ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Oliver Bearman se culpa por forte acidente no Japão

Chefe da Haas revela piloto abatido após impacto de 50G em Suzuka e destaca diferença de velocidade como fator decisivo

O forte acidente de Oliver Bearman no GP do Japão segue repercutindo no paddock da Fórmula 1, e o chefe da Haas, Ayao Komatsu, revelou que o jovem piloto tem se mostrado bastante abatido após o episódio, além de acreditar que o erro era evitável

A batida aconteceu na curva Spoon do circuito de Suzuka, quando Bearman se aproximava rapidamente do carro de Franco Colapinto, da Alpine – que estava mais lento no traçado. Diante da grande diferença de velocidade, o britânico foi forçado a escapar para a grama na tentativa de evitar o contato direto.

Sem conseguir reduzir a velocidade após deixar a pista, Bearman perdeu o controle do carro, rodou e atingiu a barreira com um impacto estimado em 50G. O piloto ainda conseguiu sair do carro por conta própria, mas foi visto mancando, o que gerou preocupação imediata.

LEIA MAIS: Sainz vê risco de novos acidentes na F1 e cobra mudanças após batida de Bearman no Japão

Apesar da gravidade do acidente, Komatsu evitou responsabilizar diretamente seu piloto. Ainda assim, destacou que o próprio Bearman tem sido duro consigo mesmo ao analisar o ocorrido.

“Ele está se lamentando muito”, disse Komatsu à mídia ao final do GP do Japão.

“Ele está dizendo ‘Eu deveria ter feito melhor, não há desculpas’. Mas se você analisar, essa diferença de 50 km/h na velocidade é enorme. É uma lição. Então, tenho certeza de que conversaremos sobre isso em relação ao nosso futuro, sobre como podemos melhorar.”

“Então, faz parte. Estou feliz que ele não tenha sofrido uma lesão grave. Ele bateu o joelho com força, mas está bem.”

O chefe da Haas classificou o episódio como uma lição importante para o futuro, tanto para o piloto quanto para a equipe. Segundo ele, haverá uma análise interna detalhada para entender como evitar situações semelhantes.

Komatsu também confirmou que Bearman não sofreu lesões graves, apesar do impacto significativo. O britânico bateu o joelho com força, mas foi liberado após avaliação médica.

O acidente voltou a acender o alerta dentro da Fórmula 1 sobre os efeitos dos novos sistemas de gerenciamento de energia, que têm provocado grandes diferenças de velocidade entre os carros em pontos críticos da pista. Diversos pilotos já vinham alertando para o risco de incidentes desse tipo desde o início da temporada.

Embora reconheça a preocupação, Komatsu pregou cautela antes de qualquer mudança imediata no regulamento

“Não quero dar uma resposta precipitada”, disse ele. “Com diferentes fabricantes de unidade de potência, existem implementações muito diferentes.”

“Algumas pessoas atingiram velocidades muito maiores na curva 1 ou na curva 16. Na curva 13, Ollie sabia que tinha uma vantagem, então ele aproveitou a oportunidade. Mas quando você usando o botão do boost, a diferença é enorme. Então precisamos pensar um pouco mais sobre isso.”

Após o final da corrida, Bearman falou do seu acidente e confirmou que está bem, apesar do susto.

“Antes de mais nada, está tudo bem e eu estou ótimo. Foi um momento assustador lá fora, mas está tudo bem, que é o mais importante. A adrenalina está passando um pouco, então vai ser uma longa viagem de volta para casa, mas estou absolutamente bem. O carro está um pouco danificado, mas agora temos um mês para nos reestruturarmos.

O competidor se desculpou com o time. “Só posso pedir desculpas à equipe porque dá muito trabalho. Houve um excesso de velocidade enorme – cerca de 50 km/h – que faz parte desses novos regulamentos, e temos que nos acostumar com isso.”

“Além disso, senti que não me deram muito espaço, dada a enorme diferença de velocidade que eu estava atingindo. Precisamos ser um pouco mais tolerantes e um pouco mais preparados, pois infelizmente isso foi resultado de uma diferença de velocidade enorme, algo que nunca vimos na Fórmula 1 antes. Temos um mês para nos reestruturarmos e voltarmos fortes em Miami – esse é o objetivo agora.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading