Sarneyland, Fevereiro/2018
Falamos anteriormente sobre benchmarking (inserir hiperlink da postagem passada please!) e sei que algumas vezes essa conversa acaba sendo muito vaga ou subjetiva. Principalmente por que acabamos fazendo análises separadas de Aero e PU’s, o que torna quase impossível comparar resultados entre equipes com fornecedores de motor diferente. Daí a grande mudança para a Mclaren em 2018, será comparada com Red Bull e Renault. A própria Renault já afirmou que acredita que ficará – inicialmente – um pouco para trás em relação a Red Bull e McLaren, deixando a comparação Red Bull x McLaren ainda mais suculenta.
Como bons ansiosos que somos…demos uma forçada na barra e calculamos qual o déficit da Mclaren em relação a sua principal base de comparação para este ano: a Red Bull.
Utilizei a classificação para a base dessa avaliação, e já expliquei aqui: PAPAYA BP: Em Time Que Está Perdendoo porquê disso.
A McLaren teve, em 2017, como melhor posição média de largada o 11º lugar, já a Red Bull oscilou entre 5º e 6º na maioria das pistas.
Mas a diferença média entre a melhor volta lançada da Red Bull e a da McLaren, foi de apenas 9 décimos, isso representa 1,06% do tempo de volta médio. Eu esperava muito mais.
Melhor Volta Lançada (Classificação 2017) | |||
Pista | Red Bull | McLaren | Diff |
AUS | 83,989 | 85,425 | -1,71% |
CHN | 93,546 | 94,372 | -0,88% |
BAH | 90,904 | 92,054 | -1,27% |
RUS | 95,221 | 96,353 | -1,19% |
SPA | 79,706 | 81,048 | -1,68% |
MON | 72,697 | 73,249 | -0,76% |
CAN | 72,751 | 73,693 | -1,29% |
AZE | 104,334 | 102,544 | 1,72% |
AUT | 64,948 | 65,602 | -1,01% |
GBR | 68,130 | 69,418 | -1,89% |
HUN | 76,797 | 77,549 | -0,98% |
BEL | 103,940 | 105,090 | -1,11% |
ITA | 96,113 | 97,471 | -1,41% |
SIN | 99,814 | 101,227 | -1,42% |
MAL | 90,541 | 91,582 | -1,15% |
JAP | 88,935 | 89,749 | -0,92% |
USA | 93,577 | 95,007 | -1,53% |
MEX | 77,630 | 77,710 | -0,10% |
BRA | 68,925 | 69,593 | -0,97% |
ABD | 96,959 | 98,636 | -1,73% |
Média | 85,97 | 86,87 | -1,06% |
Utilizamos os tempos da fase da prova de classificação em que a equipe fez sua melhor volta
Isso quer dizer que se a deficiência de motor for tão grande como se falou – nossa estimativa era de que no final de 2015, a RA615H devia 94 hp para a PU francesa – e se os números da BBC estiverem corretos e cada HP equivaler em média a 0,016s de tempo de volta, da diferença de 0,9s obtida dos nossos cálculos, 6 décimos se devem a potência e 3 décimos a aerodinâmica.
Senhores, tudo indica que a McLaren mira em 2018 um alvo que achou que alcançaria em 2016.
lll Papaya Drops:
– Mercedes considera McLaren e Renault como ameaças em 2018:
“Nós consideramos Ferrari, Red Bull, McLaren e Renault como sérias ameaças. A Formula 1 é o pináculo do esporte a motor e você precisa respeitar cada time e cada grande piloto“ Toto Wolff.
– MCL33 fire up: