer especificamente a Stefano Domenicali (CEO – Fórmula 1) e Fred Vasseur (Chefe de Equipe – Scuderia Ferrari) nessa frente, e com a Toyota, gostaria de agradecer a Akio Toyoda (Presidente – Toyota Motor Corporation), Tomoya Takahashi (Presidente – Gazoo Racing Company) e Masaya Kaji (Gerente de Projeto – Gazoo Racing Company)” seguiu Komatsu.

“Todos na Haas F1 Team estão ansiosos pelos resultados colaborativos deste novo relacionamento. Mal podemos esperar para começar e realizar nossas ambições combinadas.”

Com o acordo com a Toyota, Komatsu afirmou que o relacionamento com a Ferrari não será reduzido. Atualmente a Haas recebe várias peças da Ferrari, incluindo a unidade de potência e câmbio, enquanto a Haas também tem instalações em Maranello para facilitar o relacionamento com a Ferrari.

Acordo da Haas com a Toyota começa a valer imediatamente – Foto: reprodução Haas

“Nossa parceria com a Toyota não é para substituir a nossa parceria com a Ferrari. A parceria Ferrari-Haas é a fundação e sempre será a fundação. Esta parceria não é para tirar isso dela, mas sim para aprimorar esse acordo fundamental com a Ferrari”, explicou o chefe de equipe da Haas.

“O que temos com a Ferrari, o que obtemos da Ferrari, é incrível. É a base da Haas F1 Team. Mas há áreas em que a Toyota pode nos ajudar fora disso. Temos sido transparentes com a gerência da Ferrari desde o início dessas discussões. Há um entendimento claro de qual engajamento temos com a TGR e como protegeremos a PI [propriedade intelectual] de cada empresa.”

A Toyota começará a atuar imediatamente após esse anúncio, com o nome da empresa japonesa já aparecendo no GP dos Estados Unidos, no início de uma rodada tripla.

A Haas deve ter simuladores na sua base, em Banbury, Reino Unido. Por enquanto utiliza os simuladores da Ferrari, mas não conseguem usufruir do benefício tanto quanto gostariam, por conta da localização.

“Tivemos acesso ao simulador da Ferrari em Maranello e sim, nós o usamos, mas não completamente”, disse Komatsu. “Nós o usamos para a pré-temporada, mas durante a temporada, o que podemos fazer no simulador de Maranello é limitado. Temos apenas um número limitado de pessoal na pista. Não posso pedir aos caras do Reino Unido que fazem 24 corridas para também fazer 10 dias na Itália. A localização nos impediu de fazer mais.”

Com a Toyota, eles vão contar com o haedware para construir o simulador e pessoas capacitadas que podem executá-lo, contribuindo com esse avanço da Haas.

“Temos o prazer de anunciar que a Haas F1 Team e a Toyota Gazoo Racing concluíram um acordo básico para entrar em uma parceria técnica, como o desenvolvimento dos carros da Haas”, comentou o presidente da Gazoo Racing Company, Tomoya Takahashi.

“Gostaríamos de expressar nossa gratidão ao Sr. Gene Haas, Sr. Ayao Komatsu, Sr. Stefano Domenicali, Sr. Fred Vasseur = e todos os nossos parceiros atuais da equipe por sua cooperação e compreensão excepcionais nesta colaboração.

“Ao competir ao lado da Haas F1 Team no auge do automobilismo, pretendemos cultivar pilotos, engenheiros e mecânicos, ao mesmo tempo, em que fortalecemos as capacidades da Haas e da Toyota Gazoo Racing, e desejamos contribuir para o automobilismo e a indústria automotiva.”


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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