ColunistasDestaquesFórmula EPost

Dennis supera Fenestraz para conquistar a pole do e-Prix de Portland

Em duelo acirrado, Dennis conquista a pole em Portland. Britânico aproveita resultado para assumir a liderança do Campeonato

Neste sábado (24) em Portland, Jake Dennis da Andretti conquistou a pole do e-Prix de Portland. Com o resultado da pole, o britânico já assume a liderança do Campeonato, por conta dos três pontos que foram obtidos.

Mesmo com o bom desempenho nesta temporada, essa é a primeira pole obtida por Dennis na 9ª temporada da Fórmula E. Jake Dennis vai perseguir a vitória, para conseguir ampliar ainda mais a distância para Pascal Wehrlein. O piloto alemão da Porsche começará a prova apenas da décima oitava posição.

Dennis divide a primeira fila com Sacha Fenestraz, seguido por Norman Nato e René Rast. A batalha pela pole foi bem acirrada, principalmente após o desempenho apresentado pela Nissan neste traçado.

A corrida gera muita expectativa, pois esse circuito será desafiador para a categoria, principalmente por conta da gestão da bateria.

A Fórmula E retorna às 21h (pelo horário de Brasília, para a realização da 12ª etapa.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula E em Portland

As atividades da Fórmula E em Portland começaram na sexta-feira com o primeiro treino livre, a atividade foi liderada por René Rast da McLaren, enquanto o TL2 realizado neste sábado contou com Max Günther na ponta. Esse traçado é novidade no calendário da temporada 2022/23 da Fórmula E, foi escolhido para substituir a etapa de Nova Iorque, depois que o local que abrigava a corrida da categoria está passando por reformas.

A temporada está chegando ao final, a corrida única em Portland, será seguida por uma rodada dupla em Roma e outra em Londres.

A prova desse fim de semana promete ser bem desafiadora para os times, principalmente por ser um circuito permanente, mas extremamente veloz, que colabora para um consumo mais acentuado da bateria. Os treinos livres surpreenderam, principalmente pelo desempenho apresentado por equipes que não estão realizando uma grande temporada na categoria elétrica.

Divididos em dois grupos, os pilotos partiram para a pista para iniciar o processo de classificação

Mitch Evans enfrentou problemas no TL2 e a equipe optou por realizar a troca da bateira e powertrain, tentando garantir que o piloto possa participar do e-Prix normalmente.

Os onze pilotos que participam do Grupo A, estavam em busca das quatro primeiras posições para avançar para a segunda parte da classificação. Nesse grupo, temos Pascal Wehrlein, atual líder do campeonato. Assim que os pilotos completaram as suas primeiras voltas rápidas no traçado, Günther liderava depois de anotar 1m10s262, separado por 0s111 de Fenestraz. Instantes depois, o piloto da Nissan apareceu na ponta com a marca de 1m09s860, obtendo um tempo mais competitivo no traçado.

Wehrlein era apenas o sétimo colocado com a Porsche, enquanto Sette Câmara estava ocupando a nona posição com a NIO. Restando pouco mais de cinco minutos para o encerrando da classificação, os pilotos seguiram aos boxes para preparar os seus carros para uma nova saída. Os quatro primeiros eram: Fenestraz, Vergne, Nato e Günther.

A temperatura na pista estava na casa dos 38°C, com 21°C no ambiente. Os pilotos estavam lidando com uma pista muito quente, precisando controlar a temperatura dos compostos.

Adentrando nos últimos segundos de classificação, a Envision ainda lutava para melhorar a sua posição na tabela de tempos. Avançaram para a segunda parte Fenestraz, Vergne, Nato e Günther, já que ninguém conseguiu furar esse grupo, mesmo com o piloto da Maserati cometendo um erro ao final da sessão. Werhelein ficou apenas com o décimo tempo.

https://twitter.com/FIAFormulaE/status/1672695399373520902

Com a entrada do Grupo B na pista, estava o vice-líder do campeonato, Jake Dennis, além de Mitch Evans que era o quarto colocado. Com a bandeira verde sinalizando o início da atividade, rapidamente os competidores foram ganhando o traçado. Evans será investigado ao final da sessão.

Após a primeira volta rápida no traçado, Mortara liderava com 1m10s378, acompanhado por Bird, Dennis e Rast. Por sua vez, Merhi cometeu um erro e precisou utilizar a área de escape para retornar ao traçado. Rast saltou para a ponta depois de anotar 1m10s135, mas rapidamente foi superado por Dennis que anotou 1m09s856.

A classificação seguiu, Evans estava nos boxes, sem nenhum tempo obtido no traçado. Enquanto todos os competidores seguiam para os boxes para preparar os seus carros para uma nova saída, Dennis liderava, acompanhado por Rast, Frijns e Lotterer.

Retornaram ao traçado quando restavam cerca de quatro minutos para o final da sessão. Hughes brigava para ficar entre os quatro primeiros colocados, mas a disputa se tornou mais acirrada. Com o cronômetro zerado, Rast anotou 1m09s808, acompanhado por Dennis que obteve 1m09s856, enquanto Hughes era o terceiro colocado, seguido de perto por Da Costa. Di Grassi ficou com a oitava posição.

Quartas de Final 

O primeiro duelo aconteceu entre Nato e Vergne, com o piloto da Nissan em vantagem. O piloto anotou 1m09s118, superando o piloto da DS Penske que faturou 1m09s240. No entanto, Vergne começará a prova do pit-lane, pois a equipe cometeu uma infração.

A dupla da DS Penske será forçada a começar a corrida do pit-lane já que o time recebeu uma punição por ter instalado um equipamento que permitia a leitura do código de barras dos pneus usados pelas outras equipes. A punição, portanto, afetará Stoffel Vandoorne.

Günther e Fenestraz participaram do segundo duelo do dia. O piloto da Maserati obteve 1m09s160, contra 1m09s060 do piloto da Nissan, desta forma, mais uma ver o powertrain da Nissan falou mais alto. Sacha cometeu um erro na reta principal, mesmo assim faturou a melhor volta.

Hughes e Dennis estiveram no terceiro duelo das quartas de final. A expectativa era o piloto da McLaren conseguir um bom resultado por conta do powertrain da Nissan. No entanto, Dennis tinha um pouco mais de vantagem no começo da volta. O piloto da McLaren obteve 1m09s385, mas foi superado pelo 1m09s111 obtido pelo piloto da Andretti.

O último duelo foi travado entre Da Costa e Rast. Nesta batalha, o piloto da Posche tinha vantagem no começo da volta e anotou 1m09s453, contra 1m09s310 obtido pelo piloto da McLaren, que derrotou o piloto português.

Semifinal 

O primeiro duelo da semifinal, consistiu em uma batalha interna, entre Nato e Fenestraz, garantindo que apenas um dos pilotos da Nissan terá a oportunidade de buscar a pole neste sábado em Portland. Com apenas uma volta rápida disponível para cada um dos pilotos, Fenestraz tinha uma pequena vantagem para o companheiro de equipe. Nato anotou 1m09s264, mas foi superado pelo franco argentino que obteve 1m08s920.

O próximo duelo do dia foi travado por Rast e Dennis. O piloto da Andretti tinha uma certa vantagem para o piloto da McLaren. Rast obteve 1m09s374, mas foi superado pelo 1m08s919 obtido pelo britânico.

POLE

Na disputa pela pole, Fenestraz e Dennis estavam em busca de começar a corrida da primeira posição. O franco argentino que levava vantagem na volta, obteve 1m09s010, mas na sequência o piloto da Andretti obteve 1m08s931, para cravar a pole da 12ª etapa da Fórmula E.

Grid de largada para o e-Prix de Portland – Foto: reprodução Fórmula E
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo