A McLaren iniciou o sábado (31) como o destaque do último treino livre do fim de semana, o competidor ataca como o favorito para a pole. O australiano fez uma excelente volta, quando avaliou o regime de classificação, cravando 1m12s387.
A volta de Piastri era um temporal, principalmente por estabelecer um giro que era 0s526, mais rápido que o seu companheiro de equipe. Lando Norris surgiu no segundo lugar, mas o piloto poderia obter mais, a marca foi obtida durante um segundo giro rápido com o pneu macio, depois de queimar a primeira tentativa com um erro.
A disparidade entre os pilotos da Ferrari chamava a atenção, Charles Leclerc ficou com a terceira posição, com o tempo de 1m13s130, distante de Piastri por 0s743. No entanto, Lewis Hamilton era o nono colocado, com uma diferença de 1s140 para o líder. O britânico reclamou muito do equipamento na sexta-feira, após as primeiras avaliações em Barcelona.
George Russell ficou com a quarta posição (1m13s139), seguido por Max Verstappen (1m13s375) em uma sessão bem dinâmica. Novamente Isack Hadjar impressionava com o equipamento da Racing Bulls, se estabelecendo como o sexto colocado, em mais uma sessão andando no top-10.
Andrea Kimi Antonelli foi o sétimo colocado, acompanhado por Fernando Alonso. Liam Lawson foi o décimo colocado, com o tempo de 1m13s637. A volta de Gabriel Bortoleto no TL3 impressionou, com o brasileiro na décima primeira posição.
Por fim, a Williams era uma surpresa negativa, pois não conseguia repetir o ritmo apresentado em outros circuitos. O mesmo vale para a dupla da Haas, completamente apagada em Barcelona.
A Fórmula 1 retorna às 11h (pelo horário de Brasília) para o duelo da classificação.
Saiba como foi o TL3 do GP da Espanha
Até o momento a McLaren tinha liderado as duas sessões de treinos livres da sexta-feira, uma com Lando Norris e a outra com Oscar Piastri. O TL3 é o momento do fim de semana que as equipes reservam um tempo para avaliar o ritmo de classificação, se preparando para a definição do grid que acontece ao final do dia.
Quando o acesso para a pista foi liberado, Franco Colapinto foi o primeiro liberado para a pista, na sequência Gabriel Bortoleto e a dupla da Aston Martin também tomaram o traçado, ambos usando pneus médios novos. O argentino da Alpine cravou a marca de 1m15s804, abrindo os trabalhos do dia.
Entre Lance Stroll e Fernando Alonso, a equipe optou por preparar os pneus médios para a corrida, fazendo o processo de cozimento controlado, o mesmo aconteceu com o jogo de pneus duros que a dupla tinha disponível.
A sessão começou bem morna, com poucos pilotos em pista. Foi apenas com quinze minutos de atividade, que outros pilotos invadiram a pista, alguns como Esteban Ocon, Oliver Bearman e Carlos Sainz apostando na avaliação dos pneus macios logo de cara.
It’s always important to wave to your home crowd on your out lap!
Lap it all up, @alo_oficial
#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/0HWbshKa0g
— Formula 1 (@F1) May 31, 2025
Com 35 minutos de sessão, George Russell assumiu a ponta, com o tempo de 1m13s396 usando pneus macios. O piloto da Mercedes era acompanhado por Oscar Piastri, da McLaren, separados por 0s473, seguido por Charles Leclerc (0s545) e Lewis Hamilton (0s666). Na Ferrari existia uma diferença entre a dupla de pilotos, pois o monegasco foi liberado para avaliar os pneus macios, enquanto o britânico foi ao traçado com os pneus médios.
As equipes estavam tentando entender a diferença de desempenho dos pneus médios e macios, pois foi identificado um problema para o controle das altas temperaturas, pois no asfalto era aferido 46 °C.
Adrea Kimi Antonelli foi o último piloto liberado para a pista, mas logo se posicionou no segundo lugar, mas com uma diferença de 0s0429 para o companheiro de equipe. Restando 27 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Russell, Antonelli, Norris, Leclerc, Hamilton, Alonso, Verstappen, Sainz, Albon e Hadjar.
As equipes tiraram um tempo para avaliar os pneus, tentando fazer uma segunda volta rápida com o mesmo conjunto de compostos, como foi o caso de Charles Leclerc que melhorou a sua marca para 1m13s888, ainda que a diferença fosse mínima, comparada a sua primeira volta rápida com os compostos macios.
Para fechar a sessão, restando 20 minutos para o final, Norris, Alonso, Verstappen e Tsunoda surgiam na pista com um novo jogo de pneus macios instalados. Desta forma o neerlandês saltou para a ponta, com o tempo de 1m13s375. Instantes depois de abrir a volta rápida, o britânico da McLaren cometeu um erro e extravasou os limites de pista, precisando na sequência passar pelos boxes. No entanto, Norris precisava continuar com o conjunto de pneus, para não atrapalhar o seu desenvolvimento na classificação.
Big moment for Lando!
Norris has a snap of oversteer at Turn 9 and takes to the run-off area#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/BIViHBhRJs
— Formula 1 (@F1) May 31, 2025
Gabriel Bortoleto surgiu na quarta posição, com a marca de 1m13s722, seguido por Nico Hülkenberg com o tempo de 1m13s733, surpreendendo com a marca que a Sauber conseguiu atingir no TL3. Porém, outros competidores ainda estavam se preparando para uma volta rápida.
Oscar Piastri saltou para a ponta ao registrar 1m12s387, com uma diferença de 0s526 entre o líder e Norris. A McLaren ainda tentava fazer ajustes no carro do britânico, sugerindo levantar um pouco a traseira, para evitar que o carro batesse muito e o piloto perdesse o controle do equipamento, queimando voltas rápidas.
Enquanto Leclerc assumiu a terceira posição na tabela de tempos, mas com uma diferença de 0s743 para Piastri, Lewis Hamilton era o nono colocado, separado por 1s140 do atual líder da sessão. Os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Leclerc, Russell, Verstappen, Hadjar, Antonelli, Alonso, Hamilton e Lawson.
O final da sessão foi marcado pelo ritmo de classificação e tentativas de fazer os últimos ajustes.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
I really like reading through a post that can make men and women think. Also, thank you for allowing me to comment!