AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Oscar Piastri supera Lando Norris e fica com a pole do GP da Espanha

McLaren domina primeira fila na Espanha, com resultado de Piastri e Norris

Oscar Piastri se confirmou como o pole do GP da Espanha, o australiano atingiu a marca de 1m11s546, para ter a chance de iniciar pela quinta vez da posição de honra. Lando Norris ficou com a segunda posição, separado por 0s209 do companheiro de equipe, após uma batalha intensa travada entre eles. A McLaren então parte para o GP da Espanha, dominando a primeira fila.

Max Verstappen tentou participar da briga pela pole, mas precisou se contentar com a terceira posição, com a marca de 1m11s848, sendo o mesmo tempo obtido por George Russell, que ficou com a quarta posição. Infelizmente, Yuki Tsunoda foi o último colocado, revelando mais um abismo entre os pilotos da Red Bull.

Usando um segundo conjunto de pneus macios, Lewis Hamilton levou a Ferrari para a quinta posição, seguido por Andrea Kimi Antonelli em sexto com o outro carro da Mercedes. Charles Leclerc fez apenas uma tentativa de volta rápida e ficou com o sétimo lugar.

Pierre Gasly foi o oitavo colocado, acompanhado por Isack Hadjar em nono, em mais uma grande performance do piloto francês da Racing Bulls. Fernando Alonso também foi um piloto que fez apenas uma tentativa de volta rápida e fechou a sessão em décimo.

Destaque positivo para Gabriel Bortoleto que participou de mais um Q2, conseguindo aproveitar ao máximo as atualizações recebidas em Barcelona.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 10h (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi a Classificação do GP da Espanha

Após a McLaren comandar os três treinos livres e Oscar Piastri sobrar no último, o time foi para a classificação como os favoritos para a pole.

Q1

Com o início da sessão classificatória, a temperatura no ambiente estava na casa dos 29 °C, com 48 °C no asfalto.

A Aston Martin logo liberou Lance Stroll, enquanto a Alpine permitiu que Franco Colapinto fosse para a pista, assim como a dupla da Haas e Alexander Albon da Williams.

Com o efeito desses carros em pista, Stroll liderava com a marca de 1m13s699, seguido de perto por Albon por uma diferença de apenas 0s046. Colapinto era o terceiro colocado, com a marca de 1m13s897, enquantoEsteban Ocon conseguiu apenas a marca de 1m14s016.

Os demais competidores aguardaram um pouco mais de tempo nos boxes, com algumas equipes liberando os seus pilotos por prestação. Quando a dupla da McLaren fechou a primeira volta rápida no traçado, Oscar Piastri obteve a marca de 1m12s551 para comandar a ponta. Norris por sua vez, caiu para a segunda possição, separado por 0s248 do companheiro de equipe.

A dupla da Haas, já tinha partido para o uso de um segundo jogo de pneus macios, Bearman até foi avistado na décima posição, com o tempo de 1m13s329, mas Ocon ficou apenas na décima sétima posição. Max Verstappen foi o último liberado para a pista e o último que buscou uma volta rápida, mas o neerlandês conseguiu romper a dobradinha da McLaren, para ocupar o segundo lugar, com o tempo de 1m12s798.

Os dez primeiros eram: Piastri, Verstappen, Norris, Russell, Leclerc, Albon, Alonso, Hamilton, Hadjar e Bearman. Na zona de eliminação, estavam: Hülkenberg, Ocon, Sainz, Tsunoda e Bortoleto.

Nos últimos três minutos, algumas equipes arriscavam até mesmo uma terceira saída, como foi o caso da Haas. Aston Martin e da Alpine com Franco Colapinto. Piastri, Russell e Verstappen queimaram apenas um jogo de pneus para se classificar para o Q2.

Bortoleto subiu para a oitava posição, com a marca de 1m13s045, impressionando com a volta obtida. Hülkenberg foi perdendo terreno e caiu para a décima sexta posição, eliminado após Stroll subir para a sétima posição.

Colapinto terminou a classificação parado no canteiro da pista, por conta de um problema apresentado no equipamento. O argentino não conseguiu andar nem poucos metros ao deixar o pit-lane.

Q2

Diferente da estratégia traçada no Q1, dessa vez Verstappen foi um dos primeiros liberado para a pista, já contando com os pneus macios novos. O neerlandês assumiu a ponta provisoriamente, com a marca de 1m12s358.

Com os demais competidores completando a sua volta, Piastri roubou a ponta com a marca de 1m11s998, separado de Norris por 0s058. Os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Russell, Hamilton, Leclerc, Alonso, Gasly, Antonelli e Hadjar. Bortoleto caiu para a zona de eliminação ao ser empurrado para a décima primeira posição.

Próximo ao encerramento do Q2, Stroll lutava para se salvar da eliminação e levar o segundo carro da Aston Martin para o final da sessão, mas o tempo de 1m13s058 não foi suficiente.

Q3

Na guerra pelas voltas rápidas, Norris surgiu na liderança com o tempo de 1m11s819, superando Piastri por 0s017. Russell surgiu na terceira posição com o tempo de 1m12s075, seguido por Verstappen e Hamilton. Antonelli e Gasly estavam logo atrás.

Alonso aguardou a pista livre para usar o seu jogo de macios e buscar uma volta rápida, conseguindo se encaixar na quinta posição. Por outro lado, Isack Hadjar ficou mais tempo nos boxes para fazer apenas uma tentativa de volta rápida no Q3.

Para fechar a classificação, a Ferrari optou por fazer apenas uma volta rápida com Charles Leclerc no Q3, enquanto Hamilton tentava melhorar a sua posição de largada.

Lando Norris melhorou o seu tempo, atingindo a marca de 1m11s755, mas foi superado por Oscar Piastri, que fez um giro todo roxo e anotar 1m11s546 – para se confirmar como o pole de Barcelona.

Verstappen assumiu a terceira posição, separado por 0s302 do líder. Russell precisou se contentar com a quarta posição, enquanto Hamilton foi o quinto colocado. Antonelli assumiu a sexta posição, empurrando Leclerc para a sétima posição. Gasly, Hadjar e Alonso estavam na sequência.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo