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Oliver Bearman enfrenta desafios em Interlagos, mas obtém aprendizado crucial para o próximo ano

Apesar dos vários erros no domingo, durante um GP de São Paulo marcado pela chuva, Bearman tira lição valiosa de situação

Oliver Bearman ganhou a chance de disputar uma terceira prova na Fórmula 1. O britânico assumiu o carro de Kevin Magnussen durante o GP de São Paulo, pois o titular não estava se sentindo bem. Porém, o domingo foi extremamente desafiador para o novato, guiando em uma pista molhada e em um circuito desafiador como o de Interlagos.

Embora tenha participado de duas corridas na Fórmula 1, Bearman nunca correu em Interlagos ou em condições climáticas como as enfrentadas em São Paulo, então o britânico foi de uma performance espetacular na sexta-feira, a vários erros cometidos ao longo da corrida principal no domingo.

Inicialmente, Bearman substituiria Magnussen apenas na sexta-feira e na Sprint, mas a Haas precisou estender o seu tempo no carro para ter dois carros participando do evento, já que o dinamarquês não tinha se recuperado.

Na classificação realizada no domingo, com pista molhada, Bearman foi eliminado ainda na primeira fase, mas começou a corrida ocupando o 15º lugar pela penalidade aplicada para Max Verstappen.

Com a chuva dominando o restante do dia, vários pilotos apresentaram dificuldade para guiar os seus carros, principalmente por conta de um asfalto novo, sem chance de construir aderência. Bearman foi visto em batalhas mais acaloradas com Zhou Guanyu e Franco Colapinto, além de extravasar os limites de pista por não conseguir segurar o carro. Pela colisão com o piloto da Williams, Bearman faturou 10 segundos de punição.

“Foi uma corrida difícil”, ele resumiu. “Com muitos erros da minha parte e isso realmente comprometeu nossa corrida. Acho que, por um lado, terminamos em 12° bem perto dos pontos, apesar da quantidade de erros que cometi. Por outro lado, muitos erros, perdi muito tempo e coisas assim. Foi um dia muito difícil. Aprendi muito, isso é certo, para a próxima vez.”

Ficou o aprendizado para as próximas provas, pois guiará no Brasil mais uma vez no próximo ano.

“Primeiro, eu aprendi a pista, o que eu não conseguiria fazer antes do próximo ano. Então, é claro, correr nessas condições debaixo d’água, é bem raro. Cada volta em pista molhada é realmente valiosa e consegui fazer muita coisa hoje, então estou muito feliz com isso.”

Bearman terá vaga definitiva no grid em 2025, o piloto já foi confirmado pela Haas e terá como companheiro de equipe Esteban Ocon. No início de 2024 ele disputou o GP da Arábia Saudita com a Ferrari e o GP do Azerbaijão com a Haas, assumindo o carro da equipe norte-americana pela segunda vez em São Paulo.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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