Sarneyland, 24 de março!
Daqui a cinco horas teremos luzes verdes para o GP da Austrália de 2018 e na corrida, mais respostas. Mas 1 pergunta foi respondida: Honda ou Renault?
Mas, mesmo que digam que apenas no GP de Barcelona teremos respostas concretas, não acredite. Aqui, como já disse antes, sou ansioso e gosto de tirar conclusões – e até as erradas me animam.
Um ano atrás, a melhor McLaren do grid na Austrália foi Fernando Alonso. O espanhol virou 1min25.425s. Ontem, Alonso continuou sendo a McLaren mais à frente com 1min23.692’s. A McLaren foi 1.733s mais rápida.
Eu já disse que a briga da McLaren não será com a Toro Rosso em 2018. Mas como muita gente insistiu na comparação durante os testes de Barcelona: em 2017, a melhor Toro Rosso girou 1min24.487s e ontem, 1min24.532s. A Toro Rosso Honda foi 0.045s mais lenta! Mesmo com todo viés de melhoria de tempos em função de pneus e do aumento do fluxo de combustível.
Digo aqui, um pouquinho mais, apenas a Sauber – que pulou de uma PU 2016 para uma 2018 – melhorou mais o seu tempo em relação ao ano passado do que a McLaren:
Equipe | AUS 2017 (s) | AUS 2018 (s) | Diferença (s) | Diferença % |
Mercedes | 82,188 | 81,164 | -1,024 | -1,25% |
Ferrari | 82,456 | 81,828 | -0,628 | -0,76% |
Red Bull | 83,485 | 81,879 | -1,606 | -1,92% |
Haas | 84,074 | 83,187 | -0,887 | -1,06% |
Renault | 85,091 | 83,532 | -1,559 | -1,83% |
McLaren | 85,425 | 83,692 | -1,733 | -2,03% |
Force India | 85,081 | 84,005 | -1,076 | -1,26% |
Williams | 84,443 | 84,230 | -0,213 | -0,25% |
Toro Rosso | 84,487 | 84,532 | 0,045 | 0,05% |
Sauber | 86,465 | 84,556 | -1,909 | -2,21% |
Ou seja, vamos acabar com essa brincadeira de falar que “o problema da McLaren não era a Honda”. Meus amigos, a McLaren ainda tem 99 problems e provavelmente nem terminará a prova de daqui a pouco com os 2 carros, mas o maior problema de Woking disse adeus.
Sayonara!