AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Ocon lida com infração técnica e é desclassificado do qualy do GP do Azerbaijão

Piloto francês da Haas perdeu o 18º lugar conquistado no Q1 após a FIA identificar irregularidade na asa traseira de seu carro

Esteban Ocon foi desclassificado após o encerramento da sessão classificatória do GP do Azerbaijão, realizado neste sábado (20). O carro do competidor foi investigado e os comissários que o equipamento estava com uma irregularidade violando o Regulamento Técnico da Fórmula 1.

O francês havia terminado em 18º lugar no Q1, mas foi convocado junto à equipe para explicar uma possível infração ao Artigo 3.15.17 do regulamento, que trata do teste de deflexão da asa traseira.

A FIA ficou ainda mais rígida com os testes de deflexão das asas, para impedir que as equipes tivessem ganhos em áreas cinzentas do regulamento.

Durante a inspeção realizada normalmente após o término da classificação, quando os carros já estão em parque fechado, os delegados técnicos da FIA analisaram a asa traseira do carro guiado pelo francês, atestando uma deflexão acima do limite de 0,5 mm permitido pelo regulamento técnico.

Transgressões desse tipo geram a desclassificação automática, pois os carros precisam estar em conformidade com as regras durante todo o evento.

No documento emitido pela FIA dizia: “Os representantes da FIA descreveram o procedimento de teste usado e relataram que a distância entre as duas seções de RV-RW-PROFILES e RV-RW-TIP internas de Y=525 variou em mais do que os 0,5 mm permitidos (0,6 mm no lado esquerdo e 0,825 mm no lado direito”, diz o documento de decisão dos comissários.”

“A calibração do instrumento de medição foi verificada e válida.”

“A equipe admitiu que o procedimento de teste conforme descrito nos regulamentos foi seguido e explicou que a discrepância foi resultado de um problema com a produção da montagem desta peça específica.”

“Os comissários determinam que o veículo não está em conformidade com os regulamentos e, portanto, impõem a penalidade usual de desclassificação das classificações de qualificação.”

Com a punição aplicada para Ocon, Pierre Gasly e Alexander Albon ganharam uma posição cada.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading