[Opinião] As melhores trilhas sonoras dos jogos de corrida do Playstation • BP • Boletim do Paddock

[Opinião] As melhores trilhas sonoras dos jogos de corrida do Playstation

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Lançado no final de 1994 no Japão e no começo de 1995 nos Estados Unidos, o Playstation está na sua quarta geração, com uma vasta biblioteca de jogos a disposição. Mas aqui vamos ver algumas das mais incríveis trilhas sonoras de jogos de corrida.

Para quem não sabe, os jogos de corrida são marcados por trilhas sonoras ótimas, principalmente para quem gosta de Rock and Roll. Se é o seu caso, então, vamos lá!

lll Série Gran Turismo

É impossível fazer uma lista assim e não incluir Gran Turismo. O jogo de corrida mais famoso do console da Sony, desde sua primeira versão, apresenta uma trilha sonora sempre muito bem escolhida e apropriada. Passando pelos 6 jogos da série, temos bandas e artistas famosos como Van Halen, David Bowie, Placebo, Garbage, Rob Zombie, The Cardigans, Foo Fighters, Lenny Kravitz, Judas Priest, Joe Satriani, Jet, The Hives, Snow Patrol, Jimmy Eat World, entre outros. Sem contar a galera da Eletrônica, como FatBoy Slim, Moby, Chemical Brothers entre outros.

Fora esses artistas, temos compositores japoneses que criaram verdadeiras joias, como Masahiro Andoh e Daiki Kasho, que criaram músicas muito boas. Andoh compôs “Kiss you good-bye”, “Green Monster”, “Blowing away” entre outras no estilo instrumental. Já Kaisho criou músicas em que ele canta, como “5OUL ON D!SPLAY” e “Day to live”.

l O tema do jogo se chama “Moon over the castle” e foi composta por Andoh.

lll Formula 1

Lançado em 1996 pela Psygnosis e feito pela Bizarre Creations, o jogo traz a temporada de 1995 da Formula 1, ou seja, este é o primeiro jogo oficial da categoria para o console da Sony. O jogo é fiel, trazendo inclusive, os pilotos que não necessariamente correram todas as etapas, como Nigel Mansell na Mclaren e a equipe Simtek, que correu até o GP de Barcelona daquele ano.

Um de seus pontos principais é a sua trilha sonora. Lembro que quando ouvi pela primeira vez, passei pelo que se chama hoje em dia de “Mind blow”.

A trilha conta com as participações especiais de Joe Satriani (Summer Song e Nack to the Shalla-Bal) e Steve Vai(Juice). As outras músicas foram compostas por Mike Clarke e Stuart Ellis. São doze faixas, incluindo as de Satriani e Vai.

lll Série NASCAR

Os jogos da NASCAR são conhecidos por duas coisas. A primeira é trazer a emoção em correr em circuitos ovais com aqueles Stock Cars a mais de 300km/h, a outra são por suas trilhas sonoras arrebatadoras. Com gente do calibre de Steve Ray Vaughan, George Thorogood, Joe Satriani, Molly Hacket, Widespread Panic, Karma to Burn, Gov’t Mule, Kenny Wayne Shepherd, Lynyrd Skynyrd, Nonpoint entre outros. Sem contar que do 98 ao 2002 suas aberturas são épicas!

Vale ressaltar antes o grande trabalho da banda “The Derek Trucks Band” no NASCAR Rumble, as músicas conseguem até sobressair no polêmico jogo ao estilo Mario Kart.

PS: Coloquei estes vídeos de abertura para ilustrar melhor, mas da série NASCAR, praticamente todos merecem atenção no quesito trilha sonora. Principalmente os da série Thunder e o 09.

lll Need for Speed (I, II, III)

Os três primeiros jogos da famosa franquia de supercarros deixaram os jogadores sem reação. Além de ótimos gráficos, uma jogabilidade precisa e pistas fantásticas, a trilha sonora não fica atrás e pode-se até dizer que acompanha a evolução gráfica dos três jogos.

Aliás, a EA fazia algo interessante que hoje a Polyphony faz com Gran Turismo, que é ter músicas de Rock and Roll e músicas de outros gêneros, no caso da EA, Techno, ou Eletrônico, como preferir.

No primeiro jogo, a parte de Rock and Roll foi desenvolvida por Saki Kaskas e a de Techno por Jeff Dick. Já no segundo, com uma gritante evolução musical, contou com músicos além de Saki e Jeff, Romolo de Prisco, Robert Hindalgh, Crispim Hands e Jim Weiland. Já o terceiro jogo da série puxou para um lado talvez mais experimental e até mais extrema em suas canções. Quem chegou nesse jogo foi Matt Ragan, compositor das ótimas “Rear Flutterblast #19” e “Snorkeling Cactus Weasels”.

Vale muito a pena ir atrás das trilhas sonoras! Menção honrosa para o Hot Pursuit 2 que tem uma trilha fantástica, com seu ápice com os canadenses do Rush com “One Little Victory”.

https:/www.youtube.com/watch?v=wFTBKve_zMY

Duhílio Menezes

Cara simples, amante do esporte a motor e que curte outros esportes. Dono do canal Tio Duh no youtube, voltado para gameplay de clássicos de 8,16 e 32 bits. Amante do esporte a motor, considera escrever uma forma de estar mais próximo das pistas!