AutomobilismoGaleriasNotícias da Web

“Ovo” histórico da Ferrari vai a leilão

Mais um modelo raro da Ferrari que se prepara para ir a leilão: um exclusivo 166 MM/212 Export ‘Uovo’ vai ser proposto a leilão dentro de alguns meses pela RM Sotheby’s em Monterey, na Califórnia.

Este modelo histórico de 1950 representa uma era em que alguns dos carros da Ferrari eram alterados por carroçadores independentes como é o caso da Carrozzeria Fontana, que aplicou a sua experiência na conceção desta versão, comissionada por Giannino Marzotto.

A designação Uovo é facilmente explicável pelas imagens, que revelam um formato semelhante a um ovo… tratando-se de um modelo único, resultado do trabalho conjunto entre Fontana de Padova e o escultor Franco Reggani.

Embora o visual fosse icónico e, pelos cânones atuais, estranho, sob a carroçaria estava um chassis (024MB) e motor Ferrari derivados do 166 MM e do 212 Export.

O ‘Ovo’ é especialmente recordado por ter chegado a liderar as Mille Miglia e a Volta à Sicília (cuja importância era idêntica à do Targa Florio) em 1951, mas acabou por abandonar ambas as provas. Viria a regressar no ano seguinte às Mille Miglia, embora não tenha vencido. Contam-se também participações em provas na Califórnia, Estados Unidos da América.

Adquirido em 1986 pelo seu atual proprietário, o ‘Ovo’ tem sido uma visão rara ao longo das duas últimas décadas, não obstante uma presença no Museu Enzo Ferrari recentemente para apreciação geral. Em agosto, será colocado em leilão, prevendo-se que consiga angariar mais uma soma estratosférica.

Fotos da RM Sotheby’s.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Fonte: motor24.pt/ovo-historico-da-ferrari-vai-a-leilao

Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo