ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Oscar Piastri supera Lando Norris e crava pole do GP da Holanda

Quebrando as expectativas, Piastri se estabelece como o pole do GP da Holanda

Oscar Piastri surpreendeu Lando Norris para se tornar o pole do GP da Holanda, o piloto australiano conquistou a sua quinta pole da carreira com a marca de 1m09s662.

A melhor marca foi estabelecida na primeira volta rápida do Q3, os competidores da McLaren até tentaram reduzir ainda mais as suas marcas, mas não aconteceu como o planejado. Lando Norris, que comandou todas as sessões de treinos livres até aqui, precisou se contentar com o segundo lugar para a largada, por conta de uma diferença de apenas 0s012 para o companheiro de equipe.

Max Verstappen ficou com o terceiro lugar, conseguindo ficar mais próximo da dupla da McLaren, após dizer que foi apenas na classificação que ele conseguiu o melhor carro do fim de semana. Isack Hadjar surpreendeu ao conseguir a quarta posição para a largada e ter a chance de iniciar a prova ao lado de Verstappen.

George Russell ficou com a quinta posição, representando a Mercedes, depois de Andrea Kimi Antonelli ser eliminado no Q2. Charles Leclerc foi o sexto colocado, seguido por Lewis Hamilton em sétimo, em um fim de semana desafiador para os pilotos da equipe italiana.

Liam Lawson começa o GP da Holanda da oitava posição, com Carlos Sainz em nono. Fernando Alonso é o décimo colocado com a Aston Martin. O espanhol, que mostrou um desempenho melhor no início das sessões de treinos livres, ainda conseguiu a oportunidade de disputar o Q3, mas não avançou no grid.

A largada do GP da Holanda está programada para acontecer às 10h (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi a Classificação do GP da Holanda

Após três sessões de treinos livres, a McLaren demonstrou que tem um ritmo superior. Lando Norris surpreendeu ao final do TL3, colocando quase um segundo de diferença para o quinto colocado.

Quando a classificação foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 34 °C, com 20°C no ambiente. A pista estava seca, com fortes rajadas de vento, mas sem indicação de chuva.

Q1

Assim que a pista foi liberada, a Red Bull optou por liberar Yuki Tsunoda, o japonês era acompanhado pela dupla da Ferrari, Alpine e Haas, todos usando os pneus macios novos. Tsunoda então obteve o tempo de 1m10s661, contra 1m10s262 de Bearman.

Lewis Hamilton completou o seu primeiro giro com 1m10s224, para ocupar a liderança da sessão brevemente. Instantes depois, Lance Stroll perdeu o controle da traseira do carro ao passar pela grama. O equipamento ficou danificado quando ele passou pela brita, mas nada parecido com o que aconteceu no TL2.

Na primeira passagem da dupla da McLaren, Norris era o líder com o tempo na casa de 1m09s469, superando Piastri por 0s158. Com todos os pilotos contando com uma volta rápida, com exceção de Stroll, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Verstappen, Alonso, Antonelli, Gasly, Russell, Hadjar, Hülkenberg e Lawson. Enquanto na zona de eliminação apareciam: Bortoleto, Tsunoda, Colapinto, Ocon e Stroll.

A dupla da Ferrari permaneceu um pouco mais tempo na pista, em busca de melhorar suas marcas com o mesmo jogo de pneus do início da classificação, mas Hamilton era apenas o 11° colocado, enquanto Leclerc ocupava o 18° lugar. Para a configuração do carro, a equipe resolveu usar a asa traseira de Mônaco em busca de uma performance melhor.

O duelo era acirrado, principalmente por neste circuito fazer muita diferença a posição de largada, já que é uma corrida com poucas ultrapassagens.

A McLaren não tinha motivo para se preocupar, mas mesmo assim Piastri retornou ao traçado com pneus macios usados para cravar 1m09s338 e tomar a ponta que era do companheiro de equipe.

Hülkenberg ameaçou a permanência de Bortoleto no Q2, mas não conseguiu uma marca para superar o brasileiro. Stroll não conseguiu voltar novamente ao traçado por conta dos danos no assoalho pela saída de pista.

Q2

A Ferrari não perdeu tempo para liberar os seus pilotos, mas ambos permaneciam com os pneus macios do Q1. Na primeira tentativa Leclerc cravou 1m10s034, seguido por Hamilton com 1m10s140. Os competidores passaram pelos boxes, fizeram um pit-stop e retornaram ao traçado com pneus macios novos.

Após a primeira rodada de voltas rápidas, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Verstappen, Hamilton, Leclerc, Hadjar, Antonelli, Tsunoda, Russell e Albon. Se encontravam na zona de corte: Alonso, Lawson, Sainz, Bortoleto e Gasly. Por conta do tamanho da pista, os pilotos se encontravam pelo traçado e até reclamavam de alguns adversários ao cometer alguns erros.

No último confronto, Bortoleto tentava se livrar da eliminação, mas ficou com apenas com o 13° lugar, estabelecendo o mesmo tempo que Tsunoda – mas ambos foram eliminados. Por fim, a dupla da Racing Bulls conseguiu consolidar duas vagas para participar do Q3, assim como Alonso.

Q3

Sem perder tempo, para ter a chance de fazer duas rodadas de voltas rápidas, os pilotos partiram ao traçado. Neste primeiro duelo pela pole, Oscar Piastri se colocou à frente de Lando Norris, o australiano anotou 1m08s662, contra 1m08s674 do piloto britânico. Logo atrás estava Max Verstappen com 1m09s048, separado por 0s386.

Logo atrás estavam Russell, Hamilton, Leclerc, Hadjar, Alonso, Sainz e Lawson.

Na segunda tentativa, os dois pilotos da McLaren não conseguiram melhorar as suas marcas e ficaram com o que tinham. Isack Hadjar saltou para o quarto lugar, com a marca de 1m09s208. Verstappen tentou participar do dulo pela pole, o piloto neerlandês se manteve com a terceira posição, mas cravou a marca de 1m08s925.

Russell então perdeu terreno e precisou se contentar com a quinta posição, logo atrás ficou a dupla da Ferrari, com Leclerc à frente do piloto britânico. Lawson, Sainz e Alonso completaram o top-10.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading