ColunistasMotoGPPost

[Opinião] – Marc Márquez e como lendas não são perfeitas

É inegável que Marc Márquez é um dos maiores nomes da Moto GP e do Automobilismo em toda sua história, o Octa Campeão da Moto GP já garantiu seu nome entre os maiores da história, mas após seu acidente suas atitudes acabaram deixando seu destino em cheque, mas como isso aconteceu?

Marc Márquez – Fonte: Honda

Na primeira corrida do ano em Jerez de La Fronteira o que parecia ser uma vitória arrasadora se transformou num desastre, Márquez acabou cometendo um erro sozinho e saindo da pista, perdendo várias posições, o que era até aceitável até então, mas durante sua incrível corrida de recuperação quando tinha acabado de retomar a liderança, Márquez perdeu o controle da moto sozinho, mas dessa vez caiu fortemente, num erro de um piloto que parecia querer tirar o máximo de seu equipamento, quando já estava na liderança da corrida, o que pareceu um imaturo pra um multi Campeão da grandeza dele.

Desse acidente se resultou uma lesão no úmero (Osso do membro superior do cotovelo), que foi tratada de forma irresponsável já que Márquez apresou uma cirurgia poucos dias após a lesão, para que começasse uma recuperação forçada nós treinos livre do GP da Andaluzia quase 5 dias após seu acidente.

Marc Márquez – Fonte: Honda

Nesse processo de recuperação, Márquez foi submetido a exercícios e testes para provar que estava apto a dirigir, mas quando voltou a testar sua moto não conseguia dar muitas voltas em sequência, pois sua lesão se desgastava mais a cada momento de esforço, o que mostrou da pior forma o quanto a falta de repouso o fez mal. O resultado disso foi que a placa instalada em sua primeira cirurgia acabou tendo seus parafusos rompidos e complicando mais ainda sua situação, resultando em uma primeira extensão do seu período de recuperação.

Após esses problemas Márquez foi submetido a outra cirurgia, onde a placa havia sido removida por outra nova fixação para tentar diminuir o estresse de seus ferimentos, para logo assim cumprir um longo período de recuperação.

Mais recentemente no Início de Dezembro Márquez foi internado novamente para sua terceira cirurgia, mas o que se sabe é que sua fixação utilizada se rompeu após o espanhol tentar abrir uma janela, sem entendermos o contexto da situação ou o porquê. O que sabemos é que essa cirurgia que durou aproximadamente 10 dias estendeu seu tempo de recuperação em aproximadamente 5 a 6 meses o que pode acabar resultando numa ausência durantes as primeiras etapas da Moto GP ano que vem.

Marc Márquez – Fonte: Honda

Não só sua disputa por campeonato pode estar em jogo atualmente, mas toda a sua carreira poderá ter sido prejudicada, pois não podemos afirmar que seu rendimento em pista será o mesmo de antes, de sua lesão pois já houvemos caso de lendas do motociclismo que descaíram seus desempenhos após lesões graves, como Michael Doham em 1999 e Valentino Rossi em 2010, que embora seja casos diferentes ainda possam ser de utilidade para a atual situação de Márquez.

Em torno a isso entendemos que as escolhas impulsivas que Marquez fez dentro e fora de pista podem ser futuramente a sujeira no legado do espanhol na categoria como também o que vai impedir de bater os números de títulos de outros Campeões históricos como Gigi Agostini e Angel Nieto, e até mesmo sua competitividade está em jogo no atual momento.

Se seu processo tivesse sido mais calmo seria provável que ele poderia ter voltado as pistas em 2020?

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading