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Oscar Piastri sobra e comanda 1-2 da McLaren no TL3 em Barcelona; Bortoleto é 11°

Durante última sessão avaliativa em Barcelona, McLaren sobra com Oscar Piastri ao estabelecer 1m12s387

A McLaren iniciou o sábado (31) como o destaque do último treino livre do fim de semana, o competidor ataca como o favorito para a pole. O australiano fez uma excelente volta, quando avaliou o regime de classificação, cravando 1m12s387.

A volta de Piastri era um temporal, principalmente por estabelecer um giro que era 0s526, mais rápido que o seu companheiro de equipe. Lando Norris surgiu no segundo lugar, mas o piloto poderia obter mais, a marca foi obtida durante um segundo giro rápido com o pneu macio, depois de queimar a primeira tentativa com um erro.

A disparidade entre os pilotos da Ferrari chamava a atenção, Charles Leclerc ficou com a terceira posição, com o tempo de 1m13s130, distante de Piastri por 0s743. No entanto, Lewis Hamilton era o nono colocado, com uma diferença de 1s140 para o líder. O britânico reclamou muito do equipamento na sexta-feira, após as primeiras avaliações em Barcelona.

George Russell ficou com a quarta posição (1m13s139), seguido por Max Verstappen (1m13s375) em uma sessão bem dinâmica. Novamente Isack Hadjar impressionava com o equipamento da Racing Bulls, se estabelecendo como o sexto colocado, em mais uma sessão andando no top-10.

Andrea Kimi Antonelli foi o sétimo colocado, acompanhado por Fernando Alonso. Liam Lawson foi o décimo colocado, com o tempo de 1m13s637. A volta de Gabriel Bortoleto no TL3 impressionou, com o brasileiro na décima primeira posição.

Por fim, a Williams era uma surpresa negativa, pois não conseguia repetir o ritmo apresentado em outros circuitos. O mesmo vale para a dupla da Haas, completamente apagada em Barcelona.

A Fórmula 1 retorna às 11h (pelo horário de Brasília) para o duelo da classificação.

Saiba como foi o TL3 do GP da Espanha

Até o momento a McLaren tinha liderado as duas sessões de treinos livres da sexta-feira, uma com Lando Norris e a outra com Oscar Piastri. O TL3 é o momento do fim de semana que as equipes reservam um tempo para avaliar o ritmo de classificação, se preparando para a definição do grid que acontece ao final do dia.

Quando o acesso para a pista foi liberado, Franco Colapinto foi o primeiro liberado para a pista, na sequência Gabriel Bortoleto e a dupla da Aston Martin também tomaram o traçado, ambos usando pneus médios novos. O argentino da Alpine cravou a marca de 1m15s804, abrindo os trabalhos do dia.

Entre Lance Stroll e Fernando Alonso, a equipe optou por preparar os pneus médios para a corrida, fazendo o processo de cozimento controlado, o mesmo aconteceu com o jogo de pneus duros que a dupla tinha disponível.

A sessão começou bem morna, com poucos pilotos em pista. Foi apenas com quinze minutos de atividade, que outros pilotos invadiram a pista, alguns como Esteban Ocon, Oliver Bearman e Carlos Sainz apostando na avaliação dos pneus macios logo de cara.

Com 35 minutos de sessão, George Russell assumiu a ponta, com o tempo de 1m13s396 usando pneus macios. O piloto da Mercedes era acompanhado por Oscar Piastri, da McLaren, separados por 0s473, seguido por Charles Leclerc (0s545) e Lewis Hamilton (0s666). Na Ferrari existia uma diferença entre a dupla de pilotos, pois o monegasco foi liberado para avaliar os pneus macios, enquanto o britânico foi ao traçado com os pneus médios.

As equipes estavam tentando entender a diferença de desempenho dos pneus médios e macios, pois foi identificado um problema para o controle das altas temperaturas, pois no asfalto era aferido 46 °C.

Adrea Kimi Antonelli foi o último piloto liberado para a pista, mas logo se posicionou no segundo lugar, mas com uma diferença de 0s0429 para o companheiro de equipe. Restando 27 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Russell, Antonelli, Norris, Leclerc, Hamilton, Alonso, Verstappen, Sainz, Albon e Hadjar.

As equipes tiraram um tempo para avaliar os pneus, tentando fazer uma segunda volta rápida com o mesmo conjunto de compostos, como foi o caso de Charles Leclerc que melhorou a sua marca para 1m13s888, ainda que a diferença fosse mínima, comparada a sua primeira volta rápida com os compostos macios.

Para fechar a sessão, restando 20 minutos para o final, Norris, Alonso, Verstappen e Tsunoda surgiam na pista com um novo jogo de pneus macios instalados. Desta forma o neerlandês saltou para a ponta, com o tempo de 1m13s375. Instantes depois de abrir a volta rápida, o britânico da McLaren cometeu um erro e extravasou os limites de pista, precisando na sequência passar pelos boxes. No entanto, Norris precisava continuar com o conjunto de pneus, para não atrapalhar o seu desenvolvimento na classificação.

Gabriel Bortoleto surgiu na quarta posição, com a marca de 1m13s722, seguido por Nico Hülkenberg com o tempo de 1m13s733, surpreendendo com a marca que a Sauber conseguiu atingir no TL3. Porém, outros competidores ainda estavam se preparando para uma volta rápida.

Oscar Piastri saltou para a ponta ao registrar 1m12s387, com uma diferença de 0s526 entre o líder e Norris. A McLaren ainda tentava fazer ajustes no carro do britânico, sugerindo levantar um pouco a traseira, para evitar que o carro batesse muito e o piloto perdesse o controle do equipamento, queimando voltas rápidas.

Enquanto Leclerc assumiu a terceira posição na tabela de tempos, mas com uma diferença de 0s743 para Piastri, Lewis Hamilton era o nono colocado, separado por 1s140 do atual líder da sessão. Os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Leclerc, Russell, Verstappen, Hadjar, Antonelli, Alonso, Hamilton e Lawson.

O final da sessão foi marcado pelo ritmo de classificação e tentativas de fazer os últimos ajustes.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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