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PAPAYA BP: Quantificando o desafio

Sarneyland, Fevereiro/2018

Falamos anteriormente sobre benchmarking (inserir hiperlink da postagem passada please!) e sei que algumas vezes essa conversa acaba sendo muito vaga ou subjetiva. Principalmente por que acabamos fazendo análises separadas de Aero e PU’s, o que torna quase impossível comparar resultados entre equipes com fornecedores de motor diferente. Daí a grande mudança para a Mclaren em 2018, será comparada com Red Bull e Renault. A própria Renault já afirmou que acredita que ficará – inicialmente – um pouco para trás em relação a Red Bull e McLaren, deixando a comparação Red Bull x McLaren ainda mais suculenta.

Como bons ansiosos que somos…demos uma forçada na barra e calculamos qual o déficit da Mclaren em relação a sua principal base de comparação para este ano: a Red Bull.

Utilizei a classificação para a base dessa avaliação, e já expliquei aqui: PAPAYA BP: Em Time Que Está Perdendoo porquê disso.

A McLaren teve, em 2017, como melhor posição média de largada o 11º lugar, já a Red Bull oscilou entre 5º e 6º na maioria das pistas.

Mas a diferença média entre a melhor volta lançada da Red Bull e a da McLaren, foi de apenas 9 décimos, isso representa 1,06% do tempo de volta médio. Eu esperava muito mais.

Melhor Volta Lançada (Classificação 2017)
Pista

Red Bull

McLaren

Diff

AUS

83,989

85,425

-1,71%

CHN

93,546

94,372

-0,88%

BAH

90,904

92,054

-1,27%

RUS

95,221

96,353

-1,19%

SPA

79,706

81,048

-1,68%

MON

72,697

73,249

-0,76%

CAN

72,751

73,693

-1,29%

AZE

104,334

102,544

1,72%

AUT

64,948

65,602

-1,01%

GBR

68,130

69,418

-1,89%

HUN

76,797

77,549

-0,98%

BEL

103,940

105,090

-1,11%

ITA

96,113

97,471

-1,41%

SIN

99,814

101,227

-1,42%

MAL

90,541

91,582

-1,15%

JAP

88,935

89,749

-0,92%

USA

93,577

95,007

-1,53%

MEX

77,630

77,710

-0,10%

BRA

68,925

69,593

-0,97%

ABD

96,959

98,636

-1,73%

Média

85,97

86,87

-1,06%

Utilizamos os tempos da fase da prova de classificação em que a equipe fez sua melhor volta

Isso quer dizer que se a deficiência de motor for tão grande como se falou – nossa estimativa era de que no final de 2015, a RA615H devia 94 hp para a PU francesa – e se os números da BBC estiverem corretos e cada HP equivaler em média a 0,016s de tempo de volta, da diferença de 0,9s obtida dos nossos cálculos, 6 décimos se devem a potência e 3 décimos a aerodinâmica.

Senhores, tudo indica que a McLaren mira em 2018 um alvo que achou que alcançaria em 2016.

lll Papaya Drops:

Mercedes considera McLaren e Renault como ameaças em 2018:

Nós consideramos Ferrari, Red Bull, McLaren e Renault como sérias ameaças. A Formula 1 é o pináculo do esporte a motor e você precisa respeitar cada time e cada grande piloto Toto Wolff.

MCL33 fire up:

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