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Oscar Piastri lidera último treino livre antes da classificação na Austrália

O piloto da casa estabeleceu o melhor tempo do TL3 com a McLaren. Liam Lawson e Oliver Bearman ficaram de fora da atividade

A Fórmula 1 retornou mais uma vez para a pista, sexta-feira (14) no Brasil, mas sábado na Austrália. As sessões do dia anterior foram bem movimentadas, com as equipes fazendo o possível para testar diferentes configurações e compreender qual é o melhor acerto para Melbourne. No entanto, o TL3 é momento de definir as apostas para a classificação, levando em consideração que a expectativa é de chuva forte para o domingo.

Quando a última sessão de treinos livres foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 40 °C, com 31 °C no ambiente. O tempo estava firme, embora as rajadas de vento demandassem alguma atenção nos competidores.

O sinal de pista verde, mas não durou muito, já que Oliver Bearman provocou a bandeira vermelha ao ficar atolado na brita da curva 11. O britânico perdeu o controle do carro ao passar com o pneu na grama, na sua primeira volta no circuito. O competidor já não participou de parte do TL1 e de todo o TL2, por conta de uma batida na sexta-feira – também em um momento quando perdeu o equipamento, pois a equipe tinha destinado o competidor para iniciar o cronograma com os pneus macios. A equipe passou a sexta-feira reconstruindo o carro de Bearman e precisava ter o britânico em pista, para fazer a coleta de dados e permitir que ele consiga se ambientar ao traçado.

Vale dizer que para reconstruir o carro de Oliver Bearman, a equipe já fez várias substituições no motor para viabilizar o carro rodar neste fim de semana.

Com dez minutos de sessão, a pista foi liberada pela segunda vez. Hamilton foi para a pista com os pneus médios, enquanto Charles Leclerc usava os pneus duros. Esteban Ocon e Jack Doohan foram de cara para o traçado com os pneus macios instalados. O piloto da Alpine anotou o tempo de 1m19s221, enquanto Ocon tinha 1m20s063 neste começo de sessão.

As equipes estão com dificuldade para fazer os pneus macios funcionarem no traçado, já que o composto está acabando antes do final de uma volta rápida, já que estavam granulando, criando uma capinha que acaba prejudicando a aderência dos pilotos. Em um circuito como esse, é mais complicado ainda, pois por ser em um parque, a superfície é muito suja e aderência realmente demora para ser construída.

Com meia hora de sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Antonelli, Piastri, Leclerc, Norris, Russell, Sainz Russell, Hamilton, Bortoleto e Hadjar. Na liderança, Verstappen tinha a marca de 1m16s646, enquanto Antonelli surgiu na segunda posição, separado por 0s224 do atual líder.

Neste momento, os pilotos se dividiam na utilização dos pneus macios e duros para a coleta de dados. Instantes depois, Alexander Albon surgiu no segundo lugar, com a marca de 1m16s801. Carlos Sainz então foi o sexto colocado com a marca de 1m16s859, logo atrás do seu companheiro de equipe.

Restando 24 minutos para o final, Leclerc anotou 1m16s676, enquanto Hamilton logo depois obteve o tempo de 1m16s677.

Liam Lawson estava preso nos boxes, por conta de um problema identificado no carro no início da sessão.

Carlos Sainz passou a trabalhar com os pneus macios nos últimos quinze minutos da atividade. O espanhol voltou a figurar entre os primeiros colocados com o tempo de 1m16s531, mas foi superado por Albon que anotou 1m16s508.

Se a Red Bull estava um tanto sumida nos treinos livres, Max Verstappen tomou a liderança com o tempo de 1m16s002. Os pilotos começaram a ficar mais agressivos em pista, atacando as zebras para buscar uma boa volta no circuito, desta forma a tabela de tempos sofria algumas mudanças.

A McLaren, embora estivesse progredindo no TL3, voltou a aplicar a tática de avaliar os setores do traçado individualmente, embora tivessem a plena chance de fazer uma volta muito forte no traçado.

Bortoleto chamava a atenção por ocupar a décima primeira posição com a Sauber, anotando o tempo de 1m16s707. Para título de comparação, Nico Hülkenberg era o décimo quinto colocado, com o tempo de 1m17s146, mas o alemão estava trabalhando com um novo jogo de pneus macios e se encaminhava para a pista na busca de registrar uma volta rápida.

Mesmo com Leclerc ocupando a quarta posição, o monegasco estava reclamando do desempenho do carro e da falta de confiança que estava sentindo ao guiar o equipamento.

Quando a sessão chegou ao final, Oscar Piastri se manteve na liderança, representando a McLaren. O tempo do piloto da casa era de 1m15s921. George Russell foi o segundo colocado com a Mercedes, tentando de manter entre os primeiros colocados conforme a sessão foi evoluindo. Max Verstappen acabou empurado para a terceira posição, separado por 0s081 do líder.

Leclerc faturou a quarta posição, seguido por Andrea Kimi Antonelli, que obteve o tempo de 1m16s206. Carlos Sainz mais uma vez esteve entre os dez colocados ao se estabelecer na sexta posição, enquanto Alexander Albon foi o sétimo colocado. Os companheiros de equipe da Williams andaram por toda sessão muito próximos.

Lewis Hamilton foi o oitavo colocado com o segundo carro da Ferrari, enquanto Yuki Tsunoda obteve a nona posição. Lando Norris ficou com a décima posição, já que apostou no teste de setores individuais do circuito. Gabriel Bortoleto é o destaque da sessão entre os rookies, pois faturou a décima primeira posição com a Sauber, superando o seu companheiro de equipe.

Liam Lawson e Oliver Bearman foram os únicos pilotos que ficaram de fora da sessão, por problemas ainda no começo do TL3.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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